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CRP-Max, Marlene Capeta

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Transparencia em objeto

em Qua 04 Jan 2012, 11:18
Ola, gostaria de fazer algo no meu game e não sei como.

Gostaria de fazer com que um objeto ficasse com a sprite transparente da metade para baixo.
Fazendo assim tipo aquele efeito de heroi dentro da grama que tem em pokemon.

Se alguem poder me ajudar, agradesso desde já!
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Re: Transparencia em objeto

em Qua 04 Jan 2012, 11:43
Você pode mudar o Depth do player, isso vai fazer ele ficar em cima/em baixo de objetos com um Depth diferente.

Mude isso na própria janela do objeto, aquela que você coloca os eventos.

Acho que o script para diminuir a velocidade você já sabe fazer, hem?

Também tem uma funçãozinha relacionada a isso:

object_get_depth(objeto)
-Retorna o valor Depth do objeto especificado.
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Re: Transparencia em objeto

em Qui 05 Jan 2012, 00:13
não qte algo relaciaonado a Depth, quero algo relacionado a Alpha,
quero mexer na trasparencia das sprites,
só não sei como fazer para apenas metade da sprite ficar transparente.
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Re: Transparencia em objeto

em Qui 05 Jan 2012, 08:54
Não dá pra mexer na metade da sprite. O que se faz nesses jogos que você citou é alterar o valor da depth, como o Davichococat disse.

Bom... Estritamente falando, é possível sim alterar metade da sprite. Você cria uma surface, limpa ela completamente, desenha só metade da sprite, cria uma nova sprite e atribui a nova sprite ao objeto.
É um processo lento demais pra ser usado no step, mas pode ser feito no create ou numa primeira colisão.
Seja como for, não recomendo ir por esse caminho. Mas se você fizer questão, tem um tutorial sobre surfaces na minha assinatura. Misture essas informações com draw_sprite_general e sprite_create_from_surface e você vai conseguir o que quer.
Extrapolando um pouco, o tutorial sobre blend modes também pode ser útil, num futuro próximo. É quase um pecado aprender sobre surfaces sem aprender sobre blend modes.
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Re: Transparencia em objeto

em Qui 05 Jan 2012, 08:57
Tem as funções draw_sprite_part() e draw_sprite_part_ext(), que dá pra desenhar só a metade. Dá uma olhada rápida no help, ela é bem tranquilo de usar.
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Re: Transparencia em objeto

em Qui 05 Jan 2012, 09:53
Faz assim,se tiver dificuldades pra fazer isso faça manualmente,abra o editor de sprites se tiver o pro desenhe manualmente abaixando a opacidade se não faça uma técnica pointilhada , desenhe pixels um transparente e um colorido
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Re: Transparencia em objeto

em Qui 05 Jan 2012, 16:51
pessoal vale pela ajuda de todos
já consegui resolve usando draw_sprite_part()
vlw a todos que me ajudaram
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