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Dúvida em relação a troca de sprites

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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 00:31

Pessoal, antes de tudo, vou falar alguns detalhes que podem ser úteis para o entendimento da minha dúvida.

- Meu personagem tem 4 direções (ele tem também as animações de movimento).
- Possuo um outro sprite do mesmo personagem, porém segurando uma arma.

Minha dúvida é a seguinte:

Hoje eu estava tentando fazer com que, quando o personagem encontrar a arma e colidir com ela, ele mude o sprite para o que ele está armado. Porém, eu estava lendo em alguns lugares e fórums em inglês, e muitas pessoas falaram para usar o comando "sprite_index = objeto do personagem armado". Pois bem, tentei isso e não consegui.
Quero lembrar que, pelo que eu entendi, o comando "sprite_index" pode ser utilizado para definir o objeto do personagem, pois assim, após encontrar a arma, o personagem também já teria os comandos definidos, pois é um objeto.

Não sei se ficou confuso demais, mas qualquer coisa eu tento explicar melhor.

Obrigado.
lol xD
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 00:43

Bem "sprite_index" é a sprite a ser exibida em "tal circunstancia"
tipo:

EVENTO DE APERTAR PARA DIREITA:
hspeed = 5
sprite_index = SPRITE DO PERSONAGEM INDO PRA DIREITA

no questão da arma vc cria um evento de colisão com o "OBJETO ARMA" e coloca:

sprite_index = SPRITE DO PERSONAGEM COM ARMA

(e tbm eu tenho quase certeza que vc vai querer que ele pegue a arma uma vez e depois ela suma,então coloca ela pra destruit tbm =D)
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Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 00:54

Então, eu fui no objeto Arma e coloquei um evento de colisão com ele, mas quando o personagem passa por cima da arma, não acontece nada (nenhuma mudança de sprite) e a arma some sem eu ter colocado "instance_destroy". o_o
lol xD
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Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 01:00

Vixi qual o codigo que vc ta usando?
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Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 01:07

Tipo, fiz como você falou:

- Criei a sprite da arma.
- Criei o objeto com a sprite da arma e botei no evento colisão com o personagem "sprite_index = personagem_armado".

O que aconteceu foi o seguinte:

- Coloquei o objeto da arma na Room, mas quando o personagem passava por cima dela, ela sumia do nada, e o sprite do personagem não mudava.

PS: Eu tentei colocar no objeto do personagem desarmado um evento de colisão com a arma, pra ver se era esse o problema, mas o que aconteceu foi que o personagem desaparece enquanto encostado nela. Se sair de perto, a sprite dele volta. D:
lol xD
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Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 01:12

Mas pro personagem armado vc criou um sprite ou obj?


vc tbm marcou solido na obj_arma?
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Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 01:13

Eu tenho o objeto do personagem armado com os seus movimentos.

Não marquei não. Será que esse que pode ser o problema? :O


EDIT:

Marquei como sólido e não adiantou. :/
lol xD
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Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 01:20

Ta ai o problema não era pra criar OBJ era pra criar a sprite!
tira esse obj e dexa só a sprite, ai vc vai ver
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Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 01:25

Não entendi muito bem, mas se eu deletar esse objeto (que tem o gráfico e os movimentos do personagem armado), como que eu vou fazer o personagem armado se movimentar?
lol xD
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Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 01:26

faz isso no personagem normal

Nem sei praque vc faz otro obj pro personagem =D


Última edição por Dark-Yes em Dom 18 Jan 2009, 01:31, editado 1 vez(es)
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Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 01:30

No personagem normal foi onde eu coloquei a colisão com a arma e não deu certo. Você quis dizer pra eu deixar o objeto sem sprite nenhum?
lol xD
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Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 01:32

Não tipo
Vc coloca tudo oque esta no obj(que tem os graficos do persongem armado) no obj normal
não ha necessidade de criar um otro obj
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Mensagem por Janx Dom 18 Jan 2009, 01:47

Nossa seis tao complicando mto o.O

Pelo q intendi, se tem o cara com arma e sem certo?
bom, sendo q o player é um objeto apenas eu faria assim:
create:
Código:
estado_arma = 0; //sem arma

colisao com a arma (OBS COLOKE UM EVENTO DE COLISAO COM A ARMA NO OBJETO PLAYER!)
Código:
estado_arma = 1; //pego arma
with (other) //destruir arma
{instance_destroy();}

Eventos de andar..
como vc fez para ele andar?
Vc muda o sprite certo para o dele andando SEM a arma?
vc presisa fazer para ele COM e SEM a arma fazendo assim:
Código:

if estado_arma = 0 //sem arma
{
movimentos e mudar sprite SEM arma
}


if estado_arma = 1 //Com arma
{
movimentos e mudar sprite COM arma
}

è dificil explicar =/
+ se tem q comparar se ele esta com arma, e se tiver muda para tal sprite, senao fika no q ta sem arma.
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 01:55

Não tem uma maneira mais fácil? Tipo indicar no sprite_index o objeto do personagem armado ou sei lá?
Por que senão eu teria que ficar criando várias condições (porque o jogo vai ter várias armas). :/

Janx:

Exatamente, possuo o personagem armado e desarmado. No meu jogo, ele começa desarmado, e quando ele colidir com a arma, no caso, ele mudaria de sprite.
Eu estou usando o movimento do meu personagem pelo evento Step, pois ele possui animação.

No evento sprite_index não deveria, ao indicar um objeto, o mesmo funcionar? Pois algumas pessoas dizem que funciona, mas comigo não adiantou. :/
lol xD
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por Janx Dom 18 Jan 2009, 02:00

como vc ta fasendo o movimento? vc disse q é no step, intao deve ser algo como:

if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -2;}
if keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 2;}

e blablabla
assim neh?
intao fassa assim:

Create:
Código:
estado_arma = 0; //sem arma

colisao com a arma
Código:
estado_arma = 1; //pego arma
with (other) //destruir arma
{instance_destroy();}

Agora a parte legal! XD
No step, ou onde vc fez o movimento, supondo q seja como eu disse antes:
Código:
if estado_arma = 0 //sem arma
{
 if keyboard_check(vk_right)
  {
  sprite_index = andando_sem_arma_direita
  hspeed = 2;
  }
  // e o mesmo para os outros lados, mudando o sprite index para o sprite do
  // seu devido lado. E o que esteja sem arma
}

if estado_arma = 1 //COM arma
{
 if keyboard_check(vk_right)
  {
  sprite_index = andando_com_arma_direita
  hspeed = 2;
  }
  // e o mesmo para os outros lados, mudando o sprite index para o sprite do
  // seu devido lado e oque tenha arma.
}
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 02:16

Não deu certo. :/

Esse tal de sprite_index não pode ser igual a um objeto? Fica muito confuso e difícil dessa maneira. Eu lembro que eu tinha conseguido isso uma vez, mas agora não to conseguindo mais. :/
Se fosse algo tipo "sprite_index = obj_personagem_armado" seria mais fácil, porque dai já teria os movimentos definidos.
lol xD
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por Janx Dom 18 Jan 2009, 02:19

nao cara, o sprite index muda a sprite do objeto!
intao tem q ser uma sprite! nao um objeto!

So tem um objeto, o 'jogador'
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 02:23

Eu tentei aqui mudar a sprite no evento Key Press Space (independente de onde o personagem estiver olhando) e também não funcionou. Isso tá muito estranho....
lol xD
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por Dark-Yes Dom 18 Jan 2009, 02:23

Vc vai ter que criar um evento no obj_PLAYER(o seu joigador ou personagem etc..) normal como se fosse criar um evento pra ele andar só que agora é pra ele "atirar" ( e ai precisar das sprites dele tipo: atirando_direita,atirando_esquerda,andandocomarma_direita,andandocomarma_esquerda etc...



OQUE ESTA ACONTECENDO QUE ESTA ESTRANHO?
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Dúvida em relação a troca de sprites Empty Re: Dúvida em relação a troca de sprites

Mensagem por lol xD Dom 18 Jan 2009, 02:25

Então, eu tenho todas essas sprites, mas eu tentei o código que o Janx passou e não funcionou! To tentando a 2 dias sem parar e não consigo! ;_;
lol xD
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