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[Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
+2
Ritton
MatheusReis
6 participantes
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 1
[Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Um dos grandes problemas do GameMaker em relação ao módulo 3D é não ter suporte próprio a formatos com suporte a esqueletos e outros tipos de 'novidades'.
Eu não considero o 3D do GM ruim, apenas 'justo'. Portanto, basta tratar com carinho que ele vai te obedecer. XD
Apresento aqui o projeto que venho trabalhando nos últimos 2 dias. Se trata de um programa feito no game maker no qual pode-se criar esqueletos de personagens e criar animações com os mesmos, para que depois, sejam exportados e executados em jogos no GameMaker com o devido sistema.
A adição de ossos ainda é feita por meio de códigos 'colados' (control+V significa para o programa 'executar o código na área de transferencia')
Como ainda não estou disponibilizando-o, mantenham-o como uma 'idéia'(sessão).
Eis aí algumas imagens:
O que acham da idéia?
Eu não considero o 3D do GM ruim, apenas 'justo'. Portanto, basta tratar com carinho que ele vai te obedecer. XD
Apresento aqui o projeto que venho trabalhando nos últimos 2 dias. Se trata de um programa feito no game maker no qual pode-se criar esqueletos de personagens e criar animações com os mesmos, para que depois, sejam exportados e executados em jogos no GameMaker com o devido sistema.
A adição de ossos ainda é feita por meio de códigos 'colados' (control+V significa para o programa 'executar o código na área de transferencia')
Como ainda não estou disponibilizando-o, mantenham-o como uma 'idéia'(sessão).
Eis aí algumas imagens:
O que acham da idéia?
Última edição por MatheusReis em Seg 28 Nov 2011, 23:15, editado 1 vez(es)
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Sinceramente, eu adorei o projeto! Será extremamente útil para quem gosta de trabalhar com 3D no Game Maker além de ajudar bastante na hora da criação dos objetos nesse recurso. Olhando pelas imagens, parece que o projeto está ficando excelente!
Um pergunta: Esse programa terá um interface para iniciantes ou apenas para os que já trabalham com o recurso?Olhando pelas imagens, parece que apenas os que dominam essa parte terão maior facilidade. De qualquer forma, excelente trabalho!
Meus sinceros parabéns!
OFF: Andei entrando naquele seu jogo do Sonic! XD
Um pergunta: Esse programa terá um interface para iniciantes ou apenas para os que já trabalham com o recurso?Olhando pelas imagens, parece que apenas os que dominam essa parte terão maior facilidade. De qualquer forma, excelente trabalho!
Meus sinceros parabéns!
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Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Um mínimo entendimento de 3D é necessário... mas fuçando no programa dará pra entender numa boa. Também pretendo por suporte a modelos 3D no próprio programa(para poder visualizar a animação diretamente com eles).
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Excelente... Já pensei em fazer isso no GM...
Só que aparentemente seu programa está criando apenas poses...
Minha idéia era de criar animações, por frames mesmos!
-Tenho até um projeto parado aqui.
Axo que vc poderia criar este sistema,seje por time_line ou por alarms...
Onde os ossos estariam em rotação de acordo com o a linha do tempo definida,e poderia fazer isso igual ao sistema de animação dos modeladores:
Exemplo:
No frame 1,eu deixo a pose do braço,reto para baixo.
No frame 10,eu deixo a pose do braço a 90º para a direita.
O interpretador iria calcular a quantidade de graus a ser girada,e a quantidade de frames que demorará,isso gerará uma quantidade chamada de Delta-rotação ,que será o valor que ele irá girar a cada frame.
Ficaria muito massa,e objetivo!
*Substitua frames por steps,para adequar ao GM.
Só que aparentemente seu programa está criando apenas poses...
Minha idéia era de criar animações, por frames mesmos!
-Tenho até um projeto parado aqui.
Axo que vc poderia criar este sistema,seje por time_line ou por alarms...
Onde os ossos estariam em rotação de acordo com o a linha do tempo definida,e poderia fazer isso igual ao sistema de animação dos modeladores:
Exemplo:
No frame 1,eu deixo a pose do braço,reto para baixo.
No frame 10,eu deixo a pose do braço a 90º para a direita.
O interpretador iria calcular a quantidade de graus a ser girada,e a quantidade de frames que demorará,isso gerará uma quantidade chamada de Delta-rotação ,que será o valor que ele irá girar a cada frame.
Ficaria muito massa,e objetivo!
*Substitua frames por steps,para adequar ao GM.
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
O sistema de animação está pronto... mas não postei uma sequência.
Não uso alarms nem time lines, é tudo feito por arrays.
O cálculo de subframes é feito dessa forma mesmo.
Tudo está planejado, nada será adicionado ou retirado da prancheta.
EDIT:
Eis aqui uma gif feita a partir do programa, uma animação de 60 frames:
Teitei fazer algo que pareça com um 'dash', dos jogos de Megaman.
Não uso alarms nem time lines, é tudo feito por arrays.
O cálculo de subframes é feito dessa forma mesmo.
Tudo está planejado, nada será adicionado ou retirado da prancheta.
EDIT:
Eis aqui uma gif feita a partir do programa, uma animação de 60 frames:
Teitei fazer algo que pareça com um 'dash', dos jogos de Megaman.
Última edição por MatheusReis em Ter 29 Nov 2011, 10:23, editado 1 vez(es)
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Muito bom o seu programa, e tenho certeza que foi muito difícil programá-lo até a versão em que ele se encontra, pois quando se fala em 3D no GM é meio complicado (A não ser que esteja programando em outra linguagem).
Esse sistema de animação por Bones é bem interessante e não é muito difícil de se utilizar, para quem já mexeu no Pivot não vai ser tão complicado como se imagina.
Tenho uma sugestão. É um tanto meia complicada, mas acho que se ela for posta em prática, o programa vai ficar bem profissional:
Você poderia colocar um modo de criar Bones em modelos 3D já prontos, parecido com o flash - você faz o desenho e cria os Bones para a animação, e no caso do seu programa, carrega um modelo 3D e faz a animação colocando os Bones.
Até!
Esse sistema de animação por Bones é bem interessante e não é muito difícil de se utilizar, para quem já mexeu no Pivot não vai ser tão complicado como se imagina.
Tenho uma sugestão. É um tanto meia complicada, mas acho que se ela for posta em prática, o programa vai ficar bem profissional:
Você poderia colocar um modo de criar Bones em modelos 3D já prontos, parecido com o flash - você faz o desenho e cria os Bones para a animação, e no caso do seu programa, carrega um modelo 3D e faz a animação colocando os Bones.
Até!
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Mais uma vez, isto está nos planos:
"Também pretendo por suporte a modelos 3D no próprio programa(para poder visualizar a animação diretamente com eles)."
Demorei uns 3 dias pra montar... e os únicos problemas que tive foram 'detalhes de cálculo', que foram resolvidos em até 45 minutos...
O único con do programa é so trabalhar com peças, não faz skinning(como nos jogos mais modernos). Mas isso é algo para outro projeto, talvez.
EDIT
Notícias:
-Iluminação adicionada.
-Suporte a modelos(*.d3d) e texturas(*.png,*.jpg,*.bmp,*.gif) externos adicionado.
-Ajustes no cálculo de subframes.
Ainda posso fazer umas correções nas extensões usadas para salvar os ossos e animações, para que os modelos e texturas associados sejam salvos em uma pasta projeto, de onde o arquivo os carregará para o programa e/ou jogo.
"Também pretendo por suporte a modelos 3D no próprio programa(para poder visualizar a animação diretamente com eles)."
Demorei uns 3 dias pra montar... e os únicos problemas que tive foram 'detalhes de cálculo', que foram resolvidos em até 45 minutos...
O único con do programa é so trabalhar com peças, não faz skinning(como nos jogos mais modernos). Mas isso é algo para outro projeto, talvez.
EDIT
Notícias:
-Iluminação adicionada.
-Suporte a modelos(*.d3d) e texturas(*.png,*.jpg,*.bmp,*.gif) externos adicionado.
-Ajustes no cálculo de subframes.
Ainda posso fazer umas correções nas extensões usadas para salvar os ossos e animações, para que os modelos e texturas associados sejam salvos em uma pasta projeto, de onde o arquivo os carregará para o programa e/ou jogo.
Última edição por MatheusReis em Ter 29 Nov 2011, 10:27, editado 2 vez(es)
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Parece diferente...
Eu já tive ideias do tipo, mas nunca saiu de minha cabeça, acho que é porque não experiência necessária, enfim, parece que será algo útil, isto porque não é fácil animar sprites para nossos jogos, isto por falta de um "esqueleto" assim como falou.
Resumindo, espero que está ideia vá a frente.
Edit:
Parece que você add algumas imagens do software, e só para comentar, achei bem legais, se for mesmo imagens do projeto(Eu acredito que seja...), simplesmente Show!
Até!
Eu já tive ideias do tipo, mas nunca saiu de minha cabeça, acho que é porque não experiência necessária, enfim, parece que será algo útil, isto porque não é fácil animar sprites para nossos jogos, isto por falta de um "esqueleto" assim como falou.
Resumindo, espero que está ideia vá a frente.
Edit:
Parece que você add algumas imagens do software, e só para comentar, achei bem legais, se for mesmo imagens do projeto(Eu acredito que seja...), simplesmente Show!
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Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Que bom ver que o projeto teve alguma aprovação... e saber que outros membros viram utilidade. Ainda estou ajustando umas poucas coisas. O projeto está próximo da conclusão, mas ainda falta por um 'help' e montar a engine que carrega o formato de exportação num jogo.
Todas as estruturas que postei são..'de testes'... mas poderão vir junto do programa como exemplo.
Todas as estruturas que postei são..'de testes'... mas poderão vir junto do programa como exemplo.
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Excelente projeto! Além de mostrar a capacidade do seu criador, mostra também o que eu sempre digo, você pode ir bem longe com o GM, depende mais do seu skill como programador do que com o software em si. Espero ver seu projeto completo, não o deixe no limbo ehheheh
flws!
flws!
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Matheus,
Gostaria de saber se poderá postar uma imagem prévia do sistema de esqueleto 2D, pois pelas imagens postadas até o momento, todas são de esqueleto 3D, certo?E outra coisa, o que é aquele esqueleto 3D daquela sua última imagem postada em seu penúltimo post?Eu fiquei analisando e me pareceu mais um "esqueleto sem esqueleto" mesmo não fazendo muito sentido.
Até!
Gostaria de saber se poderá postar uma imagem prévia do sistema de esqueleto 2D, pois pelas imagens postadas até o momento, todas são de esqueleto 3D, certo?E outra coisa, o que é aquele esqueleto 3D daquela sua última imagem postada em seu penúltimo post?Eu fiquei analisando e me pareceu mais um "esqueleto sem esqueleto" mesmo não fazendo muito sentido.
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Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
1- Eu nunca falei de esqueletos 2D. O programa é para criar animações de personagens para jogos (os blocos e ossos podem ser trocados por modelos 3d)
2- Aquele é sim o esqueleto em si, a diferença é que ele não está com os blocos vermelhos. (estes são apenas para visualizar melhor o seu personagem, caso nao tenha os modelos).
2- Aquele é sim o esqueleto em si, a diferença é que ele não está com os blocos vermelhos. (estes são apenas para visualizar melhor o seu personagem, caso nao tenha os modelos).
Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Então eu entendi mal, porque eu havia entendido primeiramente que ele criaria um esqueleto para sprites(Em minha opinião objetos 2D), mas vejo que eu estava errado, mas eu achei estranho...parece que você disse que ele criaria esqueleto para objetos 2D se não me engano, enfim, mesmo assim o projeto continua bom.MatheusReis escreveu:1- Eu nunca falei de esqueletos 2D. O programa é para criar animações de personagens para jogos (os blocos e ossos podem ser trocados por modelos 3d)
2- Aquele é sim o esqueleto em si, a diferença é que ele não está com os blocos vermelhos. (estes são apenas para visualizar melhor o seu personagem, caso nao tenha os modelos).
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Re: [Aplicativo - W.I.P.]M. Esqueleto
Amanhã, se não houverem imprevistos, postarei o programa. Tudo que falta é o editável que carrega as animações no formato final e um dos botões de edição.
O personagem expressa minha alegria de, depois de tanto tempo, completar um projeto.
O personagem expressa minha alegria de, depois de tanto tempo, completar um projeto.
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