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[DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
Página 1 de 1
[DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
Hi galera,
to com um probleminha na colisão do meu inimigo com o chao:
quando ele cai de um bloco para o outro(da plataforma para o chao) ele trava e depois some, ta tentei corrigir mas nao consegui, olha só o q coloquei na colisão do inimigo com o bloco:
ele cai e continua andando normal ai se ele colidir com um bloco do lado (direito ou esquerdo) acontece aquele codigo lá(se tiver para a direita e colidir c o bloco, vai para a esquerda e vice versa)
mas ele quando cai fica nao sai andando ele fica virando p direita e esqerda e depois some...
Me ajudem ai galera... Essa é a unica coisa q ta me impedindo de lançar meu Primeiro game:
The Fearless Adventurer(ta la na galeria de projetos)
agradeço muito quem puder me ajudar...
to com um probleminha na colisão do meu inimigo com o chao:
quando ele cai de um bloco para o outro(da plataforma para o chao) ele trava e depois some, ta tentei corrigir mas nao consegui, olha só o q coloquei na colisão do inimigo com o bloco:
- Código:
if seguindo == false
{
if direita == true
{direita = false; }
else
{direita = true; }
}
ele cai e continua andando normal ai se ele colidir com um bloco do lado (direito ou esquerdo) acontece aquele codigo lá(se tiver para a direita e colidir c o bloco, vai para a esquerda e vice versa)
mas ele quando cai fica nao sai andando ele fica virando p direita e esqerda e depois some...
Me ajudem ai galera... Essa é a unica coisa q ta me impedindo de lançar meu Primeiro game:
The Fearless Adventurer(ta la na galeria de projetos)
agradeço muito quem puder me ajudar...
Última edição por RubensGM em Qua 30 Nov 2011, 17:19, editado 1 vez(es)
Convidado- Convidado
Re: [DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
Ola galera,
nao sei se isto éh contra asregras mas to dando um UP aqui para nao ter que criar um novo topico...
Me ajudem ae galera...
@EDIT por Grotle
Não é permitido fazer post duplo, ou seja, não pode postar duas mensagens seguidas, preste mais atenção e leia as regras.
Usuário alertado.
nao sei se isto éh contra asregras mas to dando um UP aqui para nao ter que criar um novo topico...
Me ajudem ae galera...
@EDIT por Grotle
Não é permitido fazer post duplo, ou seja, não pode postar duas mensagens seguidas, preste mais atenção e leia as regras.
Usuário alertado.
Convidado- Convidado
Re: [DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
Provavelmente, ele está entrando alguns pixels no chão. Se o objeto do chão for o mesmo que o das paredes, o código de colisão com as paredes vai acontecer a todo step.
Pra ele sumir, pode estar acontecendo um milhão de coisas, entre elas, a velocidade estar aumentando a cada colisão e, aí, quando ela estiver alta o suficiente, ele sai vazado, tão rápido que não chega a colidir com nada da room.
Pra resolver eu precisaria ver seu código de cair. O que você mostrou não explica como ele cai, como ele para de cair nem porque está caindo errado.
PS: Também não sei se é contra as regras. Elas não falam nada de upar o tópico. Fala-se sobre flood, e double-post é considerado flood, mas nesse caso, eu acho mais sensato upar do que criar outro tópico... que, no final das contas, seria floodar mais ainda!
Pra ele sumir, pode estar acontecendo um milhão de coisas, entre elas, a velocidade estar aumentando a cada colisão e, aí, quando ela estiver alta o suficiente, ele sai vazado, tão rápido que não chega a colidir com nada da room.
Pra resolver eu precisaria ver seu código de cair. O que você mostrou não explica como ele cai, como ele para de cair nem porque está caindo errado.
PS: Também não sei se é contra as regras. Elas não falam nada de upar o tópico. Fala-se sobre flood, e double-post é considerado flood, mas nesse caso, eu acho mais sensato upar do que criar outro tópico... que, no final das contas, seria floodar mais ainda!
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
@Saim,
ta ki os codigos, ve se vc pode me ajudar aew:
create:
vlw
ta ki os codigos, ve se vc pode me ajudar aew:
create:
- Código:
image_speed = 0.5
seguindo = false
direita = irandom(1)
vel_ini = choose(1,1.25,1.5,2,2.25,2.5,3)
alarm[0] = (floor(random_range(room_speed*2,room_speed*10)))
- Código:
if(place_free(x,y+1))
{gravity_direction = 270; gravity = 0.7; }
else
{gravity_direction = 270; gravity = 0; }
if !place_free(x,y+1)// se estiver no chao
and(instance_exists(obj_player))
and(distance_to_object(obj_player)<=180)//e se a distancia p o objeto player for maior ou igual a 180
and(max(y,obj_player.y))-(min(y,obj_player.y))<=32//e estiver mais ou menos na mesma altura
and(!collision_line(x+16,y+16,obj_player.x+16,obj_player.y+16,obj_blocoP,true,0))
{
seguindo = true; // ele esta seguindo
}
else// senao
{
seguindo = false; // ele nao esta seguindo
}
if seguindo == true// se ele tiver seguindo
{
move_towards_point(obj_player.x,y,vel_ini);//segue o player XD
if (obj_player.x > x)// se tiver a direita do player
{
sprite_index = spr_ini_dir;// troca p o sprite da direita
}
else// senao
{
sprite_index = spr_ini_esq; // troca p o sprite da esquerda
}
}
else//se nao estiver seguindo
{
if direita == true and place_free(x+1,y)// e se tiver para a direita
{
hspeed = +vel_ini; sprite_index = spr_ini_dir; // ele vai p direita
}
else//senao
{
if direita == false and place_free(x-1,y)
{
hspeed = -vel_ini; sprite_index = spr_ini_esq; // ele vai p esquerda
}
}
}
- Código:
direita = irandom(1)
vel_ini = choose(1,1.25,1.5,2,2.25,2.5,3)
alarm[0] = (floor(random_range(room_speed*2,room_speed*10)))
- Código:
if vspeed == 0
{
if seguindo == false
{
if direita == true
{direita = false; }
else
{direita = true; }
}
}
- Código:
instance_destroy()
vlw
Convidado- Convidado
Re: [DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
Então é quase isso mesmo. Note que, não colisão, você não faz um monte de coisas:
- move_towards_sei-que-lá (aquela funçãozinha jóia pra colisão perfeita pra quem usa built-ins, o que não é meu caso, então não lembro o nome dela),
- zerar a velocidade e,
- zerar a gravidade.
Isso explicaria tudo SE você não zerasse a gravidade no step. Mas já explica o fato da variável "direita" ficar oscilando, você realmente está afundando um pouco no chão.
Não sei porque desaparece depois. Se a gravidade continuasse, a velocidade vertical aumentaria até o ponto em que o objeto poderia atravessar a parede sem colidir com ela.
Em momento algum você zerou a vspeed. Será que ele não fica afundando no chão, aos pouquinhos, até atravessar, não?
- move_towards_sei-que-lá (aquela funçãozinha jóia pra colisão perfeita pra quem usa built-ins, o que não é meu caso, então não lembro o nome dela),
- zerar a velocidade e,
- zerar a gravidade.
Isso explicaria tudo SE você não zerasse a gravidade no step. Mas já explica o fato da variável "direita" ficar oscilando, você realmente está afundando um pouco no chão.
Não sei porque desaparece depois. Se a gravidade continuasse, a velocidade vertical aumentaria até o ponto em que o objeto poderia atravessar a parede sem colidir com ela.
Em momento algum você zerou a vspeed. Será que ele não fica afundando no chão, aos pouquinhos, até atravessar, não?
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [DUVIDA] Colisao do inimigo com chao
@saim,
vlw cara, a unica coisa que precisou para parar com o problema foi por a vspeed = 0 na colisao...
vlw cara, se nao fosse vc...
ficou assim:
vlw cara, a unica coisa que precisou para parar com o problema foi por a vspeed = 0 na colisao...
vlw cara, se nao fosse vc...
ficou assim:
- Código:
vspeed = 0
if seguindo == false
{
if direita == true
{direita = false; }
else
{direita = true; }
}
Convidado- Convidado
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