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[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path

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[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path Empty [Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path

Mensagem por Golpe Baixo Qui 01 Dez 2011, 16:01

Eai, pessoal!

Estou produzindo um jogo de plataforma, onde há inimigos, certamente. Esse inimigo é um Guarda, e no momento em que ele está fazendo a sua "ronda" pelo Museu um path é executado.

O problema é que a gravidade não ativa enquanto o path está sendo executado, não sei o por quê, já que ela é ativada constantemente, no evento Step.

Outra coisa importante que tenho à dizer é que estou usando Máquina de Estados para organizar o funcionamento dos sistemas do Guarda.

Se alguém estiver disposto à me ajudar serei grato!




Até! [Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path 31640


Última edição por Golpe Baixo em Qui 01 Dez 2011, 17:39, editado 1 vez(es)
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[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path Empty Re: [Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path

Mensagem por saim Qui 01 Dez 2011, 17:04

Ela (provavelmente) ativa sim, debugue pra você ver. Sempre me perguntei o que aconteceria num caso desses, nunca parei pra testar.
Provavelmente, o path tem prioridade no posicionamento do objeto, ou seja, a velocidade aumenta, o bicho cai e, no final, antes de desenhar o objeto na tela, ele vai pra próxima posição do path, em função da path_position atual e da path_speed.
Dê uma debugada pra verificar se eu não estou falando bobagem.

Se a gravidade realmente NÃO estiver sendo ativada, a causa pode ser também o estado atual. Se for um estado no qual a gravidade não é levada em conta, obviamente, nada acontecerá. Enquanto estiver debugando, verifique qual o valor da variável que você usar pra ser o estado do guarda.
Se você estiver usando scripts, a variável vai te retornar um número. Você vai ter que descobrir a que script de estado esse número se refere. Pra isso, basta digitar o nome dos scripts na variável a ser debugada que o game maker te mostra que número corresponde àquele script. (eu consegui me expressar? Relendo, aqui, acho que ficou claro, mas é que eu SEI o que eu quis dizer. Se o que eu falei não fizer sentido, me avise).
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[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path Empty Re:[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path

Mensagem por Golpe Baixo Qui 01 Dez 2011, 17:23

saim escreveu:Ela (provavelmente) ativa sim, debugue pra você ver. Sempre me perguntei o que aconteceria num caso desses, nunca parei pra testar.
Provavelmente, o path tem prioridade no posicionamento do objeto, ou seja, a velocidade aumenta, o bicho cai e, no final, antes de desenhar o objeto na tela, ele vai pra próxima posição do path, em função da path_position atual e da path_speed.
Dê uma debugada pra verificar se eu não estou falando bobagem.

Realmente. Tudo o que você disse é verdade. A constante gravity muda rapidamente para 1 e volta a 0. Vou fazer com que o Guarda pare de seguir o path quando a gravidade for ativada. Vamos ver o que acontece. Logo logo digo o que aconteceu.



EDIT :

Funcionou!

Por incrível que pareça, só bastou um path_end() para isso. Agora tudo está ocorrendo do jeito que imaginava. Outra coisa importante que vou usar sempre agora é o Debug Mode, não sabia que isso podia me ajudar tanto! (Acho que foi isso que aconteceu com você, né?)

Valeu cara!



Tópico Resolvido!

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[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path Empty Re: [Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path

Mensagem por saim Sex 02 Dez 2011, 10:51

Debugar é tão importante e menosprezado que eu criei um tutorial só sobre ele.

Sério, eu postaria aqui umas 20 perguntas por dia se não fosse o debug mode. Pior: nenhuma delas teria como ser respondida, porque quem quer que fosse me ajudar, precisaria debugar, também.
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