Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Tutorial] Caixa de texto com barra de rolagem, sem dll
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Caixa de texto com barra de rolagem, sem dll
Caixa de Texto
com barra de rolagem
com barra de rolagem
Requerimentos: Game Maker 8.0 lite ou superior
Nível de Dificuldade: Intermediário
É um sistema fácil de ser usado.
Ao final do tutorial sua a caixa de texto ficara assim:
- Spoiler:
Junte os recursos!
Primeiro crie uma sprite e nomeie com spr_seta, e ponha essa imagem nela:
Depois crie a spr_seta2:
ou crie elas, no tamanho 16x16 com a origem em 0x0.
Agora vamos criar os scripts:
- Código:
text_box_create//Inicia as variáveis
text_box_input//Detecta as letras a serem usadas na caixa
text_keys//Atribui espaços, nova linha, e a barra de rolagem
text_box_draw// Desenha tudo
Ponto todos os recursos foram criados.
Atribuindo as funções dos scripts
Abra o script text_box_create e nela ponha:
- Código:
index=1//Serve para indicar a linha em que esta digitando
str=""//É a variável em que armazena tudo que foi desenhado
g[index]=''//Detecta o numero de letras em uma linha
/*Aqui são as dimensões da caixa e sua posição x e y */
width=argument2
height=argument3
x=argument0
y=argument1
/*-------------------------------------------------*/
barra_de_rolagem=argument4//Armazena se a caixa vai ter a barra de rolagem
tahoma=font_add("Tahoma",12,0,0,0,255)//Inicia a fonte
barra=y+5//Posição inicial da barra
ponteiro="|"//É o ponteiro quando você digita, que fica piscando
in=0//Para contar o tempo do ponteiro piscar
Agora abra o text_box_input e coloque:
- Código:
if string_width(g[index]) < width - 17/*Se o numero de caracteres em uma linha não estiver cheio (Se houver bugs da palavra passar da caixa diminua 17 por menos )*/
{
str+=keyboard_string//Adiciona a caixa a letra em que você digita
g[index]+=keyboard_string//Adiciona ao contador
keyboard_string=''//Apaga as teclas do teclado
exit//SAI!!!!!
break//FREIA!!!!
}
else//Senão
{
index+=1//Adiciona mais 1 na index, ou adiciona mias uma linha
str+='
'//Adiciona mais uma linha na caixa
g[index]="
"//E no contador
}
Agora no text_keys
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_backspace)// Se pressionar o botão de apagar
{
str=string_delete(str,string_length(str),string_length(str))//Deleta a ultima letra
g[index]=string_delete(g[index],string_length(str)-1,string_length(g[index]))//No contador também
}
if keyboard_check_pressed(vk_enter)//Se precionar enter
{
index+=1//Mais uma linha
str+='
'//Mais uma linha na caixa
g[index]="
"//E no contador
}
Ainda no text_keys:
- Código:
if mouse_x>x and mouse_x<x+width
and
mouse_y>y and mouse_y<y+height//Se o mouse estiver dentro da caixa
{
window_set_cursor(cr_beam)//Muda o cursor
}
else//SENÃO
{
window_set_cursor(cr_default)//Fica o padrão
}
if mouse_check_button(mb_left) and barra_de_rolagem=1/*Se pressionar o botão do mouse e a barra estiver ativa*/
{
if mouse_x>x+width
and mouse_x<x+width+16
and mouse_y>y and mouse_y<y+16
//Estiver em cima do botão de rolagem
{
if barra<y+5//Se a barra não tiver o maximo em cima
barra+=5//Aumenta a barra
}
if mouse_x>x+width
and mouse_x<x+width+16
and mouse_y>y+height-16 and mouse_y<y+height
//Estiver em cima do botão de rolagem
{
barra-=5//Diminui a barra
}
}
Pronto a parte mais difícil se foi.
Por ultimo abra o text_box_draw
e nele coloque:
- Código:
draw_set_font(tahoma)//Atribui a fonte
draw_set_color(c_white)//A cor branco
draw_rectangle(x,y,x+width,y+height,0)//Desenha o retângulo da caixa
draw_set_color(c_black)//Cor preto
draw_rectangle(x,y,x+width,y+height,1)//Desenha a borda do retângulo
draw_text(x+5,barra,string(str)+string(ponteiro))//Desenha o texto mais o ponteiro
/*Desenha aquelas setas para a rolagem*/
if barra_de_rolagem=1//Se a barra estiver ativa
{
draw_sprite(spr_seta,-1,x+width,y)//Seta de cima
draw_sprite(spr_seta2,-1,x+width,y+height-16)//Seta de baixo
}
ainda no text_box_draw
- Código:
/* Desenha uma barra em volta da caixa de texto
para esconder as strings fora da caixa de texto, esse é o segredo o.O*/
draw_set_color(background_color)//Cor de fundo
draw_rectangle(0,0,room_width,y,0)//Desenha o retângulo de cima
draw_rectangle(0,room_height,room_width,y+height+1,0)//E o de baixo
Agora vamos criar o ponteiro, essa parte não é obrigatória para o funcionamento, mias se quiser algo profissional, é bom, ainda naquele script:
- Código:
if !keyboard_check(vk_anykey)//Se não pressionar qualquer botão
in+=1//Adiciona mais 1 na contagem de tempo
else//Senão
ponteiro="|"//Acaba com a animação do ponteiro
if in=30//Se a contagem de tempo chegar a 30, ou um segundo
{
if ponteiro="|"//Se o ponteiro for '|'
{
ponteiro=""//O ponteiro é ''
in=0//Reinicia a contagem de tempo
exit//SAI!!!!
break//FREIA!!!
}
if ponteiro=""//Se for ''
{
ponteiro="|"//Ponteiro é igual a '|'
in=0//Reinicia a contagem de tempo
exit//SAI!!!!
break//FREIA!!!!
}
}
Fazendo acontecer!
Pronto todos os scripts prontos, agora crie um objeto.
no create ponha:
- Código:
text_box_create(30,50,480,360,1);
no draw:
- Código:
text_box_input();
text_keys();
text_box_draw();
Pronto teste e veja o que aconteceu!
O texto todo foi armazenado na variável str.
Faça o que quiser com ela
FLWS
Re: [Tutorial] Caixa de texto com barra de rolagem, sem dll
VLW cara essa caixa é para o meu GM PSP.TRFN escreveu:Belo tutorial lucas.
Gostei do modo que você usou os scripts,facilitou muito.
O mais legal é o modo que você usa as funções de draw.
Parabéns.
Como era bem difícil achar um tutorial sobre isso, decidi fazer
FLWS
Tópicos semelhantes
» [pedido resolvido] Dll ou Script pra caixa de texto com barra de rolagem vertical
» [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
» Texto de Rolagem
» barra de rolagem para room?
» barra de rolagem atrapalhando a jogabilidade
» [XCREATOR] [TUTORIAL] Caixa de Texto avançada
» Texto de Rolagem
» barra de rolagem para room?
» barra de rolagem atrapalhando a jogabilidade
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|