[Sugestão] Acabar com a preguiça dos novatos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Você acha que isso daria certo ?

24% 24% 
[ 6 ]
28% 28% 
[ 7 ]
48% 48% 
[ 12 ]

Total dos votos : 25

[Sugestão] Acabar com a preguiça dos novatos

Mensagem por Lukbebalduke em Qui 19 Jan 2012, 21:57

Gente. Quem aqui nunca viu uma novato fazendo um milhão de perguntas no forum e querendo fazer um GTA ? Já não temo aulas do redragon pra ajudar novatos. Então alem disso para que tantos tutos de criar menus e player em plataforma ? Pra que tantas perguntas de players que grudam se temos tutos que mostram como tirar ? Em tão me perguntei para que tantas perguntas com respostas em tutorias,e pra que tante pergunta se eles dam ctrl c ctrl v e continuam sem saber nada ?Então tive uma ideia.

-Diminuir o numero de tutos para iniciantes e fazer tutos que realmente mostrem algo de util e não sejam repetidos
-Dar um jeito de ir tirando uma pouco o perguntas e respostas, pois o forum é 99% lá ,e 1% em tutos !
-Dar um jeito de separar melhor os tutos
-Realmente reprovar tutos !

E ai o que acharam ?

Lukbebalduke

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 764
Notas recebidas : B - B - A - B
Reputação : 30
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 2

Re: [Sugestão] Acabar com a preguiça dos novatos

Mensagem por Battalion em Qui 19 Jan 2012, 22:09

Fazendo isso não acabará com a "preguiça" dos novatos.
Eu só pergunto quando é realmente necessário, mas tem uns que realmente abusam na hora de fazer perguntas.
A solução certamente não é tirar / diminuir os tutoriais para novatos, pois eu, às vezes, preciso voltar a eles por esquecer umas besteiras.
Então, acredito que essa questão não tenha jeito.

Battalion

Número de Mensagens : 29
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Mensagem por JV Justino em Qui 19 Jan 2012, 22:13

Isso é inevitável, meu caro. Eu mesmo já fiz um tutorial instruindo membros (link na minha assinatura), mas duvido muito que alguém tenha lido, assim como duvido que um novato irá ler as regras logo após o cadastro.

É impossível controlar o comportamento de um usuário, e 70% deles só aprendem a respeitar as regras depois de perder warning. e criar um tópico chamado "POR QUE EU PERDI WARNING?"

Sempre vão haver usuários assim, é incontrolável. O que precisamos é tentar instruí-los a serem pouco menos idiotas --\'.

Usuários chatos estão presentes em qualquer fórum, e é impossível acabar com eles :|

JV Justino

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 619
Notas recebidas : A+A
Reputação : 20
Prêmios

Mensagem por Mundo Game Maker em Qui 19 Jan 2012, 22:22

Eu acho que todos tutorias que foram aprovados são bons, e li quase todos e achei a maioria bom, graças a eles e meu amigo o verdadeiro Super games.Só concordo então em algumas partes.

Mundo Game Maker

Número de Mensagens : 149

O novato de hoje poderá ser um bom maker do amanhã

Mensagem por TRFN em Qui 19 Jan 2012, 22:25

Olha,sei até que não sou um exemplo de membro,porque fiz muita coisa que chateou "pessoas",porem acredito também na capacidade dos novatos:
O novato de hoje poderá ser um bom maker do amanhã
Por toda minha estadia por aqui (mesmo com os ocorridos terem acabado como estou hoje) aprendi que tudo pode mudar é evoluir,mas primeiro é necessário "cortar o mal pela raiz" é "instruir o desprovido" .
Galera,não precisamos de rigor ao avaliar tutoriais,ou de "rancar Warning" ;
Precisamos mesmo é de "discernimento" para lidar com esta galerinha que "vem por ai" .
Resuindo,temos que ser simples é objetivos,é mostrar a eles que os mesmos devem correr atrás das consquistas,não "esperar para ver acontecer" .

