Tutorial GML Parte 1, Começando no Basico GML... Coment

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Tutorial GML Parte 1, Começando no Basico GML... Coment

Mensagem por valfogo em Sex 16 Jan 2009, 14:54

Alo gente Happy

Vim aki pra ensinar uma coisa, da qual eu fikei com muitas duvidas quando eu comecei com o GML, num sei se vai fikar sufiscientemente coompriensível... pois então eu espero coments à respeito

Requerimentos: CONHECIMENTO BASICO/ Como criar objeto com Sprite, e criar sprite, adicionar eventos e paciencia Happy

Bom...

todos sabem que temos comandos pré-definidos no GM, e tambem tem as Extensions para facilitar a nossa vida... mais todo bom jogo é sempre por scripts dos quais vcs mesmos façam Happy

para fazer um script é simples; em um evento qualquer, adicione o "Execute Script" que se encontra na aba "control"...

...

" E agora dã??"

Agora só resta saber como ultilizar akele "pedaço de folha em branco"

Nakele doc em branco, a gente vai escrever o que os pré-definidos fazem automaticamente... temos os Condicionais "If" "Else" (se, se não)
As Variáveis, que podemos fazer... como por exemplo:

(Nome da variavel) = (Valor, podendo ser numero, letra, palavras, e tudo que vc quizer)
Vidas = 4

para entender melhor jah podemos fazer um pekeno script de jogo Smile

adicione um objeto Nomeado de Player, com um Sprite Qualquer Nomeado de Player_spr.

(não eskeça: Quando vc for fazer um sprite qualquer, ao concluir, aperte Center nas propriedades do Sprite para centralizar o "alvo" ou "origem")

nesse Objeto Vamos criar os seguintes eventos:

http://i563.photobucket.com/albums/ss71/perfectp7/TUTO1.jpg?t=1232122688

no Evento Create, Aplique o "Execute code" e nele escreva:

Código:
vidas = 3


Facil facil neh Smile

Agora no Evento Step, aplique o "Execute Code" e nele escreva:
Código:

if keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 5}
else {
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -5}
else {
if keyboard_check(vk_up)
{vspeed = -5}
else {
if keyboard_check(vk_down)
{vspeed = 5}
else {hspeed = 0 vspeed = 0}}}}


bom, aki jah complicou um poco neh o.0...

agora me deixa explicar:
no primeiro codigo

onde esta vida, é uma variavel, entom queremos dizer ali que temos 3 vidas
essa é simples. agora a outra....

Temos aki o if, e else que jah foi explicado ali em cima; são condições.
na parte "
Código:
If keyboard_check(vk_right)
{hspeed = 5}

Significa : "
Se ApertaUmaTecla(direita)
{ Mover Velocidade 5 na Horizontal }

Notamos, que apos a condição, temos que mostrar o que ele fara, que seria entre as " { } "

na parte:
Código:
else {
if keyboard_check(vk_left)
{hspeed = -5}

Significa:

Se nao {
Se ApertaUmaTecla(esquerda)
{Mover Velocidade -5 na Horizontal)

Entendemos que se não for apertado para a direita, ele apertara outra...
assim utilizaremos o Else Smile
da mesma forma, se nenhuma tecla for pressionada, no fim do codigo pedimos para não fazer movimento algum:

else {hspeed = 0 vspeed = 0}}}}

Agora note e se pergunte: POR QUE QUE TEM 4 "}" no fim ?
Res: Por que toda ação que abrimos, temos que fechar Razz
nas "IFs" eu fechava logo depois da ação, mais os elses, eu deixei para fechar só no fim
no caso, eu fecho 4 Elses no final....

Bom, essa parte fika por aki, vou continuar à digitar se vcs me disserem que eu devo continuar Happy bounce

DUVIDAS? FALAE Smile
AHh, lembrando que quem quizer dar sequencia, deixe salvo o Projeto Smile

"PARTE2"
http://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/tutorial-gml-parte-2-basico-cont-t2021.htm#16391


Última edição por valfogo em Sex 16 Jan 2009, 22:24, editado 2 vez(es)

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Re: Tutorial GML Parte 1, Começando no Basico GML... Coment

Mensagem por patoki em Sex 16 Jan 2009, 15:49

Tou gostando. ate agora ja conhecia mas se continuar postando continuaçoes deste tuto acho que aprenderei bastante!

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Re: Tutorial GML Parte 1, Começando no Basico GML... Coment

Mensagem por thalesaraujo em Sex 09 Out 2009, 23:48

o tutorial ta otimo. so nao consegui ver os screenshots, pois parece que expirou.

mas valeu.

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Re: Tutorial GML Parte 1, Começando no Basico GML... Coment

Mensagem por VerdiMare em Sab 10 Out 2009, 08:00

Muito bom, agora sei fazer movimenção atraves
de Scripts!

Até mais Surprised

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Re: Tutorial GML Parte 1, Começando no Basico GML... Coment

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