GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido] Como checar se está empurrando?

3 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Ticky Dom 18 Jan 2009, 14:58

Tipo, eu quero saber como eu faço para:

Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e não estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "parado_esquerda";
Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".


Entenderam?


Última edição por Ticky em Seg 19 Jan 2009, 20:45, editado 1 vez(es)
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Janx Dom 18 Jan 2009, 17:28

Vc ja deu a resposta. Basta passar para GML.

vou fazer as 2 primeiras pra vc:

Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" e eu pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_andando_esquerda";
Se eu estiver colidindo com o "objeto_bloco" mas não pressionar a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "movendo_parado_esquerda";

Código:
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}

if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_parado_esquerda;
}
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Ticky Seg 19 Jan 2009, 19:11

Valeu Janx!
Valeu mesmo, pois além de me ajudar, me deu uma tarefa-de-casa pra fazer! Laughing
Eu consegui, o código completo é esse:
Código:
if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}

if place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = movendo_parado_esquerda;
}

if !place_meeting(x,y,objeto_bloco) && !keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = parado_esquerda;
}

if !place_meeting(x,y,objeto_bloco) && keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index = andando_esquerda;
}
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Janx Seg 19 Jan 2009, 19:13

Viu como é facil?
Ainda mais do modo q vc perguntou

Se eu não estiver colidindo com o "objeto_bloco" e estiver pressionando a tecla "esquerda", ele troca a sprite para "andando_esquerda".

Ai ja ta a resposta, so q na nossa lingua, so presisa passar para GML e pronto!
Facil neh?
Quando presisar de fazer algo é so escrever exatamente como é e depois passar pra gml =)

Q bom que conseguiu!

FLW!
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Ticky Seg 19 Jan 2009, 19:41

Só que eu não sabia que "!" significa "não" e eu tava trocando "sprite_index=" com "image_index=" XDXDXD
E valeu pela dica de transferir para GML!
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Gusba Seg 19 Jan 2009, 20:29

problema bem resolvido, mas um conselho é primeiro checar se a tecla foi ou nao precionada e abrir outro if dentro do outro checando se esta colidiondo com o bloco
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Janx Seg 19 Jan 2009, 21:23

Gusba escreveu:problema bem resolvido, mas um conselho é primeiro checar se a tecla foi ou nao precionada e abrir outro if dentro do outro checando se esta colidiondo com o bloco

bom acredito q nao fassa mta diferença =/
Ou tem diferença =/?
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Gusba Seg 19 Jan 2009, 21:41

a diferença é que voce vai economizar processamento, voce vai reduzir pela metade o numero de checagens, pq se a tecla nao for pressionada ele nem vai checar o proximo IF
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Janx Ter 20 Jan 2009, 01:40

a, mas a diferença nao eh mta quando sao poucos eventos =/

Flw
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Ticky Ter 20 Jan 2009, 10:07

Então eu posso usar 4 if's no mesmo code?
Ticky
Ticky

Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Janx Ter 20 Jan 2009, 12:01

4? nao...
Seria isso aki o:

if keyboard_check(vk_left)
{
if place_meeting(x,y,objeto_bloco)
{
sprite_index = movendo_andando_esquerda;
}
}

(para o primeiro codigo q vc fez)


Flw
Janx
Janx

Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Gusba Ter 20 Jan 2009, 13:48

é, para poucas checagens nao faz muita diferença, mas eu sempre cuido isso, tipo, se eu for mudar de sprite, eu checo se a sprite é diferente da quela q ele vai troca, assim ele nao fica o tempo todo trocando, ele só troca uma vez
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : [Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Como checar se está empurrando? Empty Re: [Resolvido] Como checar se está empurrando?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos