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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[mini-tuto]Botão correr
4 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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[mini-tuto]Botão correr
Nível: Iniciante
Versão Usada: GM 6.1
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Vc já deve ter visto em vários jogos um botão que quando pressionado faz o personagem andar mais rapido, isso é algo muito comum e simples de se fazer.
Atenção: Nesse tutorial não será explicado como criar o movimento do personagem em qualquer estilo de jogo, apenas será dado um exemplo simples de como fazer a aceleração.
Como de costume começamos pelo evento create, nele vamos criar uma variável para controlar a velocidade do personagem.
Agora adicione eventos para as teclas de direção, eu vou fazer apenas com as setas da direita e esquerda(right e left).
Direita:
Pronto, o movimento para direita e esquerda está feito, agora temos que implementar a tecla de aceleração. Eu usei a tecla "Z".
No evento da tecla escolhida, iremos criar uma condição para a velocidade máxima do obj e nela ir aumentando o valor da variavel velocidade.
Feito! Agora o personagem já começa a correr ao pressionar a tecla Z(ou a que vc escolheu), porem mesmo depois de soltar a tecla ele continua correndo. Vamos resolver isso.
Adicione um evento Key Release para a tecla que vc usou para ativar a corrida, no meu caso, "Z". Nesse evento apenas voltamos a variável velocidade para seu valor inicial.
Assim termina seu sistema de botão de corrida. É bem fácil implementar em sue projeto, seja qual for o sistema de movimento.
flw..............
Versão Usada: GM 6.1
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Criando um Botão Correr
Vc já deve ter visto em vários jogos um botão que quando pressionado faz o personagem andar mais rapido, isso é algo muito comum e simples de se fazer.
Atenção: Nesse tutorial não será explicado como criar o movimento do personagem em qualquer estilo de jogo, apenas será dado um exemplo simples de como fazer a aceleração.
Como de costume começamos pelo evento create, nele vamos criar uma variável para controlar a velocidade do personagem.
- Código:
velocidade=3;
Agora adicione eventos para as teclas de direção, eu vou fazer apenas com as setas da direita e esquerda(right e left).
Direita:
- Código:
x+=velocidade;
- Código:
x-=velocidade;
Pronto, o movimento para direita e esquerda está feito, agora temos que implementar a tecla de aceleração. Eu usei a tecla "Z".
No evento da tecla escolhida, iremos criar uma condição para a velocidade máxima do obj e nela ir aumentando o valor da variavel velocidade.
- Código:
if velocidade<7 then //se a velocidade for menor do que 7
{
velocidade+=0.1;
}
Feito! Agora o personagem já começa a correr ao pressionar a tecla Z(ou a que vc escolheu), porem mesmo depois de soltar a tecla ele continua correndo. Vamos resolver isso.
Adicione um evento Key Release para a tecla que vc usou para ativar a corrida, no meu caso, "Z". Nesse evento apenas voltamos a variável velocidade para seu valor inicial.
- Código:
velocidade=3;
Assim termina seu sistema de botão de corrida. É bem fácil implementar em sue projeto, seja qual for o sistema de movimento.
flw..............
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
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Re: [mini-tuto]Botão correr
Bom o tuto, vlw!
Juninho- Data de inscrição : 11/08/2008
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Re: [mini-tuto]Botão correr
Cara aqui no meu num deu certo , ele vai de um lado pro outro , mas quando aperta "Z" ele não anda rápido ele só para , mas memso assim vlw pelo tuto vai dar pelo menos uma noção de como fazer
flw
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Mixer- Data de inscrição : 08/04/2012
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Re: [mini-tuto]Botão correr
Mixer, você não pode reviver um tópico.
Esse tutoial é de 2008,e o criador nem visita mais o fórum, como diz as regras, só reviva um tópico se for fazer perguntas construtivas.
Leia as regras gerais do fórum:https://gmbr.forumeiros.com/t1938-regras-do-forum
Esse tutoial é de 2008,e o criador nem visita mais o fórum, como diz as regras, só reviva um tópico se for fazer perguntas construtivas.
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Xina- Data de inscrição : 11/04/2012
Reputação : 1
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