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[duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 22:45
Ultima vez(ou n ne? xD) que irei pertuba-los,eu percebi que na yoyo games a jogos com um sistema de invencibilidade:
o personagem toma dano,fica piscando e invencivel por uns segundos.
como que eu faço isso?
eu gostaria muito por no meu projeto tanto nos monstros quanto no personagem.


-grato de novo xD


Última edição por RodrigoOak em Ter 27 Dez 2011, 23:54, editado 1 vez(es)
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 22:56
.Isso é simplesmente uma variavel,nem alarm precisa,pense o seguinte...

.Coloque em create.
Código:
 .Invencivel=0;


.Coloque em step.
Código:
if (invencivel>0)
{
invencivel-=1;
//Aqui se aimage_alpha estiver=0 a resposta sera um e se o alpha for um a //resposta é 0 ai ele fica piscando
image_alpha=(image_alpha=0);
}
else
{image_alpha=1;
}
.Coloque na colisão com o ataque que ele esta levando
Código:
if(invencivel=0)
{
coloque o dano que o ataque faz;
invencivel=room_speed*2 //tempo de invencibilidade no caso 2 segundos
}
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 23:00
ta mais a variavel invencivel,n deveria ser em 'ingles' ja que o game maker e um sorfware de origem norte americana?
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 23:07
.Você sabe o quê é uma variavel?

.É um nome qualquer que você atribui um valor real ou string(texto)
.Você coloca o nome que quiser e da o valor que quiser.

exemplos:
.Se eu colocar em create:
Código:
cinco=4;
.Então cinco vai ser igual a quatro...acho que você deveria ler alguns tutoriais,explicando sobre variaveis...


edit:
Veja esse tutorial do @saim
http://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis#113481


Última edição por Thyago em Ter 27 Dez 2011, 23:14, editado 1 vez(es)
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 23:07
RodrigoOak

o seu nome pode ser uma variavel, qualquer coisa pode ser uma varivel apartir do momento que vc atribui um valor para ela

eu_ja_jantei = 1 // isso é uma variavel com o valor 1 e 1 = igual true e 0 é igual false
Cool

agora o sistema de invencibilidade. eu faria diferente , faria um obj_pisca para substituir o obj_original e no obj_pisca algumas das imagens do sprite teria o alpha diminuido para dar a impressao de pisca e no obj_pisca um cronometro para ele voltar ao obj_original
e o obj_pisca seria invencível !
abs: mais do jeito do Thiago é mais correto!
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 23:35
ok ok ok mais o que eu n entendi dessa coisa de 'variavel' e que a palavra invencivel,seria ao pe da letra o siginicado invecivel?

ou e uma variavel qualquer

por exemplo com a variavel invencivel ela pode ser usada para outra coisa certo?
pelo que pensei que a variavel invencivel seria somente invencivel.

so isso que fiquei na duvida entendeu?
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 23:43
veja uma variavel como um interruptor independente de qual seja o nome quando vc
( liga=1) ele funciona quando des(liga=0) ele não funciona

Veja esse tutorial do @saim
http://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis#113481


Última edição por thundercats em Ter 27 Dez 2011, 23:44, editado 1 vez(es)
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Ter 27 Dez 2011, 23:44
@Thyago escreveu: .Você sabe o quê é uma variavel?

.É um nome qualquer que você atribui um valor real ou string(texto)
.Você coloca o nome que quiser e da o valor que quiser.

exemplos:
.Se eu colocar em create:
Código:
cinco=4;
.Então cinco vai ser igual a quatro...acho que você deveria ler alguns tutoriais,explicando sobre variaveis...


edit:
Veja esse tutorial do @saim
http://gmbr.forumeiros.com/t15113-tutorial-variaveis#113481



outra coisa dos codigos,o personagem so pisca quando atingido,mas n fica invencivel,continua tomando dano
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Qua 28 Dez 2011, 09:26
@RodrigoOak escreveu:ok ok ok mais o que eu n entendi dessa coisa de 'variavel' e que a palavra invencivel,seria ao pe da letra o siginicado invecivel?

ou e uma variavel qualquer

por exemplo com a variavel invencivel ela pode ser usada para outra coisa certo?
pelo que pensei que a variavel invencivel seria somente invencivel.

so isso que fiquei na duvida entendeu?
Pode ser qualquer - QUALQUER - palavra. Nem precisa ser uma palavra de verdade, pode misturar com números, pode fazer um monte de coisas. Tem umas regrinhas (que eu não sei citar), mas em geral, você pode dar o nome que quiser pra variável, assim como pode colocar o que quiser nos comentários. O programa não lê em inglês, ele lê em GML.
Alguns exemplos de nomes pra variável, só pra você saber o quanto é livre:
banana, grrsvPPST, bio1037, misterio_da_meia_noite
Não vou entrar no conceito de arrays, aqui.

Normalmente usamos algumas regras de nomenclatura porque a mente humana não tem memória tão boa quanto a do computador. Então, daqui a uma semana, você volta a mexer nos seus códigos, fica mais fácil se a variável que te deixa invencível for chamada de "invencivel" do que se ela for chamada de "thhurdhs_4loth".
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Re: [duvida] como fazer um sistema de invencibilidade.

em Qua 28 Dez 2011, 10:22
@saim escreveu:
@RodrigoOak escreveu:ok ok ok mais o que eu n entendi dessa coisa de 'variavel' e que a palavra invencivel,seria ao pe da letra o siginicado invecivel?

ou e uma variavel qualquer

por exemplo com a variavel invencivel ela pode ser usada para outra coisa certo?
pelo que pensei que a variavel invencivel seria somente invencivel.

so isso que fiquei na duvida entendeu?
Pode ser qualquer - QUALQUER - palavra. Nem precisa ser uma palavra de verdade, pode misturar com números, pode fazer um monte de coisas. Tem umas regrinhas (que eu não sei citar), mas em geral, você pode dar o nome que quiser pra variável, assim como pode colocar o que quiser nos comentários. O programa não lê em inglês, ele lê em GML.
Alguns exemplos de nomes pra variável, só pra você saber o quanto é livre:
banana, grrsvPPST, bio1037, misterio_da_meia_noite
Não vou entrar no conceito de arrays, aqui.

Normalmente usamos algumas regras de nomenclatura porque a mente humana não tem memória tão boa quanto a do computador. Então, daqui a uma semana, você volta a mexer nos seus códigos, fica mais fácil se a variável que te deixa invencível for chamada de "invencivel" do que se ela for chamada de "thhurdhs_4loth".



Eu sei o que e variavel e que pode ser qualquer coisa.esquece essa coisa do invencivel,ja basta o inimigo/personagem ao tomar dano piscar.

pode trancar o topico
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