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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Exemplo] Editor de texto
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
[Exemplo] Editor de texto
Eu já havia postado esse exemplo, mas ele sumiu do fórum, depois daquele problema.
Nome: Editor de Texto
Autor: Pedro.
Créditos: não lembro o nome da pessoa, mas num post dela obtive o script de seleção, que foi adaptado. Deixo claro que não fiz 100% do exemplo.
Controles: Similares aos dos Bloco de Notas.
Descrição: É um editor de texto bem completo. Você pode selecionar o texto, apagar, copiar, colar, mover o cursor com as setas. Parece com o notepad.
Nome: Editor de Texto
Autor: Pedro.
Créditos: não lembro o nome da pessoa, mas num post dela obtive o script de seleção, que foi adaptado. Deixo claro que não fiz 100% do exemplo.
Controles: Similares aos dos Bloco de Notas.
Descrição: É um editor de texto bem completo. Você pode selecionar o texto, apagar, copiar, colar, mover o cursor com as setas. Parece com o notepad.
Última edição por PedroX em Qua 08 Jan 2014, 16:31, editado 1 vez(es)
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Yay
isso é realmente interessante.
sinceramente sempre tive um pouco de dificuldade para criar o sistema de copiar e colar sequencias de characteres, talves pq eu sempre focava em maior desempenho ao inves de melhor maneira.
parabéns é muito engenhoso, só faltou mudar o cursor para cr_beam na area de texto xD
quem sabe podemos desenvolver uma nova versão do gmLibrary, dispensando o uso excessivo de dlls
isso é realmente interessante.
sinceramente sempre tive um pouco de dificuldade para criar o sistema de copiar e colar sequencias de characteres, talves pq eu sempre focava em maior desempenho ao inves de melhor maneira.
parabéns é muito engenhoso, só faltou mudar o cursor para cr_beam na area de texto xD
quem sabe podemos desenvolver uma nova versão do gmLibrary, dispensando o uso excessivo de dlls
Re: [Exemplo] Editor de texto
Valeu.Yay
isso é realmente interessante.
sinceramente sempre tive um pouco de dificuldade para criar o sistema de copiar e colar sequencias de characteres, talves pq eu sempre focava em maior desempenho ao inves de melhor maneira.
parabéns é muito engenhoso, só faltou mudar o cursor para cr_beam na area de texto xD
quem sabe podemos desenvolver uma nova versão do gmLibrary, dispensando o uso excessivo de dlls Happy
Faltou mudar o cursor mesmo...
Vou tentar adicionar alguns controles a mais, para ficar mais parecido com os profissionais.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Meus parabéns cara,para mim tu é um exemplo....
Inclusive até pensava em fazer um pedido aqui no fórum,mas com esse código seu tudo ficou mais claro,mas agora tenho uma dúvida : Como faria para,por exemplo,definir o tamanho máximo de caracteres e o tamnaho máximo da caixa de digitar ?
Se puderes me ajudar...
Mas volto a dizer : Bela engine,realmente muito boa
gostei muito do Ctrl+C é Ctrl+V xD
Inclusive até pensava em fazer um pedido aqui no fórum,mas com esse código seu tudo ficou mais claro,mas agora tenho uma dúvida : Como faria para,por exemplo,definir o tamanho máximo de caracteres e o tamnaho máximo da caixa de digitar ?
Se puderes me ajudar...
Mas volto a dizer : Bela engine,realmente muito boa
gostei muito do Ctrl+C é Ctrl+V xD
Convidad- Convidado
Re: [Exemplo] Editor de texto
Naquele while no step, basta por uma condição para o limite de caracteres, caso ultrapasse, dê um break.
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Ficou muito bom, bem simples para entender só acho que poderia melhorar em uma coisa, desenhar caractere por caractere faz ficar muito lento, tentei editar um texto com aproximadamente 5kb somente e o fps caiu drasticamente de 30 para 6~8, não sei se teria como readaptar para desenhar todos caracteres de uma vez, mais com certeza ficaria melhor, fora isso ficou realmente boa, abraços.
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Re: [Exemplo] Editor de texto
O problema maior seria desenhar a seleção.desenhar caractere por caractere faz ficar muito lento, tentei editar um texto com aproximadamente 5kb somente e o fps caiu drasticamente de 30 para 6~8,
Talvez um dia eu/alguem descubra uma técnica mais eficiente.
Até mais!
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O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Pedrø escreveu:O problema maior seria desenhar a seleção.desenhar caractere por caractere faz ficar muito lento, tentei editar um texto com aproximadamente 5kb somente e o fps caiu drasticamente de 30 para 6~8,
Talvez um dia eu/alguem descubra uma técnica mais eficiente.
Até mais!
Realmente não é nada fácil, eu comecei a 'tentar' fazer um edit box para acrescentar na GmOS API, devido a necessidade de usar em um projeto, mais só vou conseguir engrenar mesmo nisso no ano que vem.
Mais a ideia seria desenhar a seleção linha por linha em um loop, acredito ser a solução mais rápida para isso
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Só que dai, não tem como saber ao certo qual é a posição exata do inicio da seleção e nem do final. Indo letra por letra, basta adicionar o tamanho de cada caractere. Quando alguém descobrir uma forma de saber a posição de outra maneira, será 100% possivel fazer.
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Na realidade tem como sim, estou raciocinando +- assim:
| = Caret
@ = Newline
[ = SelectionStart
] = SelectionEnd
Text = "
testeee@
te[steeeee@
testeee@
testeee|]ee@
testeee
";
SelectionStart = 10;
SelectionEnd = 33;
SelectedText = "steeeee@testeee@testeee"
NumerodeLinhasSelecao = string_count(@, SelectedText) + 1;
PosXSelection = string_copy(Text, 0, SelectionStart); = "testeee@te"
var i;
i = string_lenght(PosXSelection)
do {
if (string_char_at(PosXSelection, i) != @) {
i -= 1;
}
}
until ((i <= 0) or (string_char_at(PosXSelection, i) == @))
PosXSelection = string_delete(PosXSelection, 0, i); = "te";
PosXSelection = string_width(PosXSelection);
PosX2Selection = string_copy(Text, SelectionStart, string_lenght(Text)); = "steeeee@testeee@testeeeee@testeee"
var i;
i = SelectionStart;
do {
if (string_char_at(Text, i + 1) != @) {
i += 1;
}
}
until ((i >= string_length(Text)) or (string_char_at(Text, i + 1) == @))
PosX2Selection = string_delete(PosX2Selection, i, string_lenght(PosX2Selection)); = "steeeee";
PosX2Selection = string_width(PosX2Selection) + PosXSelection;
draw_rectangle(PosXSelection, y?, PosX2Selection, y?);
Conseguimos desenhar uma das linhas da seleção, no caso teria que desenhar 3 linhas, de acordo com o exemplo, a ideia seria sempre atualizar as variáveis PosXSelection e PosX2Selection dentro do loop e desenhar o retângulo, claro que teria que atualizar o código para isso, mais eu tentei só tentar explicar meu raciocínio de como pretendo fazer, acredito que funcionará, dependendo do tamanho to texto selecionado talvez daria um pouquinho de lag, ou não...
| = Caret
@ = Newline
[ = SelectionStart
] = SelectionEnd
Text = "
testeee@
te[steeeee@
testeee@
testeee|]ee@
testeee
";
SelectionStart = 10;
SelectionEnd = 33;
SelectedText = "steeeee@testeee@testeee"
NumerodeLinhasSelecao = string_count(@, SelectedText) + 1;
PosXSelection = string_copy(Text, 0, SelectionStart); = "testeee@te"
var i;
i = string_lenght(PosXSelection)
do {
if (string_char_at(PosXSelection, i) != @) {
i -= 1;
}
}
until ((i <= 0) or (string_char_at(PosXSelection, i) == @))
PosXSelection = string_delete(PosXSelection, 0, i); = "te";
PosXSelection = string_width(PosXSelection);
PosX2Selection = string_copy(Text, SelectionStart, string_lenght(Text)); = "steeeee@testeee@testeeeee@testeee"
var i;
i = SelectionStart;
do {
if (string_char_at(Text, i + 1) != @) {
i += 1;
}
}
until ((i >= string_length(Text)) or (string_char_at(Text, i + 1) == @))
PosX2Selection = string_delete(PosX2Selection, i, string_lenght(PosX2Selection)); = "steeeee";
PosX2Selection = string_width(PosX2Selection) + PosXSelection;
draw_rectangle(PosXSelection, y?, PosX2Selection, y?);
Conseguimos desenhar uma das linhas da seleção, no caso teria que desenhar 3 linhas, de acordo com o exemplo, a ideia seria sempre atualizar as variáveis PosXSelection e PosX2Selection dentro do loop e desenhar o retângulo, claro que teria que atualizar o código para isso, mais eu tentei só tentar explicar meu raciocínio de como pretendo fazer, acredito que funcionará, dependendo do tamanho to texto selecionado talvez daria um pouquinho de lag, ou não...
Klior- Data de inscrição : 07/03/2010
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Já eu pensei o seguinte:
Testa para ver.
Eu testei e deu certo.
Basta adaptar e colocar um loop linha a linha.
Acho que dá para colocar cada linha em uma posição de uma ds_list.
- Código:
var txt, str, pp, part;
txt = argument0;
str = "pedro";
draw_set_color(c_blue);
pp = string_pos(str, txt);
if pp > 0
{
txt = string_delete(txt, pp, string_length(str))
part = string_width(string_copy(argument0,1,pp-1));
if part = 1 part = 0;
draw_rectangle(x+part, y, x+part+string_width(str),y+string_height(str),0);
}
draw_set_color(0);
draw_text(x, y, argument0);
Testa para ver.
Eu testei e deu certo.
Basta adaptar e colocar um loop linha a linha.
Acho que dá para colocar cada linha em uma posição de uma ds_list.
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Hmmmmm, muito bom assim também, era só quebrar o SelectedText, digamos
Text = "
Gu[stavo
Klior
Teste]
str[1] = "stavo"
str[2] = "Klior"
str[3] = "Teste"
E usar seu script. Para descobrir a altura será muito fácil,
O problema é o seguinte, digamos:
Text = "
Klior
Gu[stavo
Klior
Teste]
o string_pos não funcionaria, porque pegaria a posição da primeira palavra Klior que não está selecionada, mais acredito que isso é possível adaptar...
mais já é uma boa ideia
Text = "
Gu[stavo
Klior
Teste]
str[1] = "stavo"
str[2] = "Klior"
str[3] = "Teste"
E usar seu script. Para descobrir a altura será muito fácil,
O problema é o seguinte, digamos:
Text = "
Klior
Gu[stavo
Klior
Teste]
o string_pos não funcionaria, porque pegaria a posição da primeira palavra Klior que não está selecionada, mais acredito que isso é possível adaptar...
mais já é uma boa ideia
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Mas é que deve-se adaptar, para que em vez de palavras, ele pegue as posições. Vou tentar fazer isso amanhã, já estou morrendo.
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Opa, dê uma olhada:
Create:
Draw:
O problema ainda continua sendo que eu disse no post anterior.
Create:
- Código:
Text = "Gustavodeoliveirabastos#hehepedrogoooooo#fdfdjfsijfisjfis#######KliorGMBR";
SelectionStart = 7;
SelectionEnd = 49;
SelectedText[0] = "deoliveirabastos#hehepedrogoooooo#fdfdjfsijfisjfis#######Klior";
SelectedText[1] = "deoliveirabastos";
SelectedText[2] = "hehepedrogoooooo";
SelectedText[3] = "fdfdjfsijfisjfis";
SelectedText[4] = "Klior";
SelectedCount = 4;
Draw:
- Código:
var i;
i = 1;
repeat(SelectedCount) {
var str, pp, part, txt, h1, h2;
str = SelectedText[i];
txt = Text;
pp = string_pos(str, Text);
if (pp > 0) {
txt = string_delete(Text, pp, string_length(str))
part = string_width(string_copy(txt,1,pp-1));
h1 = string_height(" ");
h2 = string_height(string_copy(Text,1,pp-1));
if (part = 1) {part = 0;}
draw_set_color(c_blue);
if (i > 1) {
draw_rectangle(x, y+h2, x+string_width(str),y+h2+h1,0);
}
else {
draw_rectangle(x+part, y, x+part+string_width(str),y+h1,0);
}
}
draw_set_color(0);
draw_text(x, y, Text);
i += 1;
}
O problema ainda continua sendo que eu disse no post anterior.
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x 0 x 0 x 0
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Re: [Exemplo] Editor de texto
Agora eu vou sair aqui, só voltando de noite.
O que quero dizer é que eu tinha adaptado isso de um outro exemplo, esse aqui:
http://dl.dropbox.com/u/38888521/Syntax.gmk
Ele dá cor a certas palavras, não só a primeira.
Basta desenhar o retângulo em vez do texto, lembrando de desenhar o texto original por cima. Tenta aí. Mais tarde irei testar.
Até mais!
O que quero dizer é que eu tinha adaptado isso de um outro exemplo, esse aqui:
http://dl.dropbox.com/u/38888521/Syntax.gmk
Ele dá cor a certas palavras, não só a primeira.
Basta desenhar o retângulo em vez do texto, lembrando de desenhar o texto original por cima. Tenta aí. Mais tarde irei testar.
Até mais!
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