Problema com Ataque

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema com Ataque

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 00:28

Bom gente, estou com um problema para fazer o meu personagem atacar.
O Estilo de game é plataforma. meu personagem esta se movimentando direitinho para os lados, e pulando para os lados tambem.
o problema é que eu não sei o que eu posso fazer para que o personagem ataque. tenho a sprite dele atacando para a direita e para a esquerda tambem. uma sequencia de 5 imagens para cada ataque.
Vou postar create e o step do personagem para ficar mais fácil

Este é o create:

Código:

image_speed=1; //É a velocidade da animação do nosso personagem. Aqui, você pode colocar o valor que desejar.
parado=true; //Variável para indicar se o personagem está parado ou não.
andando=false; //Variável para indicar se nosso personagem está andando ou não.
noar=false; //O valor dessa variável vai indicar se o personagem está no ar ou não. Importante para a checagem dos sprites.
lado=0; //O lado para que o nosso personagem está virado. 1 seria virado para a direita e 0 para a esquerda.

Este é o step:

Código:

if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidade vertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se estiver maior do que 12, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-5,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, e se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels de espaço à esquerda.
{x-=5; lado=0; andando=true; parado=false;//Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 5 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+5,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels à direita livre.
{x+=5; lado=1; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 5 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true;//Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) && (lado==1) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a direita.
{
sprite_index=spr_and_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a direita.
}
if (andando=true) && (lado==0) //Checa se o personagem está andando e se ele está virado para a esquerda.
{
sprite_index=spr_and_esq; //Se sim, o sprite dele se torna a sprite do personagem andando para a esquerda.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_par_dir; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado para a direita.
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0) //Se o personagem não está andando, está parado e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_par_esq; //Se sim, a sprite dele se torna o sprite do personagem parado para a esquerda.
}
}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==1) //Se ele está pulando ou caindo e está virado para a direita:
{
sprite_index=spr_pul_dir; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando para a direita.
}
if (vspeed>0) || (vspeed<0) && (lado==0) //Se o personagem está pulando ou caindo e está virado para a esquerda:
{
sprite_index=spr_pul_esq; //O sprite do personagem se torna o sprute dele pulando para a esquerda.
}
}

Já testei alguns métodos aqui do fórum e não obtive sucesso.
Obrigado!

darkdaimon

Número de Mensagens : 20
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Re: Problema com Ataque

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 00:31

Ola Amigo! explique melhor sua duvida.
você quer fazer como? ele chutando e socando? ou ele atirando? ou os dois?

Jow

Número de Mensagens : 39

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 01:34

Olá!
É um golpe de espada para a direita e para esquerda e se possivel pulando tambem para direita e esquerda, mais para frente pretendo colocar "habilidades" para serem usadas, tipo magias, mas acho que por enquanto é melhor começar somente com o ataque xD.
Obrigado!

darkdaimon

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 02:09

Entendi! tenta colocar esse tópico no Step do player:
Código:

if keyboard_check_pressed(botão de ataque) && hspeed=0
{
if sprite_index=sprPlayerDireita{sprite_index=sprPlayerAtacandoDireita}
if sprite_index=sprPlayerEsquerda{sprite_index=sprPlayerAtacandoEsquerda}
}

Mude os nomes dos sprites para os nomes certos. Esse Codigo faz com que quando você pressiona o botão de ataque, e se o player estiver parado ele vai atacar...

Espero ter Ajudado

Jow

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 02:19

Funcionou, porém o ataque é uma sequencia de 5 imagens, e com esse código ele so faz a primeira imagem num movimento muito rápido.
Como eu poderia corrigir isso para ele fazer a movimentação completa?

Obrigado!

darkdaimon

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 12:45

é simples
coloca as 5 imagens em um unico sprites, O sprite do Ataque.

Jow

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 13:17

Sim, já está assim. mas mesmo assim ele não mostra a sequencia completa.

darkdaimon

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 13:20

Porque sera que fica assim? mostra só uma frame da animação? só a frame 0?

Jow

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 13:22

Exatamente, somente o frame 0... não mostra a sequencia completa de imagens Sad

darkdaimon

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 13:40

Deve ter algum codigo no Step do player que faça isso acontecer... mas não sei qual...
No A desculpe não sei como resolver talvez outra pessoa do fórum saiba

Jow

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 13:41

Sem problemas amigo, vou ficar no aguardo, Obrigado pela ajuda!

darkdaimon

Mensagem por matheus870 em Dom 22 Jan 2012, 20:50

amigo, quando eu criei o ataque do meu player eu tive duvida na hora mudar o lado do ataque... mas ta resolvido olha o que eu fiz

cria um objeto para o ataque

no step dele coloca isso

if(direction>90 and direction<270)
{
image_xscale=-1;
}
else
{
image_xscale=1;
}

agora para ele atacar vai no objeto do seu player adiciona o evento keyboard e escolhe a tecla que você quiser...

ai depois na aba actions você vai no main1e clica no change instance ( o simbolo com uma bolinha azul e uma bolinha vermelha) e no change into vc coloca o objeto do seu player atacando!

depois você volta para o objeto do player atacando e adiciona o evento animation end ( fica lá em others ) ai adiciona o change into e lá coloca o objeto do seu player normal

pronto! se vc entendeu o que eu falei vc vai conseguir atacar normalmente

caso tenha o problema de o player estar atacando muito rápido vc vai no objeto do player atacando e põe isso no create image_speed= a veloidade que vc quer

Cool

matheus870

Número de Mensagens : 118

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 21:31

Olá amigo, funcionou, porém tem um problema... quando eu ataco ele vira para o lado esquerdo e ataca. ele não ataca para o lado direito.
E depois do primeiro ataque o movimento fica invertido, direita vira esquerda e esquerda vira direita... estranho...

darkdaimon

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 21:50

então coloca isso e ve se funciona
Código:

{
image_xscale=1;
}
else
{
image_xscale=-1;
}

Jow

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 22:29

Agora ele ataca para o outro lado e trava da mesma forma xD

Eu troquei o código:
Código:

{
image_xscale=-1;
}
else
{
image_xscale=1;
}

pelo código:

Código:

if (andando==false) && (parado==true) && (lado==1)
{
image_xscale=1;
}
if (andando==false) && (parado==true) && (lado==0)
{
image_xscale=-1
}

E está funcionando, so que tem hora que voce segura o botao e ataca. e ele inverte a imagem.. se eu apertar uma vez para frente > e aperta o Z para atacar.. o movimento fica certo e para a < tambem...
so que se eu segurar o botao de movimento, ele acaba as vezes invertendo a posicao que ele ataca...

Última edição por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 22:39, editado 1 vez(es)

darkdaimon

Mensagem por Jow em Dom 22 Jan 2012, 22:51

aqui fiz uma engine: http://www.4shared.com/file/P0W1dHQa/Simples_Engine_de_Plataforma.html

Z ataca as setas anda

Jow

Mensagem por darkdaimon em Dom 22 Jan 2012, 23:45

Ele até funciona, o problema é que meu personagem tem o ataque para a esquerda e o para a direita, vou enviar uma engine basica para vizualizar melhor do jeito que está.

http://www.4shared.com/file/JkQfBBUM/problema_no_ataque.html

darkdaimon

Mensagem por Jow em Seg 23 Jan 2012, 00:04

o meu Game Maker não le arquivo gm81

Jow

Mensagem por Thyago em Seg 23 Jan 2012, 00:12

.Uma dica

.Você esta usando x+5 para direita ,x-5 para esquerda,eles estão te ensinando de um jeito para verificar (hspeed ou direction)mas seu direction e hspeed estão sempre zero;
.Para não mexer no movimento e usar o direction coloque;

Código:
diretion=point_direction(xprevious,yprevious,x,y);

Thyago

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 1092
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Reputação : 31
Prêmios
   : 1
   :

Mensagem por matheus870 em Seg 23 Jan 2012, 01:15

darkdaimon escreveu:Ele até funciona, o problema é que meu personagem tem o ataque para a esquerda e o para a direita, vou enviar uma engine basica para vizualizar melhor do jeito que está.

simplificando: cria 1 sprite de ele atacando para a direita e põe no objeto que eu falei

ele só vai inverter o lado da sprite ou seja não vai precisar de 2 sprites ( direita e esquerda )

aqui funfou legal com a sprite somente para a direita

matheus870

Número de Mensagens : 118

Mensagem por Jow em Seg 23 Jan 2012, 01:43

Eu faço assim como o matheus falou. Aliais a engine que eu postei é assim

Jow

Mensagem por Thyago em Seg 23 Jan 2012, 01:51

matheus870 escreveu:
darkdaimon escreveu:Ele até funciona, o problema é que meu personagem tem o ataque para a esquerda e o para a direita, vou enviar uma engine basica para vizualizar melhor do jeito que está.

simplificando: cria 1 sprite de ele atacando para a direita e põe no objeto que eu falei

ele só vai inverter o lado da sprite ou seja não vai precisar de 2 sprites ( direita e esquerda )

aqui funfou legal com a sprite somente para a direita

.Cara cada caso é um caso,você tem que analizar a engine e adaptar ou mudar tudo,eu passei aquele código pra você porque se encaixava na sua engine.Checava a direção
Código:
if(direction>90 and direction<270)=virado para a esquerda else virado para a direita.
.Voceu leu meu poste anterior...o direction dele esta sempre direction=0;
.O movimento dele é (x+=5)(x-=5).Tente entender o que isso faz,para o game maker ele não esta se movendo,apesar de estar mudando de posição,o direction continua sendo 0.
.O jeito para saber o direction seria.
Código:
.direction=point_diretion(xprevious,yprevious,x,y):
.Ai aquele código que eu te passei faria sentido.
.até mais.

Thyago

Prêmios
   :

Mensagem por darkdaimon em Seg 23 Jan 2012, 12:33

Não entendi muito bem o que é para eu fazer... estou meio confuso.

darkdaimon

Mensagem por saim em Seg 23 Jan 2012, 14:47

É o seguinte...
O primeiro código que você testou deu erro porque seu step todo define as sprites a serem usadas. Quando você apertava um botão, a sprite mudava e, no step seguinte, mudava de novo.
Isso pode ser corrigido usando alguma versão de uma máquina de estados finitos. Tem um tutorial na minha assinatura que eu recomendo a leitura. Ele é um pouco complexo em termos de códigos, mas ilustra a ferramenta melhor do que o resumo que eu vou falar daqui a pouco.

O problema do instance_change, eu não sei qual é, porque não costumo usar a função, mas provavelmente o que rola é que quando o objeto é criado, ele não tem parâmetros pra saber de que lado o anterior estava virado, então ele fica sempre virado pro mesmo lado.

O resumo da máquina de estados finitos é mais ou menos assim: você cria uma variável pra dizer pro objeto o que ele está fazendo AGORA. Muita gente chama essa variável de "ação", eu prefiro "índice_do_estado". Daí, no step, você muda o que está fazendo em função dessa variável.
No seu caso, você tem um personagem cujo estado é, por exemplo, "andando". Daí, se o estado for andando e ele apertar o botão do glope, ele muda pro estado "golpeando". Os sprites não vão ser atualizados até acabar a animação, porque a atualização só acontece se o estado for "andando". No final da animação, você coloca "se (estado = 'golpeando'), então estado pasa a ser 'parado'", o que faz o personagem voltar ao normal.
Você usa quantos estados achar necessário, lembrando de prever todas as eventualidades que podem ocorrer em cada estado.
...
Resumidamente, é isso. O tutorial mostra uma forma mais eficiente e flexível de se programar esses estados.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 0
   : 3

