GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Resolvido]Uma melhor opção por favor.

+3
Pit Bull
thundercats
Limalokão
7 participantes

Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Limalokão Sex 13 Jan 2012, 00:46

Olá galerinha, queria saber qual é a melhor opção para esta sugestão: O player compra um pneu de um carro e aquele pneu é o que vai aparecer para sempre até ele comprar um melhor!

1º Guardar em INI? // não acho uma boa ideia
2° Ds_list?
3º Milhoes de variaves?
4º Scripts?

Nesta resposta escolhida como posso fazer? Tenho 4 tipos de pneu uma sub-image para cada pneu =D Att.


Última edição por Soul Limaloko em Sáb 14 Jan 2012, 00:40, editado 1 vez(es)
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por thundercats Sex 13 Jan 2012, 00:55

thundercats
thundercats

Data de inscrição : 20/09/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 161
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://gamemakerhtml5.blogspot.com/p/jogos.html

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Pit Bull Sex 13 Jan 2012, 00:58

Se o seu jogo tiver salve nada melhor que guardar em arquivos(files ou inis),se você tive conhecimento em ds_list e uma boa opção já que parece ser algum tipo de inventario(foi o que eu achei).
Ds_list é mais organizado que variaveis global*
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Mr.Brum Sex 13 Jan 2012, 01:01

Use o game_save , que quando ele carregar o jogo, não só os pneus, mas todos os ítens dele estarão guardados.
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Mannoroth Sex 13 Jan 2012, 01:23

nao precisa de ini nem de list. É simples. Eu ja fiz um joguinho assim. A nave compra motor melhores, escudos cada vez melhores e outras coisas. No teu caso é pneus, entao vou explicar como faz:

Tu cria 4 sprites pneus (spr_pneu1, spr_pneu2, spr_pneu3, spr_pneu4). Aí conforme o pneu que tu tiver atualmente o sprite do obj_pneu vai mudar ne, entao põe no event step:

Código:
if pneu=1 sprite_index=spr_pneu1
if pneu=2 sprite_index=spr_pneu2
if pneu=3 sprite_index=spr_pneu3
if pneu=4 sprite_index=spr_pneu4

Digamos que pra comprar tu tenha que clicar no obj_compra_pneu, tendo q ter no minimo o dinheiro necessario pra comprar (preço do pneu), entao, no event Mouse Left Pressed do obj_compra_pneu bota:
Código:
if pneu=1 and global.dinheiro>=300{ pneu=2;global.dinheiro-=300}
if pneu=2 and global.dinheiro>=600 {pneu=3;global.dinheiro-=600}
if pneu=3 and global.dinheiro>=1200 {pneu=4;global.dinheiro-=1200}

Nesses exemplos, global.dinheiro é a grana q tu tem q ter e o preço do pneu exigido pra poder comprar, e quando compra gasta o dinheiro, claro. Mas e melhor botar as linhas na ordem inversa, pq é arriscado num clique so tu comprar todos os pneus se tiver muito dinheiro, fica assim:
Código:
if pneu=3 and global.dinheiro>=1200 {pneu=4;global.dinheiro-=1200}
if pneu=2 and global.dinheiro>=600 {pneu=3;global.dinheiro-=600}
if pneu=1 and global.dinheiro>=300{ pneu=2;global.dinheiro-=300}
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Limalokão Sex 13 Jan 2012, 01:46

Mannoroh Posso ver seu jogo? é exatamente de nave o que quero fazer mas deve ser diferente =D Obrigado.
Meu caso é o seguinte tenho esses 4 sprites prontos, preciso fazer mais ou menos uma vitrine, para o player olhar o pneu e compra-lo ai como será a compra?
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Mannoroth Sex 13 Jan 2012, 02:41

ve meu jogo, olha o topico dele ai
https://gmbr.forumeiros.com/t11655-projeto-space-ship?highlight=space

edit
...oh nao, nao da pra testar pq o 4shared deletou minha conta em q hospedei o jogo, eu nao sabia q eles deletavam em tao pouco tempo q fiquei sem acessar, perdi muuita coisa;
Eu vo ver se encontro o gmk dele por aqui.
edit
...ih, ta no pen drive msa fica dando erro de recycler, pasta dos projetos virou atalho e nao abre, lol
so se eu programar ele de novo, so leva 1 dia.
Mannoroth
Mannoroth

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D+D
Data de inscrição : 05/10/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 841
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por saim Sex 13 Jan 2012, 09:57

O que eu faço é parecido com o que o Mannoroth faz, mas eu uso arrays. No create do carro, (nave, barco, o que for), eu inicializo as variáveis em arrays:
Código:
sprPneu[0] = spr_pneu_fraco;
sprPneu[1] = spr_pneu_meiaBoca;
sprPneu[2] = spr_pneu_melhorzinho;
sprPneu[3] = spr_pneu_bonzão;
numero_de_pneus = 3
Uso o mesmo raciocínio pra definir atrito de cada pneu (atrito[i] = ...), resistência (resistência[i] = ...), etc.

Nos eventos apropriados (sempre que possível, evito o step, pra economizar processamento), eu defino uma variável (que pode ser global ou local, dependendo da sua paciência):
Código:
pneu_atual = valor; //valor é um inteiro entre 0 e numero_de_pneus
Esse "evento apropriado" pode ser um evento de compra, o começo do jogo, algum upgrade, downgrade, etc.

Daí eu uso essas arrays ao longo do jogo:
Código:
draw_sprite(sprPneu[pneu_atual], image_index, x, y);
velocidade -= atrito[pneu_atual] * constante;
vida_do_pneu -= pancada - resistência[pneu_atual]
//etc

Esse método tem me servido muito bem na hora de rodar o jogo. Pra gravar, também, você só vai precisar armazenar no arquivo o valor de pneu_atual que, uma vez buscado esse valor, a engine se encarrega de fazer ele ter efeito.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Klior Sex 13 Jan 2012, 10:41

Eu faria algo muito mais simples.

Tenho 4 tipos de pneu uma sub-image para cada pneu =D Att.
Faria assim:

Opção A:
Create:
pneu = 0;

Draw:
draw_sprite(spr_pneu, pneu, x, y);

Opção B:
Create:
image_speed = 0;
pneu = 0;
sprite_index = spr_pneu;

Step:
image_index = pneu;


A variável pneu guardaria a sub-imagem da sprite spr_pneu, ou seja, caso pneu = 0, mostraria a imagem do pneu "Esportivo", caso pneu = 1, mostraria a imagem do pneu "Careca" assim por diante...
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Limalokão Sáb 14 Jan 2012, 00:39

Obrigado galera! =D Entendi agora.

saim seu exemplo é bem complexo né! Apenas para jogos de corrida estilo TopGear2 onde ele desenha quando a parte do carro está ficando ruim =D
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por saim Sáb 14 Jan 2012, 11:08

Eu entendi errado, achei que você tinha 4 sprites, não 4 sub-imagens.
Meu exemplo só parece complexo. Na verdade, ele é bem simples, se você quebrar um pouco a cabeça com arrays. Uma vez que você domina arrays, a idéia vem na sua cabeça, querendo ou não.

Bom, como o tópico está resolvido, estou trancando. Se quiser reabrir o tópico, mande uma mensagem para a moderação.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido]Uma melhor opção por favor. Empty Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos