Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

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Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

Mensagem por valfogo em Sex 16 Jan 2009, 22:15

Bom, Aki esta a segunda parte do tutorial Smile

espero ajudar Razz

Bom gente... na aula passada, demos o movimento e fizemos uma variavel
que nakele momento foi inutil notaram?

pois é, aki saberemos para que ela foi criada Smile

Bom, vamos começar adicionando um objeto...
Procure algo que você ache que pode ser tipo algo que te danifique....

eu vou pegar uma Bola vermelha que se encontra em
"Diretorio do GM\Sprites\Maze\Ball_red;

nomeie o Sprite de "damage_spr" (sem aspas claro,
OBS:por agora, e daki pra frente, utilize o nome das sprites sempre
com letras Minusculas para facilitar nossa vida nos scripts)
e crie um objeto com essa sprite chamando-o de "Damage"
Crie mais um Objeto chamado "DRAW", ele não sera visivel,
então não é nescessário Sprites para ele ;)

Acho que deu pra entender pra que vai servir o exemplo das "vidas" neh?
e tambem para que vai servir o objeto Damage, que na tradução
é dano, algo do tipo...

deixe o nosso obj(Objeto daki pra frente) Damage kieto por enquanto.
vamos para Obj DRAW Smile
Crie o Evento "Draw", e Aplique o "Execute Code" no Draw;
escreva o seguinte codigo:
Código:

draw_healthbar(10,10,100,25,vida,c_black,c_red,c_blue,180,true,true)

E aplique para agir com o Obj Player como A seguinte Figura;

http://s563.photobucket.com/albums/ss71/perfectp7/?action=view&current=TUTO2.jpg

leram a ideia para o futuro, quando vcs souberem mexer mais com Scripts neh ?

beleza...
aki, desenhamos uma barra de sangue... se vocês derem play, veram que tera uma barra
com um tekinho de life... sim isso foi por querer, para vocês notarem Smile
jaja eu explico como manipular isto, acho que vcs jah pensaram nisso Razz

agora vamos explicar o codigo:

Código:

(DESENHE A BARRA DE SANGUE(começando da posição x10, e da posição y10, até a posição x100, até a posição y25, "QUAL VALOR, OU VARIAVEL", COR PRETA NO FUNDO, SANGUE 0% VERMELHO, SANGUE 100% AZUL,
indo na direção 180 (-->), Ver o fundo (true = Sim false = não),
Ver borda (true = Sim false = não))

Lembrando que Y seria altura, e X largura...
(vai saber se todos sabem neh Razz)

bom, agora acho que entenderam pra que serve o Draw_Healthbar.
agora vamos voltar ao obj Player.
no Player, vamos adicionar o Evento "Collision" com o Obj Damage, aplique o "execute code"
no Evento, e escreva:

Código:

instance_destroy()

E Peça para agir com "Other", para quando ser deletada a instance, não delete às com nome
iguais...
e adicione outro "Execute Code":

Código:

vida -= 1

e Agir em Self, para retirar o valor da vida, gerada pelo Obj Player Smile
Faça uma room, com Objs Damage, DRAW e o Player...

Ande com o Player até o Damage, e você verá que diminuirá o Life Smile

por esta parte é só... a 3ª é em breve, agora vamos corrigir 1 errinho Razz
vá no Script do STEP do obj Player, e delete o Script anterior, que fikou mais complicado do que divia (shAiusaHsua)....
e adicione isto:

Código:

if keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 5}
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -5}
if keyboard_check(vk_up)
{vspeed = -5}
if keyboard_check(vk_down)
{vspeed = 5}
if keyboard_check_released(vk_anykey)
{vspeed = 0 hspeed = 0}

Bom gente, como jah tah fikando tarde, eu jah to fikando com soninho, pra num fika falando besteiras, eu vou jogar um Cabalzinho, amanha é a 3ª parte

Ah, tah ai como tem ke fika até o momento ;)
http://rapidshare.com/files/184601985/Aula_GML.rar.html

DUVIDAS? Falae Very Happy

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Re: Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

Mensagem por patoki em Sab 17 Jan 2009, 10:24

Boa, ja aprendi umas coisitas do genero como usar evento draw

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Re: Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

Mensagem por valfogo em Sab 17 Jan 2009, 16:12

jaja mando + 1 parte ;)

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Re: Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

Mensagem por Henrique_GJ em Sex 01 Jan 2010, 20:57

kra, a primeira parte eu entendi, agora a segunda complicou!!!

eu quando não sei fazer uma coisa... como o DRAW, faço umas barganhas usando D&D e funciona!!!

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Re: Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

Mensagem por Mário Valney em Sex 01 Jan 2010, 22:57

Muito bem explicado o tutorial. Vlw.

Ajudou a tirar umas dúvidas...

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Re: Tutorial GML Parte 2, Basico Cont...

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