[Tutorial] Matrix [Loading]

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Mensagem por Need 90 em Ter 24 Jan 2012, 11:30

Nome : Matrix Loading
Descrição : Sabem aquelas letras verdes descendo no matrix? Vou encinar a fazer aquilo.
Dificuldade : Iniciante/Intermediario
Plataforma : Game Maker 8 Pro
créditos kja

Vamos começar.
Crie uma font e a chame de fonte
Objeto : criar:
Agora crie um objeto e o chame de criar
No step do objeto criar coloque :
Código:
instance_create(random(room_width),0-15,numeros)
Instance_Create - Vai criar uma instancia
Random - Sorteada
room_width - Parte Superior da room
Juntando : Vai criar uma instancia em uma parte superior sorteada da room.

Objeto : numeros:
Agora crie um objeto e o chame de numeros
No create do objeto numeros coloque :
Código:
num=round(random(9))
move_snap(16,16)
motion_set(270,5+round(random(4)))
alarm[0]=50
check=0
draw_set_color(c_lime)
alarm[1]=1
draw_set_font(fonte)
Como eu já expliquei. Random é sortear;
Move_Snap - Movimento em Grid de largada
Motion_Set - Direção e velocidade. (270 = direção)
Alarm[ ] - Ativa um alarm para a sua segurança
Draw_set_color - Seta a cor do draw
draw_set_font(fonte) - Seta a fonte do draw

Agora coloque no alarm[0]
Código:
check=1
check - Variável

No alarm[1]
Código:
alarm[1]=1
alarm[1] - "Reaciona" o alarm1

Coloque no Step :
Código:
num=round(random(9))
if alarm[1]=1{instance_create(x,y,fade)alarm[1]=3}
num - Variável
if alarm[1]=1 - Se o alarm 1 for igual a 1
{instance_create(x,y,fade)alarm[1]=3} - Cria uma instancia

Outside room :
Código:
if check=1{instance_destroy()}
if check=1{instance_destroy()} - Se check for igual a 1, ele se destroi

Por fim nesse objeto, coloque no draw :
Código:
draw_set_alpha(1)
draw_text(x,y,string(num))
draw_set_alpha - Alpha dos números
draw_text(x,y,string(num)) - Draw dos números

Objeto : fade:

Crie um objeto com o nome fade
Coloque no create do mesmo :
Código:
num=round(random(9))
alpha=1
move_snap(16,16)
num - Variável
alpha - Transparencia
move_snap - Movimento em Grid

Agora no step :
Código:
alpha-=0.05
if alpha<0 instance_destroy()
alpha-=0.05 - Diminui a var alpha
if alpha<0 - Se a alpha for menor que 0, ele destroi o objeto.

Por fim, no draw do objeto fade :
Código:
draw_set_alpha(alpha)
draw_set_color(c_lime)
draw_set_font(fonte)
draw_text(x,y,string(num))
Draw_set_alpha - Seta a Transparencia
Draw_set_Color - Seta a Cor
Draw_set_Font - Seta a fonte
Draw_text - Faz o draw do texto na tela

Ufa, terminamos.
Para quem não conseguiu concluir o tutorial :
Clique Aqui Para fazer o download da engine

Qualquer erro Avisem.

Need 90

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