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Problemas com transição de rooms

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Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 01:24

Olá a tds,
Uso o game maker 8.1 free.
Estou e um jogo de quiz e a cada pergunta muda de room e vai pra próxima.
Na última pergunta vai para a room final. Para as transições fiz um script.
Mas, o jogo está fechando qndo a alternativa da pergunta da última room é clicada, ao invés de ir pra room final. Alguém sabe me dizer o pq?
if room == rm_pg20{ // room atual(última)
room_goto(rm_final);
score = 200+score; // pontos, pois essa é a alternativa correta (nesse caso)
}

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por juniorr452 em Ter 03 Jan 2012, 09:29

Eu acho que deve ser um erro na programação de outros itens, tente verificar se a opção "Abort on all error messages" está marcada, se tiver, desmarque-a e antes de fechar o jogo o Game Maker irá exibir onde está o erro

EDIT:

Vi que nesse código está faltando o {
Tente inserir ele depois da primeira linha para que o jogo possa rodar normalmente
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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Convidad em Ter 03 Jan 2012, 09:36

Primeiramente acerte este código seu.
E alem do mais,nunca desative a opção abort all error messages,por que senão fica complicado de identificar erros.

Faça uma correção no seu código.

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 19:44

olá,

Eu não entendi onde meu código está faltando a {
if room == rm_pg20 {
room_goto(rm_final);
score = 200+score;
}

e onde devo modificar!

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 20:09

O Código funciona com tds os rooms, menos para o room final.
Esse script está dentro das alternativas do quiz.

Ex.: se a resposta da pergunta 1 for a letra c, então:
if room == rm_pg1 {
room_goto(rm_pg2);
score = 50;
}
E assim para todas as alternativas.
Só vai pra room final se todas as alternativas estiverem sido respondidas corretamente.

agradeço desde já! Happy
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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por CRP-Max em Ter 03 Jan 2012, 20:14

Sinceramente neste código esta tudo certo, talvez colocar o score antes do room_goto, pois acredito que se ele mudar de room não vai funcionar o score.
Também acho melhor usar o score assim:
score+=200;
Agora em relação a transição da room acontece em que situação?
O que pode ser é que não tenha uma função chamando este script, seria na hora que o jogador acerta a resposta? Veja como o código que chama este script esta.
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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 21:32

Olá,
A transição acontece qndo se clica na alternativa correta ou qndo o tempo acaba.
Esse código é para todas as alternativas, msm q seja a incorreta. Caso seja a alternativa errada vai para proxima room somando 0 ao score anterior.

Só está dando erro na última room. :S
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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por PedroX em Ter 03 Jan 2012, 21:55

Nesses casos, como já disse em outro tópico, o melhor a fazer é ir no objeto em questão e clicar em Show Information, depois copiar tudo e colar aqui no fórum (num post). É um dos melhores modos de 'debugar'.

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 22:04

Código:

//Esse obj_a é alternativa A do quiz e esse código é bem parecido  para outras alternativas.

Information about object: obj_a

Sprite: a
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent: <no parent>
Mask: <same as sprite>

Mouse Event for Left Button:
play sound clicar; looping: false
execute code:

if (room == rm_pg1)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg2)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg3)
{
score = 50+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg4)
{
score = 50+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg5)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg6)
{
score = 100+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg7)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg8)
{
score = 100+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg9)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg10)
{
score = 100+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg11)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg12)
{
score = 150+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg13)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg14)
{
score = 150+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg15)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg16)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg17)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg18)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg19)
{
score = 0+score;
room_goto_next();
sound_discard(time_final);
}
if (room == rm_pg20)
{
score = 0+score;
room_goto(rm_final);
sound_discard(time_final);
}

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por PedroX em Ter 03 Jan 2012, 22:27

Você não precisa por score = 0 + score, é inútil e gasta processamento sem necessidade.

Uma dúvida: o problema só dá ao clicar nas alternativas erradas ou quando clica na certa também?

Que objetos há na última room?
Quais são seus principais códigos?

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 22:39

Dá erro apenas qndo clica nas alternativas incorretas.
Na última room tem os seguintes objetos:
ir ao menu inicial, pontos finais, sair.

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por PedroX em Ter 03 Jan 2012, 22:50

E qual é o código da alternativa correta (da última room)?

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Ter 03 Jan 2012, 22:55

if room == rm_pg20
{
score = 200+score;
room_goto(rm_final_1);
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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por PedroX em Ter 03 Jan 2012, 23:06

O problema está na room rm_final, já que a outra não dá problema.
Veja quais são as diferenças entre elas, porque uma dessas diferenças gera o erro.

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por CRP-Max em Ter 03 Jan 2012, 23:46

Da uma checada no nome que você colocou na ultima room, veja se não tem nenhuma letra em maiúsculo, realmente não vi erro de programação, só pode ser algum erro no nome da room final e talvez você tenha desabilitado o GM na parte de mostrar mensagens de erro, então ele simplesmente fecha o jogo sem aparecer a tela de erro.
Display error messages:
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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qua 04 Jan 2012, 00:22


O ideal é colocar as funções de transição sempre no final do código. Descarte primeiro o som, altere o score e só depois chame a função pra trocar de room..

Quanto ao erro, com certeza deve ser algo na última room. Dá uma olhada nos eventos Create dos objetos que você colocou lá. Ou então pode ser algum recurso exagerado, tipo um background muito grande nessa room!

Boa sorte aí.

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Re: Problemas com transição de rooms

Mensagem por Tatyane Calixto em Sab 07 Jan 2012, 13:01

No game maker q uso não tem tem a última opção: Throw an erro...

eu vi as diferenças entre a rooms e só add um botão para ir pra o menu inicial, se quiser iniciar o jogo.

Resolvi o problema com essa solução.
Obg as tds Happy
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