;)

Última edição por TRFN em Qui 19 Jan 2012, 22:27, editado 1 vez(es)

TRFN

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 970
Notas recebidas : C
Reputação : 33
Prêmios

http://trfnsite.com

Mensagem por Thyago em Qui 19 Jan 2012, 22:25

.Acho que deveria ter mais incentivo para quem cria tutoriais,e organaniza-los de uma maneira melhor.Por exemplo,tutoriais para jogos de plataforma,tutoriais para rpg,e por ai vai,juntariamos os melhores organiva por ordem alfabética,e só entraria tutoriais sobre algo novo.

Thyago

Número de Mensagens : 1092
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Reputação : 31
Prêmios
   :

Mensagem por saim em Qui 19 Jan 2012, 22:28

Pra acabar com a preguiça, só parando de responder com código. Ao ver uma pergunta que você sabe que já foi feita, ou para a qual existe um tutorial, mande o link ao invés de dar tudo mastigado.
Eu tenho divulgado, nos últimos dias, o FAQ do fórum. Sim, nós temos um FAQ, não sabia? Eu mostro o link e indico qual das perguntas se parece com a dele.

Logo em seguida vem alguém e envia outro link, dessa vez com a engine prontinha pro cara baixar. Adivinha em qual dos dois o novato clica.
O erro não é do novato. Ele quer uma solução, a solução pula no barco dele. O que ele vai fazer, dizer "ora, muito obrigado, mas não quero sua engine"? Seria até mal-educado! Não, o erro é nosso, que insistimos em estimular esse comportamento.

saim

Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Prêmios
   : 3

Mensagem por Battalion em Qui 19 Jan 2012, 22:40

saim escreveu:Pra acabar com a preguiça, só parando de responder com código. Ao ver uma pergunta que você sabe que já foi feita, ou para a qual existe um tutorial, mande o link ao invés de dar tudo mastigado.
Eu tenho divulgado, nos últimos dias, o FAQ do fórum. Sim, nós temos um FAQ, não sabia? Eu mostro o link e indico qual das perguntas se parece com a dele.

Logo em seguida vem alguém e envia outro link, dessa vez com a engine prontinha pro cara baixar. Adivinha em qual dos dois o novato clica.
O erro não é do novato. Ele quer uma solução, a solução pula no barco dele. O que ele vai fazer, dizer "ora, muito obrigado, mas não quero sua engine"? Seria até mal-educado! Não, o erro é nosso, que insistimos em estimular esse comportamento.

Acredito que para diminuar a fadiga deles, temos que dar a resposta seguida do link do tutorial, se for da engine, aí corre mesmo esse risco do novato de ser mal-educado.
Aceitem o fato que sempre haverão pessoas que irão querer tudo mastigado, isso é normal do ser humano, o que poderemos fazer mesmo é isso que falei agora.

Battalion

Mensagem por caradealho em Qui 19 Jan 2012, 23:05

O Certo é ignorar suas perguntas, e fazer tutorias sem engines... Mandar um link direto para que eles possam abrir, e estudar todas as partes do tuto, enviando a engine só vai ajudar mais ainda nesse caso, no caso o (certo é criar tutorias sem Engines ou algo parecido)... minha opnião. Mas as vezes isso não pode chegar a dar certo, pois a engine vai ajudar em algumas partes, mas o fato séria ocultar dar links diretos de engines para downloads e mandar para eles logo um link ao devido tutorial.

caradealho

Número de Mensagens : 164
Reputação : 3
Prêmios

http://caradealho.blogspot.com/

Mensagem por Thyago em Qui 19 Jan 2012, 23:27

.Se a pessoa quer aprender ela estuda engine para ver comoé feito,mas os preguiçosos,não tem jeito,nem passa pela cabeça deles criar um código enorme.O tem o código ou desistem.

Thyago

Prêmios
   :

Mensagem por theokof98 em Qui 19 Jan 2012, 23:32

gente ,
perguntas "idiotas" e iludidos achando que vão fazer em 2 dias jogos em 3d
são 95% dos iniciantes de GM
eu mesmo olho hoje pr os topicos que fiz no inicio e penso "não acredito q fiz essa pergunta idiota"
esse tipo de coisa é inevitavel acontecer

theokof98

Número de Mensagens : 299
Notas recebidas : D,B,C,B
Reputação : 8
Prêmios

Mensagem por saim em Sex 20 Jan 2012, 09:13

Battalion escreveu:Acredito que para diminuar a fadiga deles, temos que dar a resposta seguida do link do tutorial, se for da engine, aí corre mesmo esse risco do novato de ser mal-educado.
Aceitem o fato que sempre haverão pessoas que irão querer tudo mastigado, isso é normal do ser humano, o que poderemos fazer mesmo é isso que falei agora.

caradealho escreveu:O Certo é ignorar suas perguntas, e fazer tutorias sem engines... Mandar um link direto para que eles possam abrir, e estudar todas as partes do tuto, enviando a engine só vai ajudar mais ainda nesse caso, no caso o (certo é criar tutorias sem Engines ou algo parecido)... minha opnião. Mas as vezes isso não pode chegar a dar certo, pois a engine vai ajudar em algumas partes, mas o fato séria ocultar dar links diretos de engines para downloads e mandar para eles logo um link ao devido tutorial.

Gente, não é pra deixar o cara sem resposta. A idéia é simplesmente mostrar pra ele que a resposta já foi dada! Fez uma pergunta repetida, recebe um link pra um tópico em que a pergunta foi respondida. Simples assim. Aí, seno link a resposta não estiver clara, o cara pode voltar e pedir mais esclarecimentos.
Só que "mais esclarecimentos" normalmente implica em muitas horas digitando, explicar pro cara o que ele tem que fazer (não COMO ele tem que fazer).

Fazer tutoriais sem engines é... bizarro! Alguns tutoriais realmente dispensam um arquivo, mas a maioria requer algo pro aluno VER funcionando. Estimula a vontade de entender o funcionamento da engine, facilita o entendimento. Postar alguns tutoriais sem engine seria como ensinar a desenhar sem mostrar nenhum desenho.

O problema não é o excesso de informação. Informação sempre é boa. O problema é a forma que ela é dada.
Se o cara pergunta como faz pra atirar pro lado que o objeto está virado, temos dezenas de perguntas iguais e engines aqui no fórum. Basta likar. Mas se você manda pra ele um arquivo com tudo pronto, pra que serve todo esse arquivo?

saim

Prêmios

Mensagem por PedroX em Sex 20 Jan 2012, 12:01

O certo é dar um código imcompleto, ou um algoritmo, ai o usuário terá que descobrir as funções que ele precisa. Não me lembro muito bem de como aprendi GML, mas lembro de ter estudado vários exemplos e o próprio help do GM, os tutoriais foram úteis, mas concerteza exige-se empenho para aprender, pois não basta ter como fazer, é preciso saber como fazer.

PedroX

Número de Mensagens : 6034
Notas recebidas : C+B
Reputação : 286
Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Wanderlei Corrêa em Sex 20 Jan 2012, 12:26

Eu acho que é uma boa idéia cortar alguns tutos, pois tem muita coisa lá e eu fico meio confuso na hora de procurar um. Seria bom ter uma seção especial pra tutoriais em GML e em D&D, pois eu mal comecei a usar GML.

Wanderlei Corrêa

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 63
Notas recebidas : C+D
Reputação : 0
Prêmios

Mensagem por vinians em Sex 20 Jan 2012, 12:45

Eu acho que enviar Links como sugeriu o saim é errado, pois assim você faz a pesquisa que deveria ter sido feita pelo próprio usuário. O certo seria, caso você saiba que existe resposta pra isso no fórum, pedir, com educação para que o mesmo pesquise, pois fazer isso pelo cara apenas aumenta a preguiça do mesmo.
Flws

vinians

Número de Mensagens : 2490
Notas recebidas : B-C-A-C
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Prêmios

http://xcreatorgames.weebly.com/

Mensagem por Tedi Ripper em Sex 20 Jan 2012, 12:50

galera, noobs, sempre vao existir xD
sempre haverá akeles preguiçosos metidos que ficam postando 2 topicos exatamente iguais só pq nao responderam o outro...
mas eu acho deveria ser assim:

um moderador le o topico.
se existir um tutorial sobre o mesmo, o moderador posta o link do tutorial e tranca o topico, se o noob posta outro, perde warning

é a minha opiniao, flw flw

Tedi Ripper

Número de Mensagens : 765
Reputação : 24
Prêmios

Mensagem por Ritton em Sex 20 Jan 2012, 13:48

Tomem cuidado com o que você dizem, pois não adianta esconder que vocês foram assim. Eu tenho certeza que vocês já fizeram uma pergunta que seja simples de ser resolvida, mas sempre teve alguém para te ajudar. Eu já errei. Não se esqueçam que vocês já foram que nem eles, afinal ninguém consegue fazer horrores na primeira vez.

Tudo bem, o assunto é dúvidas que já foram resolvidas. Simples, guiem os novatos a resposta que nem fomos guiados durante essa jornada. Dar códigos é algo tão errado assim? Acho que não, pois se você tem paciência, você fará com que a pessoa consiga ver seu ponto de vista. A pessoa só quer copiar? Tudo bem, é um direito de cada um.

O número de tópicos inúteis só influenciará no número de mensagens do fórum que fica no fim da página do fórum. A pessoa, por preguiça, pode não ter procurado algo sobre o assunto e criado um tópico. Será que ela tem que ser penalizada? Afinal, elas já está se penalizando pela preguiça e ninguém aqui foi e será obrigado a responder.

Temos tutorias, temos um índice de tutoriais de qualidade. Guiem a pessoa até o conhecimento. Eles querem aprender, seja da pior ou da melhor forma possível. Eles querem soluções para suas dúvidas. Eles querem aprender a criar como nós fazemos. Você pode olhar e dizer que não é a melhor forma, mas é a forma que a pessoa se contentou em seguir, seja copiando códigos ou aprendendo com seus erros.

Alguém aqui pode ter ficado indignado com a minha resposta, mas peço que reflitam um pouco a sua vida. Você verá que não nasceu sabendo e já fez perguntas que hoje considera inúteis, mas não foram elas que fizeram você ter um fonte de informações capaz de criar?

Peço uma coisa, reflitam um pouco. Vocês podem até não gostar dessas perguntas, mas reflitam. Afinal, a busca pelo conhecimento é algo que não termina. Geralmente quem não está interessado por ele, não consegue sucesso em suas realizações. Podem até conseguir, mas não será da melhor forma.

Reflitam!

Ritton

Número de Mensagens : 673
Reputação : 2
Prêmios

Mensagem por Tedi Ripper em Sex 20 Jan 2012, 14:33

lol, nao teria como falar melhor...
nao adianta chamar as pessoas de noobs, eu tbm fui um (ainda sou, mas tudo bem...)
noobs sao pessoas que nao sabem das coisas, mas sao pessoas que querem aprender, por isso encinamos, ;D
flw

Tedi Ripper

Número de Mensagens : 765
Reputação : 24
Prêmios

Mensagem por saim em Sex 20 Jan 2012, 15:09

Ritton, o problema é justamente a busca pelo conhecimento. Ao dar uma resposta mastigada, o novato tem duas opções: copiar e colar ou ler e entender.
Se ele copia e cola e funciona, ele fica feliz, agradece e não aprende. Na próxima vez que precisa de algo parecido, volta ao fórum e começa tudo de novo.
Se ele lê e entende e funciona, ele demora mais pra responder, fica feliz e agradece. Na próxima vez que precisa de algo parecido, usa o conceito que já aprendeu em novas formas, criando algo novo. Observe o pleonasmo: criar algo novo. Não deveria ser possível criar algo velho. Mas é o que acontece em muitos jogos daqui, porque o desenvolvedor não tem o conhecimento que precisa pra usar a ferramenta.

Agora, se ao invés de criarmos a engine pra ele, se ao invés de fazermos o jogo por ele, nós gastarmos um tempo maior explicando a teoria daquilo, mostrando ao novato como funciona o game maker, o que é a ilusão de movimento, pra que serve cada variável, qual a diferença entre objeto e instância, etc, aí ele não tem escolha: ou aprende ou aprende.
Quer dizer, ele ainda pode desistir, mas aí é porque ele sentiu que ainda não era capaz de criar algo que estava acima dele ou porque percebeu que não gosta de programar ou porque o que ele queria era uma resposta mastigadinha, sem ter muito trabalho. Nos três casos, o melhor é desistir, mesmo.

Mas ninguém tem tempo de dar aulas particulares o tempo todo, então nós criamos engines pra baixar e tutoriais pra ler. Criamos um FAQ onde as perguntas mais comuns são listadas. Está tudo pronto, é só pegar, e tem mais saindo do forno!
Mas o calouro não sabe onde procurar (ou tem preguiça mesmo). Ele coloca a pergunta no mural e espera pra ver o que acontece. E o que tem acontecido é que vem um outro membro e entrega o trabalho pronto, na mão dele.

Minha sugestão é que nós passemos a ajudar esses novatos indicando onde estão as respostas que ele procura. Espero que, com isso, ele passe a se acostumar com a arquitetura do fórum e comece a usar a ferramenta de busca.

saim

Prêmios

Mensagem por GameMakerTutoriais em Sex 20 Jan 2012, 18:21

O que tem que caber é um pouco de bom senso por parte dos novatos. É claro que até dá pra entender a empolgação deles em querer fazer um "mega jogo" logo de cara, porque isso é o sonho de todo gamer. Mas eles não vão conseguir de início, e isso é o que eu acho que tem que ser passado o quanto antes.

É lógico que sempre vai aparecer um camarada pede um engine completo, sem querer se esforçar pra aprender. Gml é a melhor "linguagem" do mundo pra se aprender, porque é fácil, agradável, mamão com açúcar. Se o cara tem preguiça, infelizmente não há o que se fazer. Hoje em dia, tem uns meninos que tem preguiça até de pensar.

Se não tivesse esses tutoriais do Reddragon, o número de perguntas ia ser muito maior.

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Reputação : 26
Prêmios

Mensagem por PedroX em Sex 20 Jan 2012, 18:40

Pergunta do usuário escreveu:Galera to usando o seguinte código.
variavel=iramdom(15)
ai tem:
if variavel=0
{"TAL"}
e assim por diante ate o 15. Mas eu to fazendo essa opção 4 vezes . Ai qndo eu cliko no botao acontece esse random ai mas como gera 4x ele pode gerar ate quatro iguais.
Eu queria que ele gerasse e o proximo a ser gerado não pode ser igual ao outro.
Tipo ta gerando 4x eu cliko e sai terra, terra, agua, fogo . Saiu 2x Terra e eu não queria isso.
queria que saissem todos diferente, é possivel ?

Resposta 1 escreveu:Existem dois métodos populares.

Um deles (não sei se é popular, mas eu gosto) seria criar uma ds_list e adicionar todos os valores possiveis.
Depois usar a função ds_list_shuffle para randomizar a lista e pegar um valor, que pode ser o primeiro mesmo. Retire o valor da lista, começe o processo de novo. Assim não vai repetir.

Pesquise: ds_list

O outro seria usar um laço que enquanto o valor for igual sortear outro, mas pode demorar um pouco para fazer o processo.

Pesquise: while

Resposta 2 escreveu:Existe um terceiro método, usando arrays, mas é mais complicado e lento que o uso de ds_lists. Só é útil de você usar lite, então só estou mencionando ele. Se for o caso, eu entro mais a fundo.

Resposta 3 escreveu:.Eu não costumo usar des_list,por isso não vou comentar sobre ele,mas com while seria assim:

codigo completo

Quem sabe o que o usuário preferiu?

A resposta 3 serve melhor pra mim vlw ai.
Resolvido.

É claro que quem respondeu não está errado. Ele apenas deu a resposta.
Quem fez a pergunta preferiu a resposta completa, mas nem quis saber das outras respostas, já que tudo ficou fácil.

Esse é um exemplo do que estamos falando.

Infelizmente não tem como evitar a preguiça dos usuários, é uma coisa pessoal.

PedroX

Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Thyago em Sex 20 Jan 2012, 21:13

.Justo o que eu respondi kkk,eu ia criar uma coleção de scripts para plataforma e postar aqui ,mas acho que nem vou mais,devo ta contribuindo para a priguiça alheia,vou fazer para uso proprio.

Thyago

Prêmios
   :

Mensagem por Battalion em Sex 20 Jan 2012, 22:23

Thyago escreveu: .Justo o que eu respondi kkk,eu ia criar uma coleção de scripts para plataforma e postar aqui ,mas acho que nem vou mais,devo ta contribuindo para a priguiça alheia,vou fazer para uso proprio.

Você deveria postar, pois, para mim, será bastante útil. Se não puder, me mande uma MP com o link de download desses scripts, ok, thyago?
É uma pena que tenham tantos usuários preguiçosos, não sei qual a dificuldade deles em usar a barra de busca, sinceramente.

Battalion

Mensagem por PedroX em Sab 21 Jan 2012, 11:05

Postar conteúdo Thyago, não tem problema.
Nem é culpa sua você ter dado a resposta, o membro tinha três opções, nem digo que o membro também está errado, só digo que é uma tendência escolher o caminho mais fácil.
Posta a coleção que vai ser bem útil.

PedroX

Prêmios
   :
   :
   :

Mensagem por Fireheaddew em Sab 21 Jan 2012, 16:46

Pensem bem: um novato sabe que se não se esforçar, nunca vai criar jogos de alto nível. Mas na hora ele se empolga quando vê jogos de alto nível feitos no Game Maker e aí acha que pode fazer um assim na primeira tentativa. A culpa não é dele se ele se empolgou com jogos feitos por pessoas que demoram anos para se aperfeiçoar e atingir aquele nível.
Veja o que acontece quando um membro entra aqui na GMBR:

1. Um gamer estava no Baixaki procurando por jogos
2. Acaba encontrando o Game Maker
3. Pelo nome ele já sabe que o programa é para criar jogos
4. Ele vê as imagens
5. Se empolga
6. Baixa
7. Abre o programa
8. Não sabe usar
9. Percebe que o único idioma é inglês
10. Ele procura "game maker brasil"
11. Encontra esse site
(Que número vem depois do 11 mesmo? Ah, lembrei. é o 12.)
12. Se registra
13. Tenta ser educado e antes de fazer qualquer besteira pergunta "como fais uh pleier andá?"
Quando um membro vem para cá, ele tenta ser educado, como visto no nº 13 do spoiler.
Antes de encontrar esse site, alguns ainda procuram tutoriais no google(todos os tutoriais que ele encontra são daqui, mas ele não sabe disso por que ainda não conhece a GMBR). Quando finalmente encontram a Game Maker Brasil, descobrem o maravilhoso sistema de "pergunta que eu te dou o código completo". Aí se ele quiser descobrir porque o player gruda ou porque ele não dá pulo duplo, ele vem aqui e acha.

Na minha opnião, seria melhor retornar o sistema de ranks. Mas como os ranks de posts e de reputação falharam miseravelmente, seria melhor um rank de maturidade. Assim: cada membro começava com o Nível 0, e só podia acessar tutoriais. Se quisesse criar tópicos, ele podia criar apenas na seção "Perguntas & Respostas". Ao enviar um tópico, ele não seria criado, mas direcionado aos moderadores(ou colaboradores). Se eles aprovassem, o tópico seria criado. Se não, o tópico seria deletado. E o membro avisado por MP em qualquer situação.
Se o membro apresentasse bom comportamento e vontade de aprender, os moderadores decidiam se ele subia de rank ou não. Quando o membro atingisse o Nível 5, ele teria total liberdade para criar tópicos, sem precisar de moderadores para aprovar.

Fireheaddew

Número de Mensagens : 235
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:29

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo