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Brum shapes 3D versão 1.1

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Brum shapes 3D versão 1.1 Empty Brum shapes 3D versão 1.1

Mensagem por Mr.Brum Seg 16 Jan 2012, 01:50

BRUM SHAPES 3D versão 1.1
www.mrbrumgames.blogspot.com
DESENVOLVIDO POR MRBRUM



APRESENTAÇÃO

O Brum Shapes é um modelador 3D para o Game Maker.
Com ele você poderá modelar,ou fazer testes,e estudos relativos ao Game Maker.

Você pode criar formas básicas,transformá-las e texturizá-las.
As formas são criadas de forma intuitiva e fácil,através de caixas de texto,que você irá configurar.
Ao criar uma forma,você tem a pergunta:
Deseja editar a forma?
Se você optar por não editá-la,uma forma básica é criada.
Caso opte por editá-la,você poderá personalizá-la.
Depois de criar suas formas,você pode querer modificá-las,renomeá-las e até deletá-las.
Para isso você tem um Menu seletor de objetos.Clique em Transformar e em Selecionar,vai aparecer uma lista com os objetos
atuais,você digita a id do objeto escolhido e aplica a transformação desejada.
*Note que o objeto selecionado fica com uma aparência verde.

Para aplicar trasformações livres ao seu modelo, você poderá usar a barra de botões.
Que contém as ações(Escalar,Mover,Girar),os eixos(x,y,z,XYZ),Incremento(+),Decremento(-),Quantidade(n).
*Marque a ação e o eixo desejado. Após isso,dê um clique segurado em + ou -,para aplicar a transformação,como desejado.
*Para configurar a quantia desejada nas transformações,clique em n,e escolha um valor.
*Caso você deseje uma transformação mais precisa,pode usar o menu Transformar,onde você aplicará a ação de forma controlada.

Após criar seus modelos,você pode ir até a opção Copiar GML,para copiar o código gml do seu modelo
para a área de transferência,aí é só colar no seu jogo e configurar a textura que deseja usar.

Há uma opção para modelar por gml, ela serve pra você testar seu código de modelagem.
Abaixo segue uma lista de scripts de exemplos,que podem ser usados:
d3d_draw_block(-10,-10,-10,+10,+10,+10,tex,1,1)
d3d_draw_wall(-10,0,-10,x+10,0,+10,tex,1,1)
d3d_draw_floor(-10,-10,0,+10,+10,0,tex,1,1)
d3d_draw_ellipsoid(-10,-10,-10,+10,+10,+10,tex,1,1,16)
d3d_draw_cone(-10,-10,-10,+10,+10,+10,tex,1,1,1,16)
d3d_draw_cylinder(-10,-10,-10,x+10,+10,+10,tex,1,1,1,16)
Para setar a textura, basta deixar a opção da textura como tex no seu código.
a partir daí é só você usar a opção Textura tex no menu,para carregar uma textura para o modelo.
Isso permite que você já tenha uma boa visão do seu modelo e da sua textura antes de colocá-lo no jogo.
O que te economizará um bom tempo.

IMAGENS
Brum shapes 3D versão 1.1 Print_obj
http://sandbox.yoyogames.com/extras/image/name/san2/848/502848/original/print_obj.jpg

CONTROLES
MBR->girar a camera.
MBM->zoom
MBL->clicar nos menus.
MBM->transformação por valor exato.
Ctrl+MBL->transformação por valor exato.


FUNÇÕES
-Criar formas 3D básicas.
-bloco
-elipse
-cone
-cilindro
-wall
-floor
-Transformar formas
-Selecionar.
-Escalar.
-Posicionar.
-Renomear.
-Deletar.
-Texturizar.
-Girar.
-Duplicar.
-Modelar por gml.
-Testar texturas nos modelos.
-Exportar o modelo em 2D.
-Gerar código GML dos modelos.
-Exportar forma em GML(.txt).
-Salvar e carregar projetos(.BS3D).
-Importar modelos .obj.
-Converter e exportar modelos .obj para .mod.


CONFIGURAÇÕES
-Muda a cor de fundo do programa.
-Ativa e desativa o grid.
-Carrega uma textura padrão.(para shapes modelados por códigos,ou importados de .obj)

NOVIDADES:
1.1 (12/02/2012):
V-Redução da escala limitado.
V-Bug de posição no código gml gerado foi corrigido.
V*Importa modelos .obj
V*Converter e exportar .obj em .mod
V*Mais botões adicionados:
hrep,vrep,steps,closed,nome,deletar,selecionar,clonar,texturizar shape.
V*Sistema de transformação por valor exato:
com click pelo meio do mouse ou CTRL+left_click.


CRÉDITOS
Kabeção->Script de rotação da câmera
Need_90->Ajuda com botões do menu.
Félix manoel->Tester
Fábio Júnior->Tester


DOWNLOAD:http://sandbox.yoyogames.com/games/194272-brum-shapes-1_1

What a Face


Última edição por mrbrum22 em Dom 12 Fev 2012, 18:43, editado 5 vez(es) (Motivo da edição : DOWNLOAD)
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Mensagem por GuuhRauber Seg 16 Jan 2012, 09:43

ótimo software cara
concerteza merece o concurso de softwares! yes
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Mensagem por Need 90 Seg 16 Jan 2012, 09:59

muito melhor do que antes né?

gostei das edições que você fez nas imagens, eu n sou muito bom nesse tipo de imagem D:
merece A com certeza
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Mensagem por paladini Seg 16 Jan 2012, 19:14

realmente mto bom Mr. Brum =D
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Mensagem por Livsk Seg 16 Jan 2012, 20:05

Legal o modelador.

Você deu uma boa melhorada desde a primeira versão, que só dava pra criar algumas formas e muita pouca coisa.

Achei interessante a forma que é usada para modelar, respeitando as váriaveis x,y,z.

Parabéns.

Flws!
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Mensagem por Mr.Brum Seg 16 Jan 2012, 20:27

Obrigado a todos !

@livsk vc foi um dos primeiros a ver meu projeto, lá no início quando eu ainda não tínha muita experiência com o 3D, de lá pra cá, eu estudei muito essa área, e continuo estudando, seus comentários na primeira versão foram escenciais pra alcançar essa forma atual!
Axo que a primeira versão já estava no caminho correto, se vc reparar que eu também usava as variáveis! vlw
Need 90 e paladini também ajudaram com grafico dos botões e sugestões!

Obrigado a todos!
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Mensagem por PedroX Qui 26 Jan 2012, 18:53

Excelente.
Muito legal o seu software.
Sua utilidade é muito grande.
Comecei a testar pelo modo GML e o resultado ficou bem legal.
Continue esse projeto, ele é e será ainda mais útil.

Até mais!

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Mensagem por 3Devolution Sex 27 Jan 2012, 15:03

MrBrum22, Eu estou criando um jogo toltamente 3D. E para deixa mais real, estou criando os objetos no blender. mas, até agora, não consegui acha um programa no qual importe OBJ para GML.

Tem como você fazer para que, na próxima atualização você permitir importar arquivos .OBJ ??

Grato.
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Mensagem por PedroX Sex 27 Jan 2012, 15:31

mas, até agora, não consegui acha um programa no qual importe OBJ para GML.
Existem vários modos.

Vou começar pelo mais simples, a GML SDK:
https://gmbr.forumeiros.com/t13916-extensaogml-sdk-v10

Outro modo, script:
https://gmbr.forumeiros.com/t93-exportando-modelos-3d-para-o-gm

Entre outros...

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Mensagem por Mr.Brum Sex 27 Jan 2012, 16:28

@Pedrø vlw! Vou continuá-lo sim, só parei por causa do CQ...

3Devolution Sim, irei incrementar essa opção na próxima versão,logo estarei fazendo uns tutoriais 3D,e aí vou ensinar uma maneira de carregar modelos externos no GM sem o uso do SDK,dll,extensão,nem scripts, apenas com o bom e velho gml.
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Mensagem por TRFN Sex 27 Jan 2012, 17:37

Muito legal ele.
Gostei bastante da interface,simples porem específica.
Parabéns.
ps : se eu soubesse usar o 3D seria de grande utilidade para mim xD Mas nem consegui usa-lo muito bem ¬¬
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Mensagem por Mr.Brum Dom 12 Fev 2012, 18:56

@TRFN sim,nao sou muito bom com gráficos, e o need me ajudou, a intenção era mesmo fazer um menu simples e específico.

DevLog:
Bem, como podem ver, chegamos à versão 1.1, resolvi uns bugs que foram reportados na versão anterior, criei mais botões com as funções restantes,criei um novo sistema de transformação por quantidade exata, e adicionei um sistema de importar .obj, e exportar .mod, que é um formato aceito no GM sem extensões,ou dlls, de forma natural.

Nas próximas versões, teremos melhoras surpreendentes, se o GM me permitir, pois tá complicado de fazer algumas mudanças com tantas limitações, e como disse, estou usando apenas gml, nada de extensões nem dlls!
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Mensagem por kevipegoraro Dom 12 Fev 2012, 19:39

Legal
otimo
queria saber criar esses programinhas

Edit MatheusReis
Flood. Faça comentários construtivos. Alertado.
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Mensagem por ajudande de papai noel Dom 12 Fev 2012, 21:06

o layout do programa ta bem organizado tambem, gostei Action Video
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Mensagem por henriquebr Ter 21 Fev 2012, 21:21

nossa que progama BOOOMMMM e dificil de manusear, moderia me dar algumas dicas (pelo msn)? amanha 22/02/2012 to on das 14:00 em diante
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