[Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

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[Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

Mensagem por Tiger em Qua 28 Dez 2011, 13:35

Bom minha dúvida e o seguinte, tem uma forma de o gmk tocar músicas em formatos ogg dentro de uma pasta, e que se as músicas não tiverem lá elas ficam sem tocar só que não da erro, e quando baixar as músicas e colocar nessa pasta, as músicas vão tocar normalmente, isso para facilitar de baixar o jogo e quem quiser baixar as músicas para complementar. Que nem por exemplo no jogo Ragnarok que tem a opção de baixar o jogo separadamente da música.

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Re: [Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

Mensagem por Markituh em Qua 28 Dez 2011, 13:53

Bom, tocar ogg só com DLL. Mas para checar se um arquivo existe, use a função file_exists(). Aí você usa um if junto com essa função, e se retornar true você carrega. Os argumentos são:
Código:
file_exists("endereço do arquivo junto com extensão");
Então, temos uma pasta "music" no diretório do jogo, e vamos checar se dentro dela tem o arquivo da música do menu:
Código:
if file_exists("music\menu.ogg")
{
      // Carrega o arquivo
}
Mas caso queira mostrar uma mensagem dizendo que o arquivo de música não foi encontrado, e onde achar ele, abra uma exceção (else). Ou você pode mandar para um arquivo de log, e avisar o jogador de que "uma ou mais músicas não foram encontradas, continuando o jogo".

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Re: [Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

Mensagem por Tiger em Qua 28 Dez 2011, 15:18

Bom eu fiz assim eu criei uma script chamado somexterno e dentro dele eu coloquei:

Código:
local_=working_directory+"\Gameproject\snd_music1"

if file_exists(local_) {
musica1=sound_add(local_,3,0)
if !sound_isplaying(musica1) sound_play(musica1)}

Ae funcionou, só que eu queria saber como faço com essa script não tocar somente o snd_music1, mas sim poder tocar música diferente quando muda de room, pelo que eu percebi ela apenas toca somente essa.

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Re: [Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

Mensagem por Markituh em Qua 28 Dez 2011, 15:48

Bom, já que você quer tocar uma música diferente, você sabe que tem que usar irandom_range, né? Então faremos "local_" uma array que contém todas as músicas a serem tocadas:
Código:
local_[0] = working_directory+"\Gameproject\snd_music1";
local_[1] = working_directory+"\Gameproject\snd_music2";
local_[2] = working_directory+"\Gameproject\snd_music3";

musica = irandom_range(0, 2);
if file_exists( local_[musica] )
{
    toca_musica = sound_add(local_[musica], 3, 0);
}

if !sound_playing(toca_musica)
{
    sound_play(toca_musica);
}
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Re: [Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

Mensagem por Tiger em Qua 28 Dez 2011, 16:08

Bom eu fui testar aqui foi engano meu de ter pensando que estava tocando a música, emfim...eu não sei muito script, ae eu coloquei esse script e não deu erro nenhum única coisa e que queria saber se eu teria que colocar dentro do code da room ou criar um objeto que toca as musicas, esse random_range é tipo tocar a música aleatóriamente? caso seja eu não quero isso, quero que cada room tenha uma música específica.

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Re: [Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

Mensagem por Markituh em Qua 28 Dez 2011, 17:16

irandom_range gera um numero aleatório entre o primeiro argumento e o segundo. Bom, pensei que era isso que você queria scratch Mas assim, você pode colocar no Creation Code da room (aba settings). Aí só mudar o "local_" pelo arquivo próprio pra aquela room, usando o primeiro código que te passei.
Código:
local_=working_directory+"\Gameproject\snd_music1"

if file_exists(local_)
{
    musica1=sound_add(local_,3,0)

    sound_stop_all() // Para todos os sons
    sound_loop (musica1) // Toca a música com loop (repetição)
}
Como Creation Code é como um evento Create para rooms, fazer sound_isplaying() não vai ter nenhum efeito, se sua intenção era parar sons que estavam sendo executados.

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Re: [Dúvida] Música baixado e tocada fora do gmk

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