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gart30, Katerp, Willy

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como fazer Combate entre PERSONAGEM X INIMIGO com sistema de ataque , e barras de saude para os dois?

em Sab 21 Jan 2012, 15:42
Ola!"


Estou criando um jogo estilo Capitao Comando em forma de RPG e estou tendo duvidas na parte de combate PERSONAGEM X INIMIGO , as barras de vidas dos dois , e dois estilos de ataques diferentes.

para quem nao conhece o jogo capitao comando segue a imagem:



Pois entaum , vou começar desdo começo.

1º-criei um obj_player q anda pros 2 lados esq , dir , pracima e brabaixo.certo Ok , movimento feito funcionou direitinho.

2º-Criei um obj_inimigo e usei um code para ele me seguir.Certinho tambem.

------------------
Apartir de agora começa as duvidas:
1º-quero criar um sistema de ataque do personagem controlavel e do inimigo ,com barra de saude SOBRE a cabeça do INIMIGO e a minha barra de saude do personagem fique sempre fixa na NA TELA , nao em algum lugar da room ,NA TELA TEM Q SER como na do game do capitao comando como mostra na imagem anterior, fica la em cima no canto esquerdo.

---
2º-Quero q ao presionar a tecla "X'' EXECUTE o spr_atac_1 que criei com ele atacando , e presionando a tecla ''C'' execute o spr_atac_2 ,quando acabar a animaçao de um deles dependendo do que foi apertado, o inimigo perca uma continade x de saude de sua barra , e assim o msm com o inimigo contra o personagem,/// tentei de varias formas e sempre ocorre algum erro , ou na vida ou no ataque.

essas é umas das ultimas duvidas q tenho para terminar a programaçao do jogo , depois disso, ja estou preparando uma ótima história para complementar o game.

Se alguem conseguir resolver esses problemas , na finalizaçao do game colocarei os creditos de programaçao dessas partes pra quem ajudar a resolver como forma de gradidao. Smile


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Re: como fazer Combate entre PERSONAGEM X INIMIGO com sistema de ataque , e barras de saude para os dois?

em Sab 21 Jan 2012, 16:11
Olá, SoperNintendoWin.

Suas dúvidas me parecem um tanto básicas pra um jogo tão ambicioso.
Sugiro dar alguns passos atrás e entender o que os códigos que você está usando realmente fazem.

Garanto que assim que você entender a movimentação, trocar as sprites durante o golpe será uma questão de pegar e fazer.

Uma sugestão mais relacionada ao seu problema é pegar a lista de eventos do game maker e ler uma por uma. Entendendo quais eventos existem, tenho certeza que saberá como fazer para acertar seus inimigos.

Por último, uma dica que você vai demorar um pouco pra aproveitar, mas que é ótima pra jogos de luta, é ler a respeito da máquina de estados finitos (tem um tutorial na minha assinatura). Usar a MEF em jogos de luta economiza muita dor de cabeça.
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