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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Resolvido]Uma melhor opção por favor.
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Pit Bull
thundercats
Limalokão
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Página 1 de 1
[Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Olá galerinha, queria saber qual é a melhor opção para esta sugestão: O player compra um pneu de um carro e aquele pneu é o que vai aparecer para sempre até ele comprar um melhor!
1º Guardar em INI? // não acho uma boa ideia
2° Ds_list?
3º Milhoes de variaves?
4º Scripts?
Nesta resposta escolhida como posso fazer? Tenho 4 tipos de pneu uma sub-image para cada pneu =D Att.
1º Guardar em INI? // não acho uma boa ideia
2° Ds_list?
3º Milhoes de variaves?
4º Scripts?
Nesta resposta escolhida como posso fazer? Tenho 4 tipos de pneu uma sub-image para cada pneu =D Att.
Última edição por Soul Limaloko em Sáb 14 Jan 2012, 00:40, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
acho que esse topico pode te ajudar
https://gmbr.forumeiros.com/t19939-engine-de-compras?highlight=compras
https://gmbr.forumeiros.com/t19939-engine-de-compras?highlight=compras
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Se o seu jogo tiver salve nada melhor que guardar em arquivos(files ou inis),se você tive conhecimento em ds_list e uma boa opção já que parece ser algum tipo de inventario(foi o que eu achei).
Ds_list é mais organizado que variaveis global*
Ds_list é mais organizado que variaveis global*
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Use o game_save , que quando ele carregar o jogo, não só os pneus, mas todos os ítens dele estarão guardados.
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
nao precisa de ini nem de list. É simples. Eu ja fiz um joguinho assim. A nave compra motor melhores, escudos cada vez melhores e outras coisas. No teu caso é pneus, entao vou explicar como faz:
Tu cria 4 sprites pneus (spr_pneu1, spr_pneu2, spr_pneu3, spr_pneu4). Aí conforme o pneu que tu tiver atualmente o sprite do obj_pneu vai mudar ne, entao põe no event step:
Digamos que pra comprar tu tenha que clicar no obj_compra_pneu, tendo q ter no minimo o dinheiro necessario pra comprar (preço do pneu), entao, no event Mouse Left Pressed do obj_compra_pneu bota:
Nesses exemplos, global.dinheiro é a grana q tu tem q ter e o preço do pneu exigido pra poder comprar, e quando compra gasta o dinheiro, claro. Mas e melhor botar as linhas na ordem inversa, pq é arriscado num clique so tu comprar todos os pneus se tiver muito dinheiro, fica assim:
Tu cria 4 sprites pneus (spr_pneu1, spr_pneu2, spr_pneu3, spr_pneu4). Aí conforme o pneu que tu tiver atualmente o sprite do obj_pneu vai mudar ne, entao põe no event step:
- Código:
if pneu=1 sprite_index=spr_pneu1
if pneu=2 sprite_index=spr_pneu2
if pneu=3 sprite_index=spr_pneu3
if pneu=4 sprite_index=spr_pneu4
Digamos que pra comprar tu tenha que clicar no obj_compra_pneu, tendo q ter no minimo o dinheiro necessario pra comprar (preço do pneu), entao, no event Mouse Left Pressed do obj_compra_pneu bota:
- Código:
if pneu=1 and global.dinheiro>=300{ pneu=2;global.dinheiro-=300}
if pneu=2 and global.dinheiro>=600 {pneu=3;global.dinheiro-=600}
if pneu=3 and global.dinheiro>=1200 {pneu=4;global.dinheiro-=1200}
Nesses exemplos, global.dinheiro é a grana q tu tem q ter e o preço do pneu exigido pra poder comprar, e quando compra gasta o dinheiro, claro. Mas e melhor botar as linhas na ordem inversa, pq é arriscado num clique so tu comprar todos os pneus se tiver muito dinheiro, fica assim:
- Código:
if pneu=3 and global.dinheiro>=1200 {pneu=4;global.dinheiro-=1200}
if pneu=2 and global.dinheiro>=600 {pneu=3;global.dinheiro-=600}
if pneu=1 and global.dinheiro>=300{ pneu=2;global.dinheiro-=300}
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Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Mannoroh Posso ver seu jogo? é exatamente de nave o que quero fazer mas deve ser diferente =D Obrigado.
Meu caso é o seguinte tenho esses 4 sprites prontos, preciso fazer mais ou menos uma vitrine, para o player olhar o pneu e compra-lo ai como será a compra?
Meu caso é o seguinte tenho esses 4 sprites prontos, preciso fazer mais ou menos uma vitrine, para o player olhar o pneu e compra-lo ai como será a compra?
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
ve meu jogo, olha o topico dele ai
https://gmbr.forumeiros.com/t11655-projeto-space-ship?highlight=space
edit
...oh nao, nao da pra testar pq o 4shared deletou minha conta em q hospedei o jogo, eu nao sabia q eles deletavam em tao pouco tempo q fiquei sem acessar, perdi muuita coisa;
Eu vo ver se encontro o gmk dele por aqui.
edit
...ih, ta no pen drive msa fica dando erro de recycler, pasta dos projetos virou atalho e nao abre, lol
so se eu programar ele de novo, so leva 1 dia.
https://gmbr.forumeiros.com/t11655-projeto-space-ship?highlight=space
edit
...oh nao, nao da pra testar pq o 4shared deletou minha conta em q hospedei o jogo, eu nao sabia q eles deletavam em tao pouco tempo q fiquei sem acessar, perdi muuita coisa;
Eu vo ver se encontro o gmk dele por aqui.
edit
...ih, ta no pen drive msa fica dando erro de recycler, pasta dos projetos virou atalho e nao abre, lol
so se eu programar ele de novo, so leva 1 dia.
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Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
O que eu faço é parecido com o que o Mannoroth faz, mas eu uso arrays. No create do carro, (nave, barco, o que for), eu inicializo as variáveis em arrays:
Nos eventos apropriados (sempre que possível, evito o step, pra economizar processamento), eu defino uma variável (que pode ser global ou local, dependendo da sua paciência):
Daí eu uso essas arrays ao longo do jogo:
Esse método tem me servido muito bem na hora de rodar o jogo. Pra gravar, também, você só vai precisar armazenar no arquivo o valor de pneu_atual que, uma vez buscado esse valor, a engine se encarrega de fazer ele ter efeito.
- Código:
sprPneu[0] = spr_pneu_fraco;
sprPneu[1] = spr_pneu_meiaBoca;
sprPneu[2] = spr_pneu_melhorzinho;
sprPneu[3] = spr_pneu_bonzão;
numero_de_pneus = 3
Nos eventos apropriados (sempre que possível, evito o step, pra economizar processamento), eu defino uma variável (que pode ser global ou local, dependendo da sua paciência):
- Código:
pneu_atual = valor; //valor é um inteiro entre 0 e numero_de_pneus
Daí eu uso essas arrays ao longo do jogo:
- Código:
draw_sprite(sprPneu[pneu_atual], image_index, x, y);
velocidade -= atrito[pneu_atual] * constante;
vida_do_pneu -= pancada - resistência[pneu_atual]
//etc
Esse método tem me servido muito bem na hora de rodar o jogo. Pra gravar, também, você só vai precisar armazenar no arquivo o valor de pneu_atual que, uma vez buscado esse valor, a engine se encarrega de fazer ele ter efeito.
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Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Eu faria algo muito mais simples.
Opção A:
Create:
pneu = 0;
Draw:
draw_sprite(spr_pneu, pneu, x, y);
Opção B:
Create:
image_speed = 0;
pneu = 0;
sprite_index = spr_pneu;
Step:
image_index = pneu;
A variável pneu guardaria a sub-imagem da sprite spr_pneu, ou seja, caso pneu = 0, mostraria a imagem do pneu "Esportivo", caso pneu = 1, mostraria a imagem do pneu "Careca" assim por diante...
Faria assim:Tenho 4 tipos de pneu uma sub-image para cada pneu =D Att.
Opção A:
Create:
pneu = 0;
Draw:
draw_sprite(spr_pneu, pneu, x, y);
Opção B:
Create:
image_speed = 0;
pneu = 0;
sprite_index = spr_pneu;
Step:
image_index = pneu;
A variável pneu guardaria a sub-imagem da sprite spr_pneu, ou seja, caso pneu = 0, mostraria a imagem do pneu "Esportivo", caso pneu = 1, mostraria a imagem do pneu "Careca" assim por diante...
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- Javascript
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Obrigado galera! =D Entendi agora.
saim seu exemplo é bem complexo né! Apenas para jogos de corrida estilo TopGear2 onde ele desenha quando a parte do carro está ficando ruim =D
saim seu exemplo é bem complexo né! Apenas para jogos de corrida estilo TopGear2 onde ele desenha quando a parte do carro está ficando ruim =D
Re: [Resolvido]Uma melhor opção por favor.
Eu entendi errado, achei que você tinha 4 sprites, não 4 sub-imagens.
Meu exemplo só parece complexo. Na verdade, ele é bem simples, se você quebrar um pouco a cabeça com arrays. Uma vez que você domina arrays, a idéia vem na sua cabeça, querendo ou não.
Bom, como o tópico está resolvido, estou trancando. Se quiser reabrir o tópico, mande uma mensagem para a moderação.
Meu exemplo só parece complexo. Na verdade, ele é bem simples, se você quebrar um pouco a cabeça com arrays. Uma vez que você domina arrays, a idéia vem na sua cabeça, querendo ou não.
Bom, como o tópico está resolvido, estou trancando. Se quiser reabrir o tópico, mande uma mensagem para a moderação.
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