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[Sugestão] Acabar com a preguiça dos novatos

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Mensagem por Lukbebalduke Qui 19 Jan 2012, 21:57

Gente. Quem aqui nunca viu uma novato fazendo um milhão de perguntas no forum e querendo fazer um GTA ? Já não temo aulas do redragon pra ajudar novatos. Então alem disso para que tantos tutos de criar menus e player em plataforma ? Pra que tantas perguntas de players que grudam se temos tutos que mostram como tirar ? Em tão me perguntei para que tantas perguntas com respostas em tutorias,e pra que tante pergunta se eles dam ctrl c ctrl v e continuam sem saber nada ?Então tive uma ideia.

-Diminuir o numero de tutos para iniciantes e fazer tutos que realmente mostrem algo de util e não sejam repetidos
-Dar um jeito de ir tirando uma pouco o perguntas e respostas, pois o forum é 99% lá ,e 1% em tutos !
-Dar um jeito de separar melhor os tutos
-Realmente reprovar tutos !

E ai o que acharam ?
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Mensagem por Battalion Qui 19 Jan 2012, 22:09

Fazendo isso não acabará com a "preguiça" dos novatos.
Eu só pergunto quando é realmente necessário, mas tem uns que realmente abusam na hora de fazer perguntas.
A solução certamente não é tirar / diminuir os tutoriais para novatos, pois eu, às vezes, preciso voltar a eles por esquecer umas besteiras.
Então, acredito que essa questão não tenha jeito.
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Mensagem por JV Justino Qui 19 Jan 2012, 22:13

Isso é inevitável, meu caro. Eu mesmo já fiz um tutorial instruindo membros (link na minha assinatura), mas duvido muito que alguém tenha lido, assim como duvido que um novato irá ler as regras logo após o cadastro.

É impossível controlar o comportamento de um usuário, e 70% deles só aprendem a respeitar as regras depois de perder warning. e criar um tópico chamado "POR QUE EU PERDI WARNING?"

Sempre vão haver usuários assim, é incontrolável. O que precisamos é tentar instruí-los a serem pouco menos idiotas --\'.

Usuários chatos estão presentes em qualquer fórum, e é impossível acabar com eles :|
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Mensagem por Mundo Game Maker Qui 19 Jan 2012, 22:22

Eu acho que todos tutorias que foram aprovados são bons, e li quase todos e achei a maioria bom, graças a eles e meu amigo o verdadeiro Super games.Só concordo então em algumas partes.
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[Sugestão] Acabar com a preguiça dos novatos Empty O novato de hoje poderá ser um bom maker do amanhã

Mensagem por TRFN Qui 19 Jan 2012, 22:25

Olha,sei até que não sou um exemplo de membro,porque fiz muita coisa que chateou "pessoas",porem acredito também na capacidade dos novatos:
O novato de hoje poderá ser um bom maker do amanhã
Por toda minha estadia por aqui (mesmo com os ocorridos terem acabado como estou hoje) aprendi que tudo pode mudar é evoluir,mas primeiro é necessário "cortar o mal pela raiz" é "instruir o desprovido" .
Galera,não precisamos de rigor ao avaliar tutoriais,ou de "rancar Warning" ;
Precisamos mesmo é de "discernimento" para lidar com esta galerinha que "vem por ai" .
Resuindo,temos que ser simples é objetivos,é mostrar a eles que os mesmos devem correr atrás das consquistas,não "esperar para ver acontecer" .

;)


Última edição por TRFN em Qui 19 Jan 2012, 22:27, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Thyago Qui 19 Jan 2012, 22:25

.Acho que deveria ter mais incentivo para quem cria tutoriais,e organaniza-los de uma maneira melhor.Por exemplo,tutoriais para jogos de plataforma,tutoriais para rpg,e por ai vai,juntariamos os melhores organiva por ordem alfabética,e só entraria tutoriais sobre algo novo.
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Mensagem por saim Qui 19 Jan 2012, 22:28

Pra acabar com a preguiça, só parando de responder com código. Ao ver uma pergunta que você sabe que já foi feita, ou para a qual existe um tutorial, mande o link ao invés de dar tudo mastigado.
Eu tenho divulgado, nos últimos dias, o FAQ do fórum. Sim, nós temos um FAQ, não sabia? Eu mostro o link e indico qual das perguntas se parece com a dele.

Logo em seguida vem alguém e envia outro link, dessa vez com a engine prontinha pro cara baixar. Adivinha em qual dos dois o novato clica.
O erro não é do novato. Ele quer uma solução, a solução pula no barco dele. O que ele vai fazer, dizer "ora, muito obrigado, mas não quero sua engine"? Seria até mal-educado! Não, o erro é nosso, que insistimos em estimular esse comportamento.
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Mensagem por Battalion Qui 19 Jan 2012, 22:40

saim escreveu:Pra acabar com a preguiça, só parando de responder com código. Ao ver uma pergunta que você sabe que já foi feita, ou para a qual existe um tutorial, mande o link ao invés de dar tudo mastigado.
Eu tenho divulgado, nos últimos dias, o FAQ do fórum. Sim, nós temos um FAQ, não sabia? Eu mostro o link e indico qual das perguntas se parece com a dele.

Logo em seguida vem alguém e envia outro link, dessa vez com a engine prontinha pro cara baixar. Adivinha em qual dos dois o novato clica.
O erro não é do novato. Ele quer uma solução, a solução pula no barco dele. O que ele vai fazer, dizer "ora, muito obrigado, mas não quero sua engine"? Seria até mal-educado! Não, o erro é nosso, que insistimos em estimular esse comportamento.

Acredito que para diminuar a fadiga deles, temos que dar a resposta seguida do link do tutorial, se for da engine, aí corre mesmo esse risco do novato de ser mal-educado.
Aceitem o fato que sempre haverão pessoas que irão querer tudo mastigado, isso é normal do ser humano, o que poderemos fazer mesmo é isso que falei agora.
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Mensagem por caradealho Qui 19 Jan 2012, 23:05

O Certo é ignorar suas perguntas, e fazer tutorias sem engines... Mandar um link direto para que eles possam abrir, e estudar todas as partes do tuto, enviando a engine só vai ajudar mais ainda nesse caso, no caso o (certo é criar tutorias sem Engines ou algo parecido)... minha opnião. Mas as vezes isso não pode chegar a dar certo, pois a engine vai ajudar em algumas partes, mas o fato séria ocultar dar links diretos de engines para downloads e mandar para eles logo um link ao devido tutorial.
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Mensagem por Thyago Qui 19 Jan 2012, 23:27

.Se a pessoa quer aprender ela estuda engine para ver comoé feito,mas os preguiçosos,não tem jeito,nem passa pela cabeça deles criar um código enorme.O tem o código ou desistem.
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Mensagem por theokof98 Qui 19 Jan 2012, 23:32

gente ,
perguntas "idiotas" e iludidos achando que vão fazer em 2 dias jogos em 3d
são 95% dos iniciantes de GM
eu mesmo olho hoje pr os topicos que fiz no inicio e penso "não acredito q fiz essa pergunta idiota"
esse tipo de coisa é inevitavel acontecer
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Mensagem por saim Sex 20 Jan 2012, 09:13

Battalion escreveu:Acredito que para diminuar a fadiga deles, temos que dar a resposta seguida do link do tutorial, se for da engine, aí corre mesmo esse risco do novato de ser mal-educado.
Aceitem o fato que sempre haverão pessoas que irão querer tudo mastigado, isso é normal do ser humano, o que poderemos fazer mesmo é isso que falei agora.

caradealho escreveu:O Certo é ignorar suas perguntas, e fazer tutorias sem engines... Mandar um link direto para que eles possam abrir, e estudar todas as partes do tuto, enviando a engine só vai ajudar mais ainda nesse caso, no caso o (certo é criar tutorias sem Engines ou algo parecido)... minha opnião. Mas as vezes isso não pode chegar a dar certo, pois a engine vai ajudar em algumas partes, mas o fato séria ocultar dar links diretos de engines para downloads e mandar para eles logo um link ao devido tutorial.

Gente, não é pra deixar o cara sem resposta. A idéia é simplesmente mostrar pra ele que a resposta já foi dada! Fez uma pergunta repetida, recebe um link pra um tópico em que a pergunta foi respondida. Simples assim. Aí, seno link a resposta não estiver clara, o cara pode voltar e pedir mais esclarecimentos.
Só que "mais esclarecimentos" normalmente implica em muitas horas digitando, explicar pro cara o que ele tem que fazer (não COMO ele tem que fazer).

Fazer tutoriais sem engines é... bizarro! Alguns tutoriais realmente dispensam um arquivo, mas a maioria requer algo pro aluno VER funcionando. Estimula a vontade de entender o funcionamento da engine, facilita o entendimento. Postar alguns tutoriais sem engine seria como ensinar a desenhar sem mostrar nenhum desenho.

O problema não é o excesso de informação. Informação sempre é boa. O problema é a forma que ela é dada.
Se o cara pergunta como faz pra atirar pro lado que o objeto está virado, temos dezenas de perguntas iguais e engines aqui no fórum. Basta likar. Mas se você manda pra ele um arquivo com tudo pronto, pra que serve todo esse arquivo?
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Mensagem por PedroX Sex 20 Jan 2012, 12:01

O certo é dar um código imcompleto, ou um algoritmo, ai o usuário terá que descobrir as funções que ele precisa. Não me lembro muito bem de como aprendi GML, mas lembro de ter estudado vários exemplos e o próprio help do GM, os tutoriais foram úteis, mas concerteza exige-se empenho para aprender, pois não basta ter como fazer, é preciso saber como fazer.

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Wanderlei Corrêa Sex 20 Jan 2012, 12:26

Eu acho que é uma boa idéia cortar alguns tutos, pois tem muita coisa lá e eu fico meio confuso na hora de procurar um. Seria bom ter uma seção especial pra tutoriais em GML e em D&D, pois eu mal comecei a usar GML.
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Mensagem por vinians Sex 20 Jan 2012, 12:45

Eu acho que enviar Links como sugeriu o saim é errado, pois assim você faz a pesquisa que deveria ter sido feita pelo próprio usuário. O certo seria, caso você saiba que existe resposta pra isso no fórum, pedir, com educação para que o mesmo pesquise, pois fazer isso pelo cara apenas aumenta a preguiça do mesmo.
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Mensagem por Tedi Ripper Sex 20 Jan 2012, 12:50

galera, noobs, sempre vao existir xD
sempre haverá akeles preguiçosos metidos que ficam postando 2 topicos exatamente iguais só pq nao responderam o outro...
mas eu acho deveria ser assim:

um moderador le o topico.
se existir um tutorial sobre o mesmo, o moderador posta o link do tutorial e tranca o topico, se o noob posta outro, perde warning

é a minha opiniao, flw flw
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Mensagem por Ritton Sex 20 Jan 2012, 13:48

Tomem cuidado com o que você dizem, pois não adianta esconder que vocês foram assim. Eu tenho certeza que vocês já fizeram uma pergunta que seja simples de ser resolvida, mas sempre teve alguém para te ajudar. Eu já errei. Não se esqueçam que vocês já foram que nem eles, afinal ninguém consegue fazer horrores na primeira vez.

Tudo bem, o assunto é dúvidas que já foram resolvidas. Simples, guiem os novatos a resposta que nem fomos guiados durante essa jornada. Dar códigos é algo tão errado assim? Acho que não, pois se você tem paciência, você fará com que a pessoa consiga ver seu ponto de vista. A pessoa só quer copiar? Tudo bem, é um direito de cada um.

O número de tópicos inúteis só influenciará no número de mensagens do fórum que fica no fim da página do fórum. A pessoa, por preguiça, pode não ter procurado algo sobre o assunto e criado um tópico. Será que ela tem que ser penalizada? Afinal, elas já está se penalizando pela preguiça e ninguém aqui foi e será obrigado a responder.

Temos tutorias, temos um índice de tutoriais de qualidade. Guiem a pessoa até o conhecimento. Eles querem aprender, seja da pior ou da melhor forma possível. Eles querem soluções para suas dúvidas. Eles querem aprender a criar como nós fazemos. Você pode olhar e dizer que não é a melhor forma, mas é a forma que a pessoa se contentou em seguir, seja copiando códigos ou aprendendo com seus erros.

Alguém aqui pode ter ficado indignado com a minha resposta, mas peço que reflitam um pouco a sua vida. Você verá que não nasceu sabendo e já fez perguntas que hoje considera inúteis, mas não foram elas que fizeram você ter um fonte de informações capaz de criar?

Peço uma coisa, reflitam um pouco. Vocês podem até não gostar dessas perguntas, mas reflitam. Afinal, a busca pelo conhecimento é algo que não termina. Geralmente quem não está interessado por ele, não consegue sucesso em suas realizações. Podem até conseguir, mas não será da melhor forma.

Reflitam!
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Mensagem por Tedi Ripper Sex 20 Jan 2012, 14:33

lol, nao teria como falar melhor...
nao adianta chamar as pessoas de noobs, eu tbm fui um (ainda sou, mas tudo bem...)
noobs sao pessoas que nao sabem das coisas, mas sao pessoas que querem aprender, por isso encinamos, ;D
flw
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Mensagem por saim Sex 20 Jan 2012, 15:09

Ritton, o problema é justamente a busca pelo conhecimento. Ao dar uma resposta mastigada, o novato tem duas opções: copiar e colar ou ler e entender.
Se ele copia e cola e funciona, ele fica feliz, agradece e não aprende. Na próxima vez que precisa de algo parecido, volta ao fórum e começa tudo de novo.
Se ele lê e entende e funciona, ele demora mais pra responder, fica feliz e agradece. Na próxima vez que precisa de algo parecido, usa o conceito que já aprendeu em novas formas, criando algo novo. Observe o pleonasmo: criar algo novo. Não deveria ser possível criar algo velho. Mas é o que acontece em muitos jogos daqui, porque o desenvolvedor não tem o conhecimento que precisa pra usar a ferramenta.

Agora, se ao invés de criarmos a engine pra ele, se ao invés de fazermos o jogo por ele, nós gastarmos um tempo maior explicando a teoria daquilo, mostrando ao novato como funciona o game maker, o que é a ilusão de movimento, pra que serve cada variável, qual a diferença entre objeto e instância, etc, aí ele não tem escolha: ou aprende ou aprende.
Quer dizer, ele ainda pode desistir, mas aí é porque ele sentiu que ainda não era capaz de criar algo que estava acima dele ou porque percebeu que não gosta de programar ou porque o que ele queria era uma resposta mastigadinha, sem ter muito trabalho. Nos três casos, o melhor é desistir, mesmo.

Mas ninguém tem tempo de dar aulas particulares o tempo todo, então nós criamos engines pra baixar e tutoriais pra ler. Criamos um FAQ onde as perguntas mais comuns são listadas. Está tudo pronto, é só pegar, e tem mais saindo do forno!
Mas o calouro não sabe onde procurar (ou tem preguiça mesmo). Ele coloca a pergunta no mural e espera pra ver o que acontece. E o que tem acontecido é que vem um outro membro e entrega o trabalho pronto, na mão dele.

Minha sugestão é que nós passemos a ajudar esses novatos indicando onde estão as respostas que ele procura. Espero que, com isso, ele passe a se acostumar com a arquitetura do fórum e comece a usar a ferramenta de busca.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 20 Jan 2012, 18:21

O que tem que caber é um pouco de bom senso por parte dos novatos. É claro que até dá pra entender a empolgação deles em querer fazer um "mega jogo" logo de cara, porque isso é o sonho de todo gamer. Mas eles não vão conseguir de início, e isso é o que eu acho que tem que ser passado o quanto antes.

É lógico que sempre vai aparecer um camarada pede um engine completo, sem querer se esforçar pra aprender. Gml é a melhor "linguagem" do mundo pra se aprender, porque é fácil, agradável, mamão com açúcar. Se o cara tem preguiça, infelizmente não há o que se fazer. Hoje em dia, tem uns meninos que tem preguiça até de pensar.

Se não tivesse esses tutoriais do Reddragon, o número de perguntas ia ser muito maior.
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