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View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 13:30
Olá pessoa , sabe nas opções da room q tem a view lá?? alguem poderia me esplicar como que coloca isso no codigo , se der esplicando os argumentos?? vlw
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 13:40
Meu Deus...
Você tem a resposta no seu computador! Isso mesmo! Vá lá no manual do GM, vá na seção de GML > Game Graphics > Views.
Lá tem tudo explicadinho, é só por no Google Tradutor (mas eu sei ler inglês não preciso disso, se você sabe, leia também ._.)

!siam étA
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 13:47
Código:
room_set_view(A_SUA_ROOM,1,1,XVIEW,YVIEW,WVIEW,HVIEW,XPORT,YPORT,WPORT,HPORT,HBORDER,VBORDER,HSPEED,VSPEED,OBJ)
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 13:49
room_view_x(view)
room_view_y(view)
acho que é isso
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 13:55
obrigado Lucas 5293 , mas vc poderia me add no msn e me ajudar a usar/??, n entendi os argumentos?? se der gugalaverna@hotmail.com
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 14:00
view_enabled - é uma variável que indica se você está usando as views
view_current - é uma variável que tem como valor a view atual
view_visible[0-7] - variável que indica se a view da array está visivel

As variáveis abaixo indicam a posição e dimensões da view (note que você deve por entre os colchetes um número de 0 a 7 indicando qual view você quer alterar ou ler o valor)

view_xview[0..7]
view_yview[0..7]
view_wview[0..7]
view_hview[0..7]

view_angle[0..7] Muda o ângulo de uma view. Começa em 0.
view_hspeed[0..7]
view_vspeed[0..7]
view_object[0..7] = objeto (a view seguirá ele)

Até mais!
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 14:11
eu nãoto conseguindo :O , tipi assim , eu qro fazer um jeito q se existir o objeto granada a view fica nele , se nao a room fica no player , ai to fazendo assim , if instance_exists(granada)=true{OQ EU PONHO AQ??}

vlw , por favor ajudeem!!
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 14:15
Sempre tive problemas com views... Deixa eu sequestrar o tópico por alguns minutos:

Usei, na primeira room do jogo:
Código:
room_set_width(rmTeste, 400); room_set_height(rmTeste, 150);
E, no create da rmTeste:
Código:
view_enabled = true;
view_visible[0] = true;
view_xview[0] = 0; view_yview[0] = 0;
view_wview[0] = room_width; view_hview[0] = room_height;
view_angle[0] = 0;
Daí, coloco um objeto pra desenhar uns círculos pela room.
Só que estão sendo mostradas elipses, ou seja, a escala em x não é a mesma escala que em y. Só que a largura e altura da room estão deveriam estar exatamente do mesmo tamanho da altura e largura da view. Não?

@The_Game: basta colocar a posição da view relativa à granada, ou seja:
Código:
if instance_exists(granada){
view_xview[0] = granada.x - valor fixo;
view_yview[0] = granada.y - valor fixo;
}
Dependendo do jogo, sugiro mudar só o valor de view_xview.
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 14:35
consegui ;D , mas como troco pelo código o hbor?
meu código
Código:
if instance_exists(granada){
view_xview[0] = granada.x ;
view_yview[0] = granada.y  - 420;
}else{
view_xview[0] = player.x ;
view_yview[0] = player.y - 420;
}
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Re: View... se der ajuda ae

em Qui 15 Dez 2011, 15:41
luiz_eldorado escreveu:Você tem a resposta no seu computador! Isso mesmo! Vá lá no manual do GM, vá na seção de GML > Game Graphics > Views.
Você devia levar o post dele em consideração. Lendo o help você aprende mais do que perguntando aqui (a não ser que encha o fórum de perguntas, o que é desnecessário).

Views no Help:
view_enabled Whether views are enabled or not.
view_current* The currently drawn view (0-7). Use this only in the drawing event. You can for example check this variable to draw certain things in only one view. Variable cannot be changed.
view_visible[0..7] Whether the particular view is visible on the screen.
view_xview[0..7] X position of the view in the room.
view_yview[0..7] Y position of the view in the room.
view_wview[0..7] Width of the view in the room.
view_hview[0..7] Height of the view in the room.
view_xport[0..7] X-position of the viewport in the drawing region.
view_yport[0..7] Y-position of the viewport in the drawing region.
view_wport[0..7] Width of the viewport in the drawing region.
view_hport[0..7] Height of the viewport in the drawing region.
view_angle[0..7] Rotation angle used for the view in the room (counter-clockwise in degrees).
view_hborder[0..7] Size of horizontal border around the visible object (in pixels).
view_vborder[0..7] Size of vertical border around visible object (in pixels).
view_hspeed[0..7] Maximal horizontal speed of the view.
view_vspeed[0..7] Maximal vertical speed of the view.
view_object[0..7] Object whose instance must remain visible in the view. If there are multiple instances of this object only the first one is followed. You can also assign an instance id to this variable. In that case the particular instance is followed.
Autoexplicativo.

[edit]
Agora que vi:
Código:
if instance_exists(granada){
view_xview[0] = granada.x ;
view_yview[0] = granada.y  - 420;
}else{
view_xview[0] = player.x ;
view_yview[0] = player.y - 420;
}

Desse jeito, você está fazendo com que a granada fique sempre na extrema esquerda da tela, porque está posicionando o x da view no x da granada. Assim nem adianta usar view_hborder.
O certo (ou mais apropriado) é você usar view_object com view_hborder e view_vborder.
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