GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

+3
PedroX
joao truzzi
Lukbebalduke
7 participantes

Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por Lukbebalduke Sáb 07 Jan 2012, 21:04

Blocos unidos jamais seram vencidos !


Já se perguntaram por que todos os jogos de plataforma da GMBR tem sempre a mesma coisa quando se trata de blocos ? Então resolvi dar um pouco de ateção a eles e não a player dessa vez ! Então se quiser transformar esses blocos:
[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Tuto_110
nesses blocos:
[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Tuto_210
Continue lendo !

Requerimentos
Conhecimento do place_meeting
Dessas sprites:
Código:
http://www.4shared.com/rar/A_K_mgxt/blocos.html
Conhecimento do create e do plano cartesiano de programação
Ter o conhecimento do ! (not)

Começando

Crie o obj_bloco coloque qualquer sprite quadrada nele.
Ele vai ter muitos codigos no create, caso quera diminuir os codigos e as sprites é só ter um bom conhecimento de image_angle e adaptar o codigo. No create vamos começar chegando se tem alguem em volta em todas as faces e se não tem ninguem em todas as faces Para fazer o spr_a1 e spr_b1

Vamos começar com o a1

Código:
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_a1)
}

Ai da para perceber que ele checa se não tem ninguem em todos os lados, ai ele muda a sprite

Agora o b1 é a mesma coisa só que sem os nots:

Código:
if place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_b1)
}

Agora vamos checar se só tem uma face sem ninguem para fazer os cs (c no plural).

Código:
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and  place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_c1)
}
if  place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_c2)
}
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_c3)
}

Como vc viu eles usam os mesmo principios. Mas e o c4 ? (explodio kkk) Se vc entendeu vc da conta de fazer o c4 né ?

Agora vamos programar os ds (d no plural), que vai checar se tem 2 faces com e 2 faces sem, mais sem serem opostas (a sem ser oposta a sem) pois isso é papel dos fs (f no plural):

Código:
if  place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and  place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_d1)
}
if  place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_d2)
}
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_d3)
}

o d4 tbm é por sua conta. Agora vamos aos es (e no plural) que checa se só tem 1 face vazia:

Código:
 if  place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and  place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e1)
}
if  place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and  place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e2)
}
if  place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and ! place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e3)
}
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and  place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_e4)
}

Não, não precisa fazer o e4. Agora vamos aos fs (f no plural) que checam se tem duas faces com e duas face sem. Mais opostas, a sem oposta a sem e a com oposta a com
Assim:

Código:
if ! place_meeting(x-1,y,obj_bloco) and ! place_meeting(x+1,y,obj_bloco) and  place_meeting(x,y-1,obj_bloco) and  place_meeting(x,y+1,obj_bloco)
{
sprite_index=(spr_f1)
}
A f2 é por sua conta !

Espero que goste do tutorial lembrando que se melhorar as sprites fica show !



Última edição por pinpi em Sáb 07 Jan 2012, 23:56, editado 3 vez(es)
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por joao truzzi Sáb 07 Jan 2012, 21:57

cara, muito legal o seu tuto sobre os blocos o meu ficou igual ao seu,
vai ser muito util para jogos de plataforma ou labirinto entre outros,
ta de parabens
joao truzzi
joao truzzi

Data de inscrição : 19/09/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 24
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por PedroX Sáb 07 Jan 2012, 22:15

Ficou bom o tutorial.
Aprovado.
No entanto, arrume os erros ortográficos no titulo:
Blocos unidos jamais serão vencidos

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6086
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por Tedi Ripper Dom 08 Jan 2012, 00:29

kk, eu ja fiz isso com os tiles do mario:
Antes
[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Antes

Depois
[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Screenshot101
-edit-
ops, enviei sem querer =P

Legal seu tuto cara, mas dava pra explicar melhor.
flw
Tedi Ripper
Tedi Ripper

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 21/11/2010
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por Lukbebalduke Dom 08 Jan 2012, 19:29

Pedro:

Já arrumei

Tedi:

Ficou muito legal seu exemplo !
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por charlles.rafael Qua 01 Jan 2014, 17:11

cara parabens pelo tutorial, por encrivel que pareça eu fiz o meu editor de mapas assim :https://gmbr.forumeiros.com/t27311-editor-de-fases-que-exporta-pra-mapamap

e juro que nao tinha visto seu post ate hoje, cara parabens o tutorial esta muito bom
charlles.rafael
charlles.rafael

Data de inscrição : 30/09/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 82
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://charllesrafael.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por glasdou Qua 01 Jan 2014, 18:33

bom tutorial mas eu acho que seria mais facil criar um obj_bloco transparente e usar tiles-set
glasdou
glasdou

Data de inscrição : 21/11/2013
Reputação : 3
Número de Mensagens : 95
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por AG Hydra Qui 09 Jan 2014, 07:17

Ae mano parabéns o tutorial foi ótimo, e obrigado por compartilhar antes não sabia utilizar o comando "place_meeting" graças a você eu sei agora e vai ser muito útil para iniciantes na area. valew  cheers 
AG Hydra
AG Hydra

Data de inscrição : 23/04/2012
Reputação : 12
Número de Mensagens : 141
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por Lukbebalduke Qui 09 Jan 2014, 14:35

glasdou escreveu:bom tutorial mas eu acho que seria mais facil criar um obj_bloco transparente e usar tiles-set

Isso pode ser util no GMS Free onde você tem um número de tiles limitadas.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos ! Empty Re: [Tuto] Blocos unidos jamais serão vencidos !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos