Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido] Como checar se está empurrando?
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Como checar se está empurrando?
Tipo, eu quero saber como eu faço para:
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e não estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Entenderam?
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e não estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Entenderam?
Última edição por Ticky em Seg 19 Jan 2009, 20:45, editado 1 vez(es)
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Vc ja deu a resposta. Basta passar para GML.
vou fazer as 2 primeiras pra vc:
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
vou fazer as 2 primeiras pra vc:
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
- Código:
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_parado_esquerda;
}
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Valeu Janx!
Valeu mesmo, pois além de me ajudar, me deu uma tarefa-de-casa pra fazer!
Eu consegui, o código completo é esse:
Valeu mesmo, pois além de me ajudar, me deu uma tarefa-de-casa pra fazer!
Eu consegui, o código completo é esse:
- Código:
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_parado_esquerda;
}
if !place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = parado_esquerda;
}
if !place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = andando_esquerda;
}
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Viu como é facil?
Ainda mais do modo q vc perguntou
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Ai ja ta a resposta, so q na nossa lingua, so presisa passar para GML e pronto!
Facil neh?
Quando presisar de fazer algo é so escrever exatamente como é e depois passar pra gml =)
Q bom que conseguiu!
FLW!
Ainda mais do modo q vc perguntou
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".
Ai ja ta a resposta, so q na nossa lingua, so presisa passar para GML e pronto!
Facil neh?
Quando presisar de fazer algo é so escrever exatamente como é e depois passar pra gml =)
Q bom que conseguiu!
FLW!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Só que eu não sabia que "!" significa "não" e eu tava trocando "sprite_index=" com "image_index=" XDXDXD
E valeu pela dica de transferir para GML!
E valeu pela dica de transferir para GML!
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
problema bem resolvido, mas um conselho é primeiro checar se a tecla foi ou nao precionada e abrir outro if dentro do outro checando se esta colidiondo com o bloco
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Gusba escreveu:problema bem resolvido, mas um conselho é primeiro checar se a tecla foi ou nao precionada e abrir outro if dentro do outro checando se esta colidiondo com o bloco
bom acredito q nao fassa mta diferença =/
Ou tem diferença =/?
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
a diferença é que voce vai economizar processamento, voce vai reduzir pela metade o numero de checagens, pq se a tecla nao for pressionada ele nem vai checar o proximo IF
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
a, mas a diferença nao eh mta quando sao poucos eventos =/
Flw
Flw
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
Então eu posso usar 4 if's no mesmo code?
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
4? nao...
Seria isso aki o:
if keyboard_check(vk_left)
{
if place_meeting(x,y,objeto_bloco)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
}
(para o primeiro codigo q vc fez)
Flw
Seria isso aki o:
if keyboard_check(vk_left)
{
if place_meeting(x,y,objeto_bloco)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
}
(para o primeiro codigo q vc fez)
Flw
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?
é, para poucas checagens nao faz muita diferença, mas eu sempre cuido isso, tipo, se eu for mudar de sprite, eu checo se a sprite é diferente da quela q ele vai troca, assim ele nao fica o tempo todo trocando, ele só troca uma vez
Tópicos semelhantes
» como checar se um objeto esta na frente?
» [Resolvido]Ajuda rapida checar se player esta na room
» [Resolvido]Como verificar se um objeto está no ar ou se está em cima de um objeto para pular?
» [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão
» [RESOLVIDO]como identificar se o jogo esta minimizado?
» [Resolvido]Ajuda rapida checar se player esta na room
» [Resolvido]Como verificar se um objeto está no ar ou se está em cima de um objeto para pular?
» [RESOLVIDO] Olá ajuda como checar collisão
» [RESOLVIDO]como identificar se o jogo esta minimizado?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|