Conectar-se
Quem está conectado
9 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 9 Visitantes

Nenhum

Ver toda a lista


Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Data de inscrição : 23/12/2011
Número de Mensagens : 118
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 18:30
criei uma sprite de o player atacando e ele ataca com a tecla ctrl

mas eu não consigo fazer com que ele ataque para a direita quando estiver virado para a direita e vice versa

avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Número de Mensagens : 673
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 2

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 18:35
Como assim? Verificar a posição e utilizar a sprite correta? Bom, creio que esse tutorial abaixo funcione corretamente com o seu desejo:

Aula 7: Levande e Ande por Reddragon

Passando uma lógica, você primeira terá que declarar uma variável que verifique a posição do player. Após verificar a posição e utilizar a tecla, fazer com que a sprite correta seja utilizada através do sprite_index, por exemplo.

Até mais!
avatar
Data de inscrição : 23/12/2011
Número de Mensagens : 118
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 19:20
não intendi esse tutorial --\'

eu queria que se o personagem estivesse virado para a direita e eu usasse o poder, a sprite do poder virasse para o lado em que o personagem já estava ou seja

player está para a direita e eu ataco, o ataque fosse para a direita entendeu?
avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Número de Mensagens : 673
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 2

Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 19:55
Eu entendi o seu pedido, mas você tem que ler o tutorial para ver que as resposta estão lá. Você leu corretamente o tutorial e estudou os códigos? Eu aprendi a fazer essa verificação com ele, então como você não consegue? Bom, vou repassar a lógica:

@Ritton escreveu:Passando uma lógica, você primeira terá que declarar uma variável que verifique a posição do player. Após verificar a posição e utilizar a tecla, fazer com que a sprite correta seja utilizada através do sprite_index, por exemplo.

Dificuldade: Iniciante

Requerimentos:

1.Entender Variáveis

2. Utilizar lógica da progrmação

Primeiro, monte uma variável para checar qual lado o personagem se encontra (direito ou esquerdo). Logo em seguida, utilizando a variável que checou o lado do objeto, você fará com que no evento de ataque (CTRL) ele pegue essa variável que retornará um valor (direito ou esquerdo) e através do valor mudar a sprite para a posição correta.

Basta apenas ler o tutorial corretamente e montar o sistema no jogo.

Até mais!

avatar
Ranking : Nota C
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 16/01/2012
Número de Mensagens : 970
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 33

Prêmios
   : 1
   : 0
   : 2
Ver perfil do usuáriohttp://trfnsite.com

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 21:04
Ola meu amigo.
Ideal neste caso seria você usar o image_xscale com as propriedades de positivo (1) é negativo (-1).Mas antes,recomendo que ajuste a sprite usada ao centro .
Desse modo,você poupa trabalho não tendo que fazer uma sprite para cada lado.
Flws lol!
avatar
Data de inscrição : 23/12/2011
Número de Mensagens : 118
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 21:42
@TRFN escreveu:Ola meu amigo.
Ideal neste caso seria você usar o image_xscale com as propriedades de positivo (1) é negativo (-1).Mas antes,recomendo que ajuste a sprite usada ao centro .
Desse modo,você poupa trabalho não tendo que fazer uma sprite para cada lado.
Flws lol!


hmm... antes de vc postar isso, eu fiz uma sprite para cada lado :| mas com o editor do game maker é bem fácil e rápido de se fazer!

mas como assim, positivo e negativo? sou iniciante no GM8

da um exemplo de como eu botaria esses códigos
avatar
Data de inscrição : 21/01/2012
Número de Mensagens : 39
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 21:53
Ola matheus.
o que você precisa fazer é como o TRFN falou... no evento de apertar o botão para a direita, você coloca o seguinte codigo:
Código:

image_xscale=1
e para a esquerda
Código:

image_xscale=-1

um exemplo para você entender melhor:

Código:

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{image_xscale=1}

if keyboard_check_pressed(vk_left)
{image_xscale=-1}
avatar
Data de inscrição : 23/12/2011
Número de Mensagens : 118
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 22:10
amigo, no caso eu teria que apertaros botões direita e esquerda no teclado mas não é isso que eu quero. queria que fosse automático se é que me entende
avatar
Data de inscrição : 21/01/2012
Número de Mensagens : 39
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 22:15
como assim automatico?
avatar
Ranking : Nota B
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Número de Mensagens : 1092
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 31

Prêmios
   : 1
   : 1
   :
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 22:35
@matheus870 escreveu:amigo, no caso eu teria que apertaros botões direita e esquerda no teclado mas não é isso que eu quero. queria que fosse automático se é que me entende

.Tente isso no step:
Código:
if(direction>90 and direction<270)
{
image_xscale=-1;
}
else
{
image_xscale=1;
}
avatar
Data de inscrição : 23/12/2011
Número de Mensagens : 118
Insígnias de JAM :

Insignia 1x 0 Insignia 2x 0 Insignia 3x 0
Reputação : 1
Ver perfil do usuário

Re: lado da sprite

em Sab 21 Jan 2012, 23:39
vlw funcionou aqui Happy
Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum