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clicar e ir para um certo lugar
5 participantes
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clicar e ir para um certo lugar
eae galera! eu to fazendo um jogo de escape, sabe, akeles de point and click (apontar e clicar), e quero fazer o seguinte: quando eu clicar em um objeto esse objeto ir para certa posição. vlw.
farofa3456- Data de inscrição : 16/09/2010
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Re: clicar e ir para um certo lugar
Use paths
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Re: clicar e ir para um certo lugar
pode explicar? como eu uso paths? so iniciante.
farofa3456- Data de inscrição : 16/09/2010
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Re: clicar e ir para um certo lugar
Você cria um path. Tem uma seção específica no manual que explica como fazer isso.
Aí, quando clicar, manda o objeto percorrer o path.
Traduzindo, "path" significa caminho.
Estou presumindo que você queira que ele não desapareça de um lugar e apareça em outro.
Aí, quando clicar, manda o objeto percorrer o path.
Traduzindo, "path" significa caminho.
Estou presumindo que você queira que ele não desapareça de um lugar e apareça em outro.
saim- Games Ranking :
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Re: clicar e ir para um certo lugar
Basta fazer o seguinte:
No Evento Create do Objeto
Essa é uma das mil maneiras
flws!
No Evento Create do Objeto
- Código:
xgo = -1;
ygo = -1;
- Código:
if (xgo != -1)
{
if (x < xgo) x += 3 else x -= 3;
if (y < ygo) y += 3 else y -= 3;
if (distance_to_point(xgo, ygo) < 4)
{
xgo = -1;
ygo = -1;
}
}
- Código:
xgo = mouse_x;
ygo = mouse_y;
Essa é uma das mil maneiras
flws!
Re: clicar e ir para um certo lugar
outra opçao
em create:
em create:
- Código:
xx=x;
yy=y;
- Código:
if(mouse_check_button_pressed(mb_left))
{
xx=mouse_x;
yy=mouse_y;
}
if(distance_to_point_xx,yy)>2)
{
move_towards_pointpoint(xx,yy,3)
}
else
{
speed=0;
}
Thyago- Games Ranking :
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Re: clicar e ir para um certo lugar
foi mal pessoal. mas nenhum desses funciono. quando eu faço um path ele faz o caminho mas volta. otros dão erro ou não acontece nada. talvez eu não tenha explicado direito. eu clico no objeto (obj_Chave) e eu quero que ele vá para algum lugar da room, que eu queira.
farofa3456- Data de inscrição : 16/09/2010
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Re: clicar e ir para um certo lugar
Quando seu obj faz o caminho de volta do seu Path,
será que não é por causa do argumento endaction do path_start ?
Ele pode ser 0,1,2 ou 3. Vc pode por ele como 0 pra finalizar o path.
será que não é por causa do argumento endaction do path_start ?
- Código:
path_start(path_nome, velocidade , ação_final , absolute);
Ele pode ser 0,1,2 ou 3. Vc pode por ele como 0 pra finalizar o path.
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Re: clicar e ir para um certo lugar
Além disso, existe o evento end of path, na guia other. Você pode usá-lo para aplicar o comando path_end, que faz com que a instância esqueça que existe algum path.
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Re: clicar e ir para um certo lugar
Amigo, do jeito que eu lhe mostrei funciona com certeza, pode estar dando algum erro de digitação minha ou sua, neste caso poste o erro para que eu possa te ajudar.farofa3456 escreveu:foi mal pessoal. mas nenhum desses funciono. quando eu faço um path ele faz o caminho mas volta. otros dão erro ou não acontece nada. talvez eu não tenha explicado direito. eu clico no objeto (obj_Chave) e eu quero que ele vá para algum lugar da room, que eu queira.
Off: Eu não creio que path funcione pra isso que você quer pois você está indo para um lugar qualquer da room e a path é um caminho fixo e mesmo que você possa muda-lo em runtime e que ele seja relativo não creio ser a melhor maneira.
Flws
Re: clicar e ir para um certo lugar
@Vinians: O jogo é point'n'click. Normalmente, nesses jogos, a intenção é fazer o objeto ir pra um ponto determinado da room após ser clicado. Não ir pra um lugar "qualquer".
O seu método é muito eficaz se ele quiser que o objeto mova-se em direção ao mouse.
Por isso acho que a melhor solução é usar paths. Ele até poderia usar uma variação do seu método de forma que xgo e ygo sejam a posição final a ser atingida, ao invés da posição do mouse, mas acho que o uso de paths pode dar uma movimentação mais realista.
Mas confesso que a pergunta é meio vaga com relação a como ele quer que o movimento ocorra.
O seu método é muito eficaz se ele quiser que o objeto mova-se em direção ao mouse.
Por isso acho que a melhor solução é usar paths. Ele até poderia usar uma variação do seu método de forma que xgo e ygo sejam a posição final a ser atingida, ao invés da posição do mouse, mas acho que o uso de paths pode dar uma movimentação mais realista.
Mas confesso que a pergunta é meio vaga com relação a como ele quer que o movimento ocorra.
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