Mensagem por darkdaimon em Seg 23 Jan 2012, 19:23

Obrigado, li o seu tutorial, so que eu ainda me sinto muito perdido, estou aprendendo alguma coisa vendo pelas engines, cada comando o que faz e etc.
Estou tentando nesta mesma engine que passei no meu post anterior, fazer com que ele ataque certinho, pois se eu tiver que mudar tudo, não faço a mínima ideia do que fazer xD.
Obrigado a todos que estão tentando me ajudar!

darkdaimon

Mensagem por saim em Seg 23 Jan 2012, 19:54

Esse é o problema de se começar fazendo um jogo muito complexo, logo de cara. São muitos conceitos pra assimilar de uma vez só.

Meu conselho? Apague essa engine. Queime ela do seu HD.
Mentira, mantenha um backup, mas deixe a engine de lado, por uns tempos. Recomece o jogo do zero, mas escrevendo cada linha. Muitas dúvidas irão surgir, então faça por partes.
Primeiro a movimentação para os lados, depois as colisões, por fim a gravidade. Estamos aqui pra ajudar com as dúvidas que surjam.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 0
   : 3

Mensagem por darkdaimon em Ter 24 Jan 2012, 00:04

Gente, eu estou refazendo aqui de vários jeitos e agora está tudo certo exceto por um problema que vou explicar no final do post.

Meu Step ficou assim
Código:

//gravidade

if place_free(x,y+2)
{
gravity=1
}
else
{
gravity=0
}

//movimenta��o

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{
hspeed=+7
sprite_index=sprPlayerAndando
image_xscale=1
}

if keyboard_check_released(vk_right)
{
hspeed=+0
sprite_index=sprPlayerParado
}

if keyboard_check_pressed(vk_left)
{
hspeed=-7 
sprite_index=sprPlayerAndando
image_xscale=-1
}

if keyboard_check_released(vk_left)
{
hspeed=-0
sprite_index=sprPlayerParado
}

if keyboard_check_pressed(vk_space)
{
if !place_free(x,y+2)
{
vspeed=-8
}
}

//n�o grudar nas paredes

if not place_free(x+hspeed,y)
{
hspeed = 0
}

//Ataque

if keyboard_check(ord("Z"))
{
if hspeed=0
{
sprite_index=sprPlayerAtacando
}
}

Somente com o step ele anda normal e ataca para os 2 lados sem problema.. so que ele não para de atacar, até eu apertar algum botão de movimento novamente.
Eu coloquei um animation end. e coloquei nele um change_sprite para o meu sprite do personagem parado subimage 0 e speed 1.
Agora ele ataca perfeitamente. eu aperto Z e ele faz os 5 frames de ataque e volta a posicao parado. so que agora quando eu ando com o personagem ele anda por 1 segundo normal, depois disso ele trava a imagem do personagem tambem, eu acho que é por causa do animation end.
O que eu posso fazer?

darkdaimon

Mensagem por Thyago em Ter 24 Jan 2012, 13:03

coloque em other>animation end

Código:
atacando=false;
.Ai ele para

Thyago

Prêmios
   :

Mensagem por darkdaimon em Ter 24 Jan 2012, 13:19

Amigo, não funcionou Sad vou postar a minha engine basica, talves fique melhor para vizualizar.
http://www.4shared.com/file/ItQnyH9f/teste_ae.html

Setas andam, e Z ataca... depois de 1 segundo o movimento do personagem trava. assim como eu disse..

darkdaimon

Mensagem por Thyago em Ter 24 Jan 2012, 21:00

veja agora;

http://www.4shared.com/file/ztyCxVGL/teste_ae.html

Thyago

Prêmios
   :

Mensagem por darkdaimon em Ter 24 Jan 2012, 23:02

Obrigado, agora entendi como funciona, obrigado mesmo, obrigado a todos.
Funcionou perfeitamente Very Happy

darkdaimon

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:20

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: