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Como fasso água?

em Sex 23 Dez 2011, 23:54
aew galera minha primeira pergunta no forum eu queria saber como que fasso água no game maker 8.1

é que eu estou fazendo um jogo do sonic the hedgehog e eu queria fazer água para o jogo

quem já jogou o sonic sabe como que é a água do jogo agora para quem nunca jogou:

quando o player entra na água fica uns 30 segundos dentro da água antes de morrer afogado

a velocidade do player é reduzida

a gravidade é reduzida

e estas são as características da água que eu não sei fazer Rolling Eyes
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 00:14
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 01:05
tipo eu baixei só que o que eu queria era água para meu jogo e não o luigi nadando mas o efeito desse luigi é bom mas o sonic não é pra nadar é somente para andar debaixo da água mais lentamente e se afogar após 30 segundos o que eu não consigo fazer tambem é uma sprite que combine com água
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 11:42
Para testar se está debaixo d'água, tem vários modos.
Se a água for um objeto, você pode por no sonic:
Código:
if place_meeting(x, y, agua)
{
estou de baixo d'água
}
else
{
nao estou
}

Com base nisso, coloque um tempo de 30 segundos no create.
Depois diminua debaixo d'água. Cheque se o tempo acabou.
Se não estiver, o tempo volta a ser 30.
Tenta ai.

Até mais!
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 13:11
desculpe a minha falta de inteligência mas é que eu comecei a mecher no game maker a algumas semanas...

bom tipo eu coloco o

if place_meeting(x, y, agua)
{
estou de baixo d'água
}
else
{
nao estou
}

no create do sonic?

ai depois como fasso para por o tempo e tals... é nisso que eu fiquei com dúvida
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 13:25
ai depois como fasso para por o tempo e tals... é nisso que eu fiquei com dúvida

Pra isso você pode usar um Alarm. Exemplo:

Código:
if place_meeting(x, y, agua)
{
Alarm[0] = [TEMPO DO ALARME];
}

Depois é só você adcionar um evento alarm, e nele todas as ações que serão executadas depois de tal tempo.
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 13:27
Não pode usar alarm.
O alarm será disparado toda hora e não vai acabar nunca;


Última edição por Pedrø em Sab 24 Dez 2011, 14:44, editado 1 vez(es)
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 14:30
mas tipo estou tentando fazer com alarme ai eu coloquei o código

if place_meeting(x, y, agua)
{
Alarm[0] = [20];
}

botei isso tudo no objeto que representa a água

(não sei se vai ficar 20 segundos)

mas tipo eu queria que depois que ele entrasse dentro da água começasse a contagem para ele morrer, até ai tudo bem mas para ele morrer a água tem que reconhecer que o sonic entrou nela e depois dos 20 segundos substituir o objeto do sonic pelo objeto do sonic morto

entenderam?

e é justo na parte de substituir a sprite ( ou objeto ) que representa o player para a do player morto que eu me complico
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 14:43
Já disse. Não adianta.

Tenta isso:

Create
tempo=30*room_speed;

Step
if place_meeting(x, y, agua)
tempo-=1
else
tempo=30*room_speed;

if tempo<1 instance_change(obj_morto, 0)


Última edição por Pedrø em Sab 24 Dez 2011, 15:04, editado 1 vez(es)
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 15:00
lol tipo pedro o seu método está funcionando só que pela metade, esse método está fazendo com que apareça a sprite do sonic morrendo por toda a tela mas o sonic não morre
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 15:05
Então você terá que explicar mais detalhadamente, ou então colocar o editável para download (ou mandar por mp).
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 15:25
tipo vou explicar melhor

desse método que você disse está funcionando só que está criando uns 30 sprites do sonic morrendo por toda a tela...

eu tava pensando aqui se eu poderia colocar tempo para um código ser executado na água por exemplo

quando o sonic encosta nos espinhos do jogo ele executa este código:

instance_change(obj_sonic_morre,1)

eu não poderia pegar este código e botar tempo para ele ser executado por exemplo

depois de 5 segundos o jogo executa o código instance_change(obj_sonic_morre,1) ai pronto o sonic morre normalmente. porém eu não sei fazer isto No
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 18:38
@matheus870 escreveu:desse método que você disse está funcionando só que está criando uns 30 sprites do sonic morrendo por toda a tela...
Certeza que você usou instance_change e não instance_create?
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 18:53
com certeza eu botei instance_change...

mas eu concertei eu coloquei o código assim:

if place_meeting(x, y, object71)
tempo-=1
else
tempo=30*room_speed;

if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 1)

mas continua criando uns 30 sprites dele morrendo e ele morre uns 2 segundos depois

e otra ele deveria morrer dentro da água mas mesmo depois que ele sai da água ele morre
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 18:59
Não sei se é por causa do perform events, mas faz isso:
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0)
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 19:08
pedro, com o if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0) aparece umas 30 sprites do sonic morto mas ele continua vivo

agora com if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 1) ele morre mas aparece umas 30 sprites dele morrendo e isso aparece até quando ele está fora da água
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 20:14
Manda o editável ou posta todos os códigos relacionados.
Já não sei o que pode ser com esses detalhes.
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 21:10
você quer os códigos relacionados com a água ou com o sonic?
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 22:24
Com o problema.
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Re: Como fasso água?

em Sab 24 Dez 2011, 23:06
olha todos os códigos que podem ter algo relacionado:

a água que está como objeto71

Create >> o execute code: tempo=30*room_speed;


step >> o execute code: if place_meeting(x, y, object71)
tempo-=1*room_speed;
else
tempo=30*room_speed;
if tempo<1 instance_change(obj_sonic_morre, 0)




com o sonic não tem nada relacionado a água
só tem os movimentos, os inimigos, e o básico


quando o sonic morre

obj_sonic_morre

Create >> execute code: //movimento do sonic quando este morre

hspeed = 0;
vspeed = -10;
gravity = 0.3;
sound_play(snd_sonic_morre);

Outside Room >> execute code: if (y > 240)
room_restart()

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