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Mensagem por The_Game Qui 15 Dez 2011, 13:30

Olá pessoa , sabe nas opções da room q tem a view lá?? alguem poderia me esplicar como que coloca isso no codigo , se der esplicando os argumentos?? vlw
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Mensagem por luiz_eldorado Qui 15 Dez 2011, 13:40

Meu Deus...
Você tem a resposta no seu computador! Isso mesmo! Vá lá no manual do GM, vá na seção de GML > Game Graphics > Views.
Lá tem tudo explicadinho, é só por no Google Tradutor (mas eu sei ler inglês não preciso disso, se você sabe, leia também ._.)

!siam étA
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Mensagem por Lucas 5293 Qui 15 Dez 2011, 13:47

Código:
room_set_view(A_SUA_ROOM,1,1,XVIEW,YVIEW,WVIEW,HVIEW,XPORT,YPORT,WPORT,HPORT,HBORDER,VBORDER,HSPEED,VSPEED,OBJ)
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Mensagem por henriquebr Qui 15 Dez 2011, 13:49

room_view_x(view)
room_view_y(view)
acho que é isso
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Mensagem por The_Game Qui 15 Dez 2011, 13:55

obrigado Lucas 5293 , mas vc poderia me add no msn e me ajudar a usar/??, n entendi os argumentos?? se der gugalaverna@hotmail.com
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Mensagem por PedroX Qui 15 Dez 2011, 14:00

view_enabled - é uma variável que indica se você está usando as views
view_current - é uma variável que tem como valor a view atual
view_visible[0-7] - variável que indica se a view da array está visivel

As variáveis abaixo indicam a posição e dimensões da view (note que você deve por entre os colchetes um número de 0 a 7 indicando qual view você quer alterar ou ler o valor)

view_xview[0..7]
view_yview[0..7]
view_wview[0..7]
view_hview[0..7]

view_angle[0..7] Muda o ângulo de uma view. Começa em 0.
view_hspeed[0..7]
view_vspeed[0..7]
view_object[0..7] = objeto (a view seguirá ele)

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por The_Game Qui 15 Dez 2011, 14:11

eu nãoto conseguindo :O , tipi assim , eu qro fazer um jeito q se existir o objeto granada a view fica nele , se nao a room fica no player , ai to fazendo assim , if instance_exists(granada)=true{OQ EU PONHO AQ??}

vlw , por favor ajudeem!!
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Mensagem por saim Qui 15 Dez 2011, 14:15

Sempre tive problemas com views... Deixa eu sequestrar o tópico por alguns minutos:

Usei, na primeira room do jogo:
Código:
room_set_width(rmTeste, 400); room_set_height(rmTeste, 150);
E, no create da rmTeste:
Código:
view_enabled = true;
view_visible[0] = true;
view_xview[0] = 0; view_yview[0] = 0;
view_wview[0] = room_width; view_hview[0] = room_height;
view_angle[0] = 0;
Daí, coloco um objeto pra desenhar uns círculos pela room.
Só que estão sendo mostradas elipses, ou seja, a escala em x não é a mesma escala que em y. Só que a largura e altura da room estão deveriam estar exatamente do mesmo tamanho da altura e largura da view. Não?

@The_Game: basta colocar a posição da view relativa à granada, ou seja:
Código:
if instance_exists(granada){
view_xview[0] = granada.x - valor fixo;
view_yview[0] = granada.y - valor fixo;
}
Dependendo do jogo, sugiro mudar só o valor de view_xview.
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Mensagem por The_Game Qui 15 Dez 2011, 14:35

consegui ;D , mas como troco pelo código o hbor?
meu código
Código:
if instance_exists(granada){
view_xview[0] = granada.x ;
view_yview[0] = granada.y  - 420;
}else{
view_xview[0] = player.x ;
view_yview[0] = player.y - 420;
}
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Mensagem por Igor KinGamer Qui 15 Dez 2011, 15:41

luiz_eldorado escreveu:Você tem a resposta no seu computador! Isso mesmo! Vá lá no manual do GM, vá na seção de GML > Game Graphics > Views.
Você devia levar o post dele em consideração. Lendo o help você aprende mais do que perguntando aqui (a não ser que encha o fórum de perguntas, o que é desnecessário).

Views no Help:
Autoexplicativo.

[edit]
Agora que vi:
Código:
if instance_exists(granada){
view_xview[0] = granada.x ;
view_yview[0] = granada.y  - 420;
}else{
view_xview[0] = player.x ;
view_yview[0] = player.y - 420;
}

Desse jeito, você está fazendo com que a granada fique sempre na extrema esquerda da tela, porque está posicionando o x da view no x da granada. Assim nem adianta usar view_hborder.
O certo (ou mais apropriado) é você usar view_object com view_hborder e view_vborder.
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