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clicar e ir para um certo lugar

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clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por farofa3456 em Ter 24 Jan 2012, 20:38

eae galera! eu to fazendo um jogo de escape, sabe, akeles de point and click (apontar e clicar), e quero fazer o seguinte: quando eu clicar em um objeto esse objeto ir para certa posição. vlw.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por saim em Ter 24 Jan 2012, 21:04

Use paths
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por farofa3456 em Ter 24 Jan 2012, 21:09

pode explicar? como eu uso paths? so iniciante.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por saim em Ter 24 Jan 2012, 21:17

Você cria um path. Tem uma seção específica no manual que explica como fazer isso.
Aí, quando clicar, manda o objeto percorrer o path.
Traduzindo, "path" significa caminho.

Estou presumindo que você queira que ele não desapareça de um lugar e apareça em outro.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por vinians em Ter 24 Jan 2012, 22:00

Basta fazer o seguinte:
No Evento Create do Objeto
Código:

xgo = -1;
ygo = -1;
No Evento STEP:
Código:

if (xgo != -1)
{
  if (x < xgo) x += 3 else x -= 3;
  if (y < ygo) y += 3 else y -= 3;
  if (distance_to_point(xgo, ygo) < 4)
  {
      xgo = -1;
      ygo = -1;
  }
}
Agora no Evento Global Mouse Left:
Código:

xgo = mouse_x;
ygo = mouse_y;

Essa é uma das mil maneiras Very Happy
flws!
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por Thyago em Qua 25 Jan 2012, 00:17

outra opçao

em create:
Código:
xx=x;
yy=y;
em step
Código:
if(mouse_check_button_pressed(mb_left))
{
xx=mouse_x;
yy=mouse_y;
}
if(distance_to_point_xx,yy)>2)
{
move_towards_pointpoint(xx,yy,3)
}
else
{
speed=0;
}
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por farofa3456 em Qua 25 Jan 2012, 10:44

foi mal pessoal. mas nenhum desses funciono. quando eu faço um path ele faz o caminho mas volta. otros dão erro ou não acontece nada. talvez eu não tenha explicado direito. eu clico no objeto (obj_Chave) e eu quero que ele vá para algum lugar da room, que eu queira.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por Eudes - Hyo em Qua 25 Jan 2012, 10:59

Quando seu obj faz o caminho de volta do seu Path,
será que não é por causa do argumento endaction do path_start ?
Código:
path_start(path_nome, velocidade , ação_final , absolute);
veja qual valor está nesse argumento ação_final da sua função.
Ele pode ser 0,1,2 ou 3. Vc pode por ele como 0 pra finalizar o path.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por saim em Qua 25 Jan 2012, 11:35

Além disso, existe o evento end of path, na guia other. Você pode usá-lo para aplicar o comando path_end, que faz com que a instância esqueça que existe algum path.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por vinians em Qua 25 Jan 2012, 11:40

@farofa3456 escreveu:foi mal pessoal. mas nenhum desses funciono. quando eu faço um path ele faz o caminho mas volta. otros dão erro ou não acontece nada. talvez eu não tenha explicado direito. eu clico no objeto (obj_Chave) e eu quero que ele vá para algum lugar da room, que eu queira.
Amigo, do jeito que eu lhe mostrei funciona com certeza, pode estar dando algum erro de digitação minha ou sua, neste caso poste o erro para que eu possa te ajudar.

Off: Eu não creio que path funcione pra isso que você quer pois você está indo para um lugar qualquer da room e a path é um caminho fixo e mesmo que você possa muda-lo em runtime e que ele seja relativo não creio ser a melhor maneira.
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Re: clicar e ir para um certo lugar

Mensagem por saim em Qua 25 Jan 2012, 11:47

@Vinians: O jogo é point'n'click. Normalmente, nesses jogos, a intenção é fazer o objeto ir pra um ponto determinado da room após ser clicado. Não ir pra um lugar "qualquer".
O seu método é muito eficaz se ele quiser que o objeto mova-se em direção ao mouse.

Por isso acho que a melhor solução é usar paths. Ele até poderia usar uma variação do seu método de forma que xgo e ygo sejam a posição final a ser atingida, ao invés da posição do mouse, mas acho que o uso de paths pode dar uma movimentação mais realista.
Mas confesso que a pergunta é meio vaga com relação a como ele quer que o movimento ocorra.
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