Como armazenar dados de instancias?
em Sab 07 Jan 2012, 14:29
Estou criando um projeto, no qual criei 1 objeto q representará todos os inimigos, cada instancia desde objeto será um "jogador cpu", bem, tá mto complicado fazer isso, pois acho q eu deveria usar bibliotecas de scripts e bancos de dados pra cada jogador cpu ter:
Dinheiro, pontos, vida, armas, e bonus(poderes)
o jogo é estilo Deathmatch, e eu preciso fazer com q quando a instancia perder todo seu HP, ela seja destruida e após 3 segundos a MESMA instancia "renasça", não consegui fazer ela renascer com o mesmo ID. :/
Alguem sabe como eu poderia criar um banco de dados ou biblioteca de scripts pra fazer isso de um modo em q eu possa ter infinitos inimigos? Vlw GMBR sempre me ajudando hehe
!!
Edit: se n tiverem entendido oq eu quiz dizer, basta lembrar dos bots do CS, cada bot tem sua grana, sua arma, seus itens, sua vida e renascem logo após terminar o round
Dinheiro, pontos, vida, armas, e bonus(poderes)
o jogo é estilo Deathmatch, e eu preciso fazer com q quando a instancia perder todo seu HP, ela seja destruida e após 3 segundos a MESMA instancia "renasça", não consegui fazer ela renascer com o mesmo ID. :/
Alguem sabe como eu poderia criar um banco de dados ou biblioteca de scripts pra fazer isso de um modo em q eu possa ter infinitos inimigos? Vlw GMBR sempre me ajudando hehe

Edit: se n tiverem entendido oq eu quiz dizer, basta lembrar dos bots do CS, cada bot tem sua grana, sua arma, seus itens, sua vida e renascem logo após terminar o round

- Ranking :
Número de Mensagens : 2184
Insígnias de JAM :x 0
x 0
x 0
Reputação : 106
Prêmios: 0
: 0
Re: Como armazenar dados de instancias?
em Sab 07 Jan 2012, 14:44
Nem tudo é instance_destroy()
Em vez de destruir, simplesmente leve o objeto para sua posição inicial quando foi criado.

Dava pra você por os dados de cada instância numa ds_map e ler quando o jogo iniciar... só não tenho em mente como o jogo vai saber qual pertence a quem

- Código:
x = xstart;
y = ystart;

Dava pra você por os dados de cada instância numa ds_map e ler quando o jogo iniciar... só não tenho em mente como o jogo vai saber qual pertence a quem

em Sab 07 Jan 2012, 14:47
hmm, no caso então xstart e ystart levaria a instancia pra onde ela foi criada? mas não haveria nenhum delay entre a morte do jogador cpu e o respawn do mesmo...?
- Ranking :
Notas recebidas : C
Número de Mensagens : 820
x 0
x 0
Reputação : 29
em Sab 07 Jan 2012, 14:58
Não, mas seria possível que quando a instancia perdesse todo seu hp, ela fosse invisível e desativada? Dai você poderia criar um alarme com o tempo e só então jogar a instancia no ponto de inicio, visível e reativada?
Teria que ser outro objeto cuidando do hp dela...
É um ponto de partida... :oops:
- Código:
if hp<=0 {
alarm[0]=room_speed*3;
visible=false;
instance_deative();
Teria que ser outro objeto cuidando do hp dela...
É um ponto de partida... :oops:
- Ranking :
Número de Mensagens : 2184
x 0
x 0
Reputação : 106
em Sab 07 Jan 2012, 15:03
Bom, pensei que você fosse fazer isso! Afinal eu só dei um exemplo de uso, obviamente você usará alarms para tal efeito.mas não haveria nenhum delay entre a morte do jogador cpu e o respawn do mesmo...?
@Tio Max
Não invisível e desativada CRP, mas sem entrada de comandos e caida no chão

Porém, você é intangível e os outros participantes não podem te ver, apenas você. E aí? Como vamos programar isso? Tenho algo em mente, mas primeiro vou fazer uns testes aqui.
em Sab 07 Jan 2012, 15:09
ss to fazendo uns testes num objeto q seria o "JOGADOR" mesmo, como se fosse o "dono" do boneco... jaja digo se deu certo e como eu fiz !!
vlw
xD
Edit: bom, não deu o xstart e ystart nao... eu tentei desativar, beleza, mas quando eu tento reativar da tal instancia não da certo pois ela não existe mais O.o, mesmo atraves de outro objeto

xD
Edit: bom, não deu o xstart e ystart nao... eu tentei desativar, beleza, mas quando eu tento reativar da tal instancia não da certo pois ela não existe mais O.o, mesmo atraves de outro objeto
- Ranking :
Notas recebidas : C + B + A + A
Número de Mensagens : 1846
x 0
x 0
Reputação : 254
Prêmios: 2
: 1
em Sab 07 Jan 2012, 16:59
É só criar uma variavel para checar se o objeto está "ativado" ou não. Caso ele esteja desativado, você o deixa invisivel (visible=false) e impede os movimentos dele. Por exemplo:
if ativado=true{
//Movimentos, etc...
}
Esta é uma forma meio "gambiarra" de fazer. Mas, você também pode, ao destruir o objeto, criar um objeto resposavel por criar um novo!
Espero que tenha ajudado.

if ativado=true{
//Movimentos, etc...
}
Esta é uma forma meio "gambiarra" de fazer. Mas, você também pode, ao destruir o objeto, criar um objeto resposavel por criar um novo!
Espero que tenha ajudado.

em Dom 08 Jan 2012, 16:15
hmm, sim, ja tinha pensado em algo deste tipo, bom, ele ficar invisivel e não mover-se da certo, o problema é q o modo q eu fiz de os outros "bots" verem ele na room, mesmo com ele invisivel eles veriam ele e atirariam, a menos q... eu não conheço, mas tem algum codigo q deixa ele "invulneravel" ou "incolidivel" ? algo q desative todos os eventos de colisão... rs
- Ranking :
Notas recebidas : C + B + A + A
Número de Mensagens : 1846
x 0
x 0
Reputação : 254
Prêmios: 2
em Dom 08 Jan 2012, 16:19
Você pode fazer com que os inimigos verifiquem se a variável "ativado" do objeto que ele vai atirar está como true, senão, ele não faz nada.
Por exemplo, no evento de colisão com o objeto desativado:
É algo bem simples de se fazer, porém, é um pouco trabalhoso pois deve-se constantemente checar o estado da variável "ativado".
Se tiver duvidas, é só falar!

Por exemplo, no evento de colisão com o objeto desativado:
- Código:
if other.ativado=true{
//Ação
}
É algo bem simples de se fazer, porém, é um pouco trabalhoso pois deve-se constantemente checar o estado da variável "ativado".
Se tiver duvidas, é só falar!

em Dom 08 Jan 2012, 16:35
hmmm, vlw tentarei isso... jaja posto um edit pra dizer se deu
vlw

Permissão deste fórum: