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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Movimento de imagem e colisão por GML
2 participantes
Página 1 de 1
Movimento de imagem e colisão por GML
@EDIT
RESOLVIDO
Olá, sou novo aqui no forum (como podem ver, 1 post XD~ hoho).
Sempre encontrei as respostas para as minhas duvidas em tutorias e outros tópicos, mas dessa vez não consegui encontrar nada semelhante :/
Estou travado em uma parte do meu jogo (um shooter espacial em top view)... o caso é este:
Tenho um inimigo, que é uma ovelha, que ao receber o tiro do jogador, deveria liberar um efeito, que no caso seria dar um "stun" na arma, imposibilitando de controlar ela.
Ainda não conheço muito de GML, e tentei de várias formas pelos eventos e nada deu certo.
Tentei criar contadores, tentei criar uma nova imagem que ficaria em cima da arma e assim com essa colisão ela pararia.
Caso tenho ficado meio confuso de entender meu pedido de ajuda, só falar que edito o post resumindo tudo
RESOLVIDO
Olá, sou novo aqui no forum (como podem ver, 1 post XD~ hoho).
Sempre encontrei as respostas para as minhas duvidas em tutorias e outros tópicos, mas dessa vez não consegui encontrar nada semelhante :/
Estou travado em uma parte do meu jogo (um shooter espacial em top view)... o caso é este:
Tenho um inimigo, que é uma ovelha, que ao receber o tiro do jogador, deveria liberar um efeito, que no caso seria dar um "stun" na arma, imposibilitando de controlar ela.
Ainda não conheço muito de GML, e tentei de várias formas pelos eventos e nada deu certo.
Tentei criar contadores, tentei criar uma nova imagem que ficaria em cima da arma e assim com essa colisão ela pararia.
Caso tenho ficado meio confuso de entender meu pedido de ajuda, só falar que edito o post resumindo tudo
Última edição por flavioamc em Qua 07 Dez 2011, 21:51, editado 1 vez(es)
flavioamc- Data de inscrição : 07/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Movimento de imagem e colisão por GML
tem um jeito fácil:
se eu entendi bem, o objetivo é a arma parar de atirar enquanto está perto da névoa né né?
faz o seguinte:
no create da arma/player/objeto que atira você coloca: Stun = false;
No evento de colisão com esta névoa/efeito você coloca: Stun = true;
e no método para atirar(onde tem o botão em que ele atira exemplo:
if keyboard_check(vk_space){instance_create(x,y,obj_tiro)}
você substitui porvocê só coloca o evento do tiro dentro disto:
if stun == false{}
no caso do meu exemplo ficaria:
if stun == false{if keyboard_check(vk_space){instance_create(x,y,obj_tiro)}}
Avisa se der certo e se eu entendí direito!
se eu entendi bem, o objetivo é a arma parar de atirar enquanto está perto da névoa né né?
faz o seguinte:
no create da arma/player/objeto que atira você coloca: Stun = false;
No evento de colisão com esta névoa/efeito você coloca: Stun = true;
e no método para atirar(onde tem o botão em que ele atira exemplo:
if keyboard_check(vk_space){instance_create(x,y,obj_tiro)}
você substitui porvocê só coloca o evento do tiro dentro disto:
if stun == false{}
no caso do meu exemplo ficaria:
if stun == false{if keyboard_check(vk_space){instance_create(x,y,obj_tiro)}}
Avisa se der certo e se eu entendí direito!
Última edição por Thomaz em Qua 07 Dez 2011, 23:07, editado 1 vez(es)
Re: Movimento de imagem e colisão por GML
É mais ou menos isso que vc disse...
Quando o tiro_obj colidir com a ovelha, gostaria de desenhar uma imagem em cima da arma do jogador, tipo um "X" e enquanto esse "X" estiver colidindo com a arma, ela não vai poder atirar.
Acho que está mais fácil de entender agora né?
Não consegui testar o seu codigo, pois não entendi muito bem como aplicar '
Obrigado pela ajuda
@EDIT:
Coloquei essa imagem pra ver se fica mais fácil de entender:
Quando o tiro_obj colidir com a ovelha, gostaria de desenhar uma imagem em cima da arma do jogador, tipo um "X" e enquanto esse "X" estiver colidindo com a arma, ela não vai poder atirar.
Acho que está mais fácil de entender agora né?
Não consegui testar o seu codigo, pois não entendi muito bem como aplicar '
Obrigado pela ajuda
@EDIT:
Coloquei essa imagem pra ver se fica mais fácil de entender:
- Spoiler:
flavioamc- Data de inscrição : 07/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 2
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
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x 0 x 0 x 0
Re: Movimento de imagem e colisão por GML
Ahh, mas quando você quer que ele volte a atirar?
(só fala que depois eu dou um edit... mas qualquer coisa me manda como tá o código ou quais d&d vc ta usando que eu complemento... ou, se quiser, pode me passar a tua gmk que eu tento ajudar. )
mas é a mesma coisa:
no evento create da nave vc coloca um piece of code:
stun = false;
no evento step você coloca:
with(obj_tiro) //substitua pelo nome do objeto tiro{
if place_meeting(x,y,obj_nuvem){//substitua nuvem pelo nome
stun = true
}
}
daí, no evento step(ou no evento do botão de atirar você coloca isto);
if stun = false { instance_create(x,y,obj_tiro)}
ps:você esqueceu de quando ele para de ficar stunado ._. quando você quer que ele pare de ficar stunado?
qualquer coisa me add no msn: thomaz_diniz@hotmail.com eu te explico passo a passo
(só fala que depois eu dou um edit... mas qualquer coisa me manda como tá o código ou quais d&d vc ta usando que eu complemento... ou, se quiser, pode me passar a tua gmk que eu tento ajudar. )
mas é a mesma coisa:
no evento create da nave vc coloca um piece of code:
stun = false;
no evento step você coloca:
with(obj_tiro) //substitua pelo nome do objeto tiro{
if place_meeting(x,y,obj_nuvem){//substitua nuvem pelo nome
stun = true
}
}
daí, no evento step(ou no evento do botão de atirar você coloca isto);
if stun = false { instance_create(x,y,obj_tiro)}
ps:você esqueceu de quando ele para de ficar stunado ._. quando você quer que ele pare de ficar stunado?
qualquer coisa me add no msn: thomaz_diniz@hotmail.com eu te explico passo a passo
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