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Problema com Ataque

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Problema com Ataque Empty Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 00:28

Bom gente, estou com um problema para fazer o meu personagem atacar.
O Estilo de game é plataforma. meu personagem esta se movimentando direitinho para os lados, e pulando para os lados tambem.
o problema é que eu não sei o que eu posso fazer para que o personagem ataque. tenho a sprite dele atacando para a direita e para a esquerda tambem. uma sequencia de 5 imagens para cada ataque.
Vou postar create e o step do personagem para ficar mais fácil

Este é o create:

Código:

image_speed=1; //É a velocidade da animação do nosso personagem. Aqui, você pode colocar o valor que desejar.
parado=true; //Variável para indicar se o personagem está parado ou não.
andando=false; //Variável para indicar se nosso personagem está andando ou não.
noar=false; //O valor dessa variável vai indicar se o personagem está no ar ou não. Importante para a checagem dos sprites.
lado=0; //O lado para que o nosso personagem está virado. 1 seria virado para a direita e 0 para a esquerda.

Este é o step:


Código:

if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidade vertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se estiver maior do que 12, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-5,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, e se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels de espaço à esquerda.
{x-=5; lado=0; andando=true; parado=false;//Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 5 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+5,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels à direita livre.
{x+=5; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 5 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true;//Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=spr_and_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=spr_and_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_par_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_par_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_pul_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_pul_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

Já testei alguns métodos aqui do fórum e não obtive sucesso.
Obrigado!
darkdaimon
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 00:31

Ola Amigo! explique melhor sua duvida.
você quer fazer como? ele chutando e socando? ou ele atirando? ou os dois?
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 01:34

Olá!
É um golpe de espada para a direita e para esquerda e se possivel pulando tambem para direita e esquerda, mais para frente pretendo colocar "habilidades" para serem usadas, tipo magias, mas acho que por enquanto é melhor começar somente com o ataque xD.
Obrigado!
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 02:09

Entendi! tenta colocar esse tópico no Step do player:
Código:

if keyboard_check_pressed(botão de ataque) && hspeed=0
{
if sprite_index=sprPlayerDireita{sprite_index=sprPlayerAtacandoDireita}
if sprite_index=sprPlayerEsquerda{sprite_index=sprPlayerAtacandoEsquerda}
}

Mude os nomes dos sprites para os nomes certos. Esse Codigo faz com que quando você pressiona o botão de ataque, e se o player estiver parado ele vai atacar...

Espero ter Ajudado
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 02:19

Funcionou, porém o ataque é uma sequencia de 5 imagens, e com esse código ele so faz a primeira imagem num movimento muito rápido.
Como eu poderia corrigir isso para ele fazer a movimentação completa?

Obrigado!
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 12:45

é simples
coloca as 5 imagens em um unico sprites, O sprite do Ataque.
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 13:17

Sim, já está assim. mas mesmo assim ele não mostra a sequencia completa.
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 13:20

Porque sera que fica assim? mostra só uma frame da animação? só a frame 0?
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 13:22

Exatamente, somente o frame 0... não mostra a sequencia completa de imagens Sad
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 13:40

Deve ter algum codigo no Step do player que faça isso acontecer... mas não sei qual...
No A desculpe não sei como resolver talvez outra pessoa do fórum saiba
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 13:41

Sem problemas amigo, vou ficar no aguardo, Obrigado pela ajuda!
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por matheus870 Dom 22 Jan 2012, 20:50

amigo, quando eu criei o ataque do meu player eu tive duvida na hora mudar o lado do ataque... mas ta resolvido olha o que eu fiz

cria um objeto para o ataque

no step dele coloca isso


if(direction>90 and direction<270)
{
image_xscale=-1;
}
else
{
image_xscale=1;
}

agora para ele atacar vai no objeto do seu player adiciona o evento keyboard e escolhe a tecla que você quiser...

ai depois na aba actions você vai no main1e clica no change instance ( o simbolo com uma bolinha azul e uma bolinha vermelha) e no change into vc coloca o objeto do seu player atacando!

depois você volta para o objeto do player atacando e adiciona o evento animation end ( fica lá em others ) ai adiciona o change into e lá coloca o objeto do seu player normal

pronto! se vc entendeu o que eu falei vc vai conseguir atacar normalmente

caso tenha o problema de o player estar atacando muito rápido vc vai no objeto do player atacando e põe isso no create image_speed= a veloidade que vc quer

Cool
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 21:31

Olá amigo, funcionou, porém tem um problema... quando eu ataco ele vira para o lado esquerdo e ataca. ele não ataca para o lado direito.
E depois do primeiro ataque o movimento fica invertido, direita vira esquerda e esquerda vira direita... estranho...
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 21:50

então coloca isso e ve se funciona
Código:

if(direction>90 and direction<270)
{
image_xscale=1;
}
else
{
image_xscale=-1;
}
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 22:29

Agora ele ataca para o outro lado e trava da mesma forma xD

Eu troquei o código:
Código:

if(direction>90 and direction<270)
{
image_xscale=-1;
}
else
{
image_xscale=1;
}

pelo código:

Código:

if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1)
{
image_xscale=1;
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0)
{
image_xscale=-1
}


E está funcionando, so que tem hora que voce segura o botao e ataca. e ele inverte a imagem.. se eu apertar uma vez para frente > e aperta o Z para atacar.. o movimento fica certo e para a < tambem...
so que se eu segurar o botao de movimento, ele acaba as vezes invertendo a posicao que ele ataca...


Última edição por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 22:39, editado 1 vez(es)
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Dom 22 Jan 2012, 22:51

aqui fiz uma engine: http://www.4shared.com/file/P0W1dHQa/Simples_Engine_de_Plataforma.html

Z ataca as setas anda
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon Dom 22 Jan 2012, 23:45

Ele até funciona, o problema é que meu personagem tem o ataque para a esquerda e o para a direita, vou enviar uma engine basica para vizualizar melhor do jeito que está.

http://www.4shared.com/file/JkQfBBUM/problema_no_ataque.html
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow Seg 23 Jan 2012, 00:04

o meu Game Maker não le arquivo gm81
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por Thyago Seg 23 Jan 2012, 00:12

.Uma dica

.Você esta usando x+5 para direita ,x-5 para esquerda,eles estão te ensinando de um jeito para verificar (hspeed ou direction)mas seu direction e hspeed estão sempre zero;
.Para não mexer no movimento e usar o direction coloque;

Código:
diretion=point_direction(xprevious,yprevious,x,y);
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

Mensagem por matheus870 Seg 23 Jan 2012, 01:15

darkdaimon escreveu:Ele até funciona, o problema é que meu personagem tem o ataque para a esquerda e o para a direita, vou enviar uma engine basica para vizualizar melhor do jeito que está.

http://www.4shared.com/file/JkQfBBUM/problema_no_ataque.html

simplificando: cria 1 sprite de ele atacando para a direita e põe no objeto que eu falei

ele só vai inverter o lado da sprite ou seja não vai precisar de 2 sprites ( direita e esquerda )

aqui funfou legal com a sprite somente para a direita
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Problema com Ataque Empty Re: Problema com Ataque

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