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[Duvida]Arquivos .ini
2 participantes
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[Duvida]Arquivos .ini
Olá pessoal da GMBR! Então finalmente voltei para tentar solucionar uma duvida minha com arquivos .ini!
Estou trabalhando em um projeto grande, onde a um grande numero de instancias que em todo o jogo quase não são iguais... até ae tudo bem mas então vem a hora de salvar algo para carregar depois em um load. Eu não quero usar o game_save() nem o game_load() do Gamer Maker quero fazer algo só meu um tipo de save/load diferente do padrão do Game Maker, mas então vem a pergunta: Como fazer isso?
Ai entra os arquivos .ini! Queria fazer com que um arquivo .ini armazene esses dados para mim, por exemplo, a estrutura seria assim para cada objeto:
- Mas como eu salvaria todos os objetos em um arquivo assim desse jeito um por um? -
- E depois vem a duvida como o jogo na hora de carregar iria passar de uma sessão para outra criando os objetos? -
Essas são minhas duvidas sobre isso! Espero que possam me ajudar!
Flw!
Estou trabalhando em um projeto grande, onde a um grande numero de instancias que em todo o jogo quase não são iguais... até ae tudo bem mas então vem a hora de salvar algo para carregar depois em um load. Eu não quero usar o game_save() nem o game_load() do Gamer Maker quero fazer algo só meu um tipo de save/load diferente do padrão do Game Maker, mas então vem a pergunta: Como fazer isso?
Ai entra os arquivos .ini! Queria fazer com que um arquivo .ini armazene esses dados para mim, por exemplo, a estrutura seria assim para cada objeto:
[obj1]
x=64
y=128
name=obj_obj1
image_index=1
image_speed=0
solid = true
- Mas como eu salvaria todos os objetos em um arquivo assim desse jeito um por um? -
- E depois vem a duvida como o jogo na hora de carregar iria passar de uma sessão para outra criando os objetos? -
Essas são minhas duvidas sobre isso! Espero que possam me ajudar!
Flw!
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Re: [Duvida]Arquivos .ini
Um início e você organizar como salvar e carregar.
Quero dizer que por exemplo,crie um script que salva e outro que carrega configurações por argumentos.Isso já é um início.
Tente também fazer várias configurações em um só ini .
Por exemplo,tente usar um ini chamado game_saved.ini para salvar todas as vezes que o jogo for salvo (você entendeu alguma coisa ? eu não :p)
E no mais e só sua criatividade que vai o ajudar.
Se quiser algo em especifico me falas.
Flws
Quero dizer que por exemplo,crie um script que salva e outro que carrega configurações por argumentos.Isso já é um início.
Tente também fazer várias configurações em um só ini .
Por exemplo,tente usar um ini chamado game_saved.ini para salvar todas as vezes que o jogo for salvo (você entendeu alguma coisa ? eu não :p)
E no mais e só sua criatividade que vai o ajudar.
Se quiser algo em especifico me falas.
Flws
Convidad- Convidado
Re: [Duvida]Arquivos .ini
Sugiro usar essa estrutura mesmo que você começou.
gravando:
Esse código pra carregar pode ser adaptado pra usar um with(instance_create), o que te permitiria carregar outras informações, como direction, speed, vida, hp, etc.
gravando:
- Código:
//garanta que o arquivo esteja em branco
//(você pode apagá-lo e re-criá-lo)
var i, sectionName;
i=0;
ini_open(arquivo)
with(objeto){
sectionName = "obj" + string(i);
//grava as informações, incluindo o object_index
i += 1;
}
- Código:
//abra o arquivo
var i, sectionName;
i = 0;
sectionName = "obj" + string(i);
while(ini_section_exists(sectionName)){
var xx, yy, tipo;
xx = ini_read_real(sectionName, x, 0); //posição x
yy = ini_read_real(sectionName, y, 0); //posição y
tipo = ini_read_real(sectionName, tipo, 0); //object_index
instance_create(xx, yy, tipo);
//agora, passa pro próximo objeto
i += 1;
sectionName = "obj" + string(i);
}
Esse código pra carregar pode ser adaptado pra usar um with(instance_create), o que te permitiria carregar outras informações, como direction, speed, vida, hp, etc.
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