GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Aceleração, desaceleração e frenagem.

3 participantes

Ir para baixo

Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty Aceleração, desaceleração e frenagem.

Mensagem por Da Galáxia Sáb 31 Jul 2010, 04:15

Descrição: Aqui mostrarei como acelerar, desacelerar e freiar um objeto, sem que ele pare de uma so vez. Como fiz no intuito de ser usado em um jogo de plataforma como o Sonic por ex., apenas usei a direção X. Apesar de já ter postado algumas engines, este é o primeiro tutorial que estou postando, espero que os comentários que fiz, estejam claros para a maioria de vocês, e espero também que este tuto tenha serventia para alguém, flw.
Nível de dificuldade:mediano
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si

No create:

Código:
//By Sandro Alex Landim Fernandes (DA_GALÁXIA)
//VARIAVEIS
//--------------------------------------------------
//se quiserem mudar os valores da aceleração,
//da desaceleração e da frenagem, é so mudar aqui
veloc = 0.1    //primeira velocidade
veloc2 = 0.2    //segunda velocidade e  usada para desacelerar
freia = 0.6    //freia
//--------------------------------------------------
acelera_dir = 0        //variavel acelerando para a direita
desacelera_dir = false //variavel retrocede aceleração a direita
trava_dir = false      //liberar ou travar tecla direita

acelera_esq = 0        //variavel acelerando para a esquerda
desacelera_esq = false  //variavel retrocede aceleração a esquerda
trava_esq = false      //liberar ou travar tecla esquerda


No step:

Código:
//LADO DIREITO
//acelera direita
if keyboard_check(vk_right)and trava_dir = false then
{
x+=acelera_dir//movendo para a direita
if (acelera_dir) < 10 then acelera_dir+=veloc // < 10 1° veloc.
if (acelera_dir) > 10 then acelera_dir+=veloc2// > que 10 2° veloc.
if (acelera_esq) = 0 then image_xscale = 1 //virada  a direita
if (acelera_dir) > 30 then //limite para a velocidade.
acelera_dir = 30 ; trava_esq = true ; desacelera_dir = false//... 
//...limitando a 30 ;trava tecla esquerda ;não ha desaceleração
}                                                                                   
//Desacelera direita
if keyboard_check_released(vk_right) then
desacelera_dir = true  //porque releassed não acumula.
if (desacelera_dir) = true then
{
x+=acelera_dir//desacelerando direita
if (acelera_dir) < 10 then acelera_dir-=veloc2 //desacelerando
if (acelera_dir) > 10 then acelera_dir-=veloc2 //desacelerando
if (acelera_dir) > 0 then trava_dir =false //libera tecla direita
if (acelera_dir) < 0 then
acelera_dir = 0 ; trava_esq =false//...
//...para não mover para a esquerda ; libera tecla esquerda
}   
//freia direita
if keyboard_check(vk_left )and trava_esq = false then
{
if acelera_dir > 0 then acelera_dir-=freia //freia, para mais rapido.
if acelera_dir < 0 then image_xscale = -1
//ao freiar e a velocidade da direita for zero, inverte a sprite.
}         

//------------------------------------------------------------------------------

//LADO ESQUERDO
//(igual ao lado direito mas, com parâmetros negativos)
//lado esquerdo
if keyboard_check(vk_left)and trava_esq = false then
{
if acelera_esq < 10 then acelera_esq+=veloc
if acelera_esq > 10 then acelera_esq+=veloc2
if acelera_dir = 0 then image_xscale = -1 
if (acelera_esq > 30 )then acelera_esq = 30 ; trava_dir = true ; desacelera_esq = false; x-=acelera_esq

//Desacelera esquerfa
if keyboard_check_released(vk_left )then
desacelera_esq = true
if desacelera_esq = true then
{
if acelera_esq < 10 then acelera_esq-=veloc2 
if acelera_esq > 10 then acelera_esq-=veloc2     
if acelera_esq > 0 then trava_esq =false
if acelera_esq < 0 then acelera_esq = 0 ; trava_dir =false ; x-=acelera_esq
}   
//freia esquerda
if keyboard_check(vk_right )and trava_dir = false then
{
if acelera_esq > 0 then acelera_esq-=freia
if acelera_esq < 0 then image_xscale = 1
}   
//É isso pessoal.




Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty Re: Aceleração, desaceleração e frenagem.

Mensagem por jpaulo Sáb 31 Jul 2010, 09:46

desacelerar...a açao set_friccion(ou alguma coisa assim)nao e para isso?
jpaulo
jpaulo

Data de inscrição : 21/03/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 345
Prêmios : Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty Re: Aceleração, desaceleração e frenagem.

Mensagem por Ícaro Robotnik Qui 11 Nov 2010, 16:16

cara valeu, eu tava procurando isso pra fezer um fangame do sonic, mas eu cloquei as velocidades tipo 40, 30 isso causa algum bug?
avatar
Ícaro Robotnik

Data de inscrição : 01/11/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 2
Prêmios : Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração, desaceleração e frenagem. Empty Re: Aceleração, desaceleração e frenagem.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos