GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

+2
Super Games
Limalokão
6 participantes

Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Convidado Seg 28 Nov 2011, 23:32

Ola!
Eu sei que tem essa resposta já no tópico, mais é que eu não entendi NADA, NADA mesmo, então queria que alguem explicasse melho, como fase o player para de escalar parede, OBRIGADO sorrindo2

Uma imagem pra ajudar:

[img]Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE ?di=XCWQ[/img]
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Limalokão Seg 28 Nov 2011, 23:35

Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Convidado Seg 28 Nov 2011, 23:54

''apagado''


Última edição por junior101979 em Ter 29 Nov 2011, 18:59, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Limalokão Ter 29 Nov 2011, 00:10

Blz cara! Flws deixa a conta ai! Mais tarde vc poderá voltar! Foi nada!
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Super Games Ter 29 Nov 2011, 10:09

Ai Ai Ai...
Posta uma imagem da colisão com a parede!Ou melhor, na colisão com qualquer parede:
Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
Isto poderá ajuda-lo, caso não...tente colocar mask no Player ou algo do tipo.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por saim Ter 29 Nov 2011, 10:28

junior101979 escreveu:T.T
Esquece é melhor eu abandonar o game maker e voltar pro RPG maker,
Ou abandonar a produção de games. Se o game maker te parece complexo demais, a ponto de abandonar e desistir logo na primeira pergunta, então programação não é sua praia. Ou você está querendo dar um passo maior que a perna e já começar com jogos pra lá de complexos. Ou não tem paciência pra aprender e quer que alguém te pegue no colo e leve pra passear pelos códigos.

Vou ficar com a segunda opção, até que se diga o contrário, e tentar te explicar o que acontece.

Pra se escalar uma parede, você precisa saber se todas as condições pra escalada estão atendidas. Essas condições são testadas em declarações "if".
Código:
if (tá com tudo pronto pra escalar){
   escale;
   }
Note que SÓ SE estiver com tudo pronto pra escalar, o objeto receberá o comando "escale".
Basicamente, é só isso, mas o que significa "estar com tudo pronto pra escalar"? ...sei lá!
Primeiro, precisamos estar na parede, certo? Não tem como escalar uma parede se estivermos longe dela. Então uma das coisas que precisamos é estar na parede. E o que significa "estar na parede"? Não, não é óbvio. Pra você, pode significar estar DO LADO do objeto parede, pro fulano pode significar estar SOBREPONDO-SE à parede e, pro cicrando pode significar entre as coordenadas (50, 230) e (150, 90). Escolha o que significa "estar na parede" e, dependendo dessa definição, haverá uma função ou conjunto de funções adequado pra checar se você está na parede ou não.
Pense no resto do processo. Você precisa de equipamento de esclada? A parede precisa estar bem preparada? A força do personagem precisa estar num nível pré-definido? Verifique todas as condições que permitem a escalada.

Segunda parte: "escale". O que é "escalar"? É simplesmente subir no eixo y? Ou requer um monte de ações do jogador?
Normalmente, significa "diminuir o valor da posição "y" numa velocidade fixa enquanto o jogador estiver apertando a seta pra cima". Pra simplificar, vou escolher isso.
Aliás, pra terminar isso logo, vou considerar que a única condição pra escalada é estar se sobrepondo à parede e que escalar seja só isso:
Código:
if (place_meeting(x, y, obj_parede)){ //se está se sobrepondo à parede
   if (keyboard_check(vk_up)){ //se a seta pra cima está apertada
      y -= 4; //anda pra cima
      }
   }
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Super Games Ter 29 Nov 2011, 10:33

Espere ai, você quer que ele escale a parede?
Se for assim, siga o Mestre Saim e seja feliz...Mesmo assim, procure mais respostas e teste todas, ok?
E Não desista do GameMaker, eu todo dia penso em desistir mas não desisto e pretendo nunca desistir até que eu aprenda C++ e Blitz Language por completo.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Convidado Ter 29 Nov 2011, 18:58

bom vou continuar tentando, vocês me inspirarão a não desistir, mais eu quero que ele >''NÃO''< escale a parede.

Soul Limaloko: eu consegui seguir seu topico entendi a mascara'' mais quando eu aperto pro boneco andar ele gruda no xão e não sai, tipo ele so anda enquanto eu pulo dai quando cai no xão ñ se mexe so se pular dnovo, e também isso só funciona em 1 xão, tipo eu fis o xão igual la no seu topico e dupliquei ele varias veses so mudei a imagem e o boneco nem pular pulava nesses outros xãos.

Tsurugi Kyousuke: vlw ajudo muito. Happy


Última edição por junior101979 em Ter 29 Nov 2011, 19:48, editado 4 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Super Games Ter 29 Nov 2011, 19:27

junior101979 escreveu:bom vou continuar tentando, vocês me inspirarão a não desistir, mais eu quero que ele >''NÃO''< escale a parede.
E tipo eu tinha desistido porque eu não faço ideia oque é a ''mascara'' que todos tanto falam, não sei nem como se fas.
Usa o "Buscar..." localizado abaixo do "Sair" no cabeçalho, ou melhor, vou explicar aqui mesmo.
Mask ou em português máscara serve simplesmente para criar a região sólida de um objeto(Em minhas palavras), cria-la é até mais fácil!É Só criar a sprite da mask depois colocar no objeto no lado esquerdo da caixa de editação do objeto.


Espero ter ajudado...
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Itibere10 Qui 01 Dez 2011, 13:03

Tente usar o place_free (Geralmente da certo) Happy

Vou fazer um teste e ja edito...

EDIT: Se não me engano, para ele n grudar no chão (Geralmente chãos de 32x32, ou seja, divididos em blocos) você abre o painel do objeto do seu PLAYER e cria 1 evendo de colisão com o chão (Exemplo: obj_chao)...
Feito isso, você adiciona a ação Speed Vertical,aplica para self e coloca a vert.speed de 0.

OBS: A ação é no PLAYER (Exemplo: obj_player)
Comigo funcionou, boa Sorte! o.-
Itibere10
Itibere10

Data de inscrição : 01/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 86
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por saim Qui 01 Dez 2011, 14:31

Vamos começar de novo.
Como assim, "ele escala a parede"? Ele sobe sozinho ou obedece o comando de escalar quando não era pra obedecer?

A imagem que você postou não diz muita coisa, porque não sei que valores ela usa. SUPONHO que seja:
Código:
[if a position is collision free] (x, y+1, relative)
[set the gravity] (0.5)
[else] (aqui não tem valores mesmo)
[set the gravity] 0
[if vspeed is equal to 12] (aqui já tem o valor escrito)
[set variable vspeed to 12] (aqui também)
Tirando o fato que as duas últimas linhas não fazem absolutamente nada (talvez você quisesse limitar a velocidade), não vi nenhum problema no código. Mas isso também não explica porque ele escala a parede.

Tente entrar em mais detalhes, explicando o que acontece. O que você quer dizer com "escala a parede", em que situações isso acontece e porque você acha que não deveria acontecer. Assim fica mais fácil achar o erro.

PS: se a idéia das duas últimas linhas for limitar a velocidade, tente verificar se a vspeed é MAIOR que 12.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Camin Sex 02 Dez 2011, 00:37

Ei vou dar uma dica!
se o objeto parede for o mesmo que o chão como já vî em algumas engines, você pode criar um objeto(os) parede com colisão com o Player,
eu uso esse código na colisão:

na parede da direita if hspeed>0{hspeed=0}
na parede da esquerda if hspeed<0{hspeed=0}

talvez ajude, mas se não serviu pra nada ignore
boa sorte
Camin
Camin

Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Itibere10 Sex 02 Dez 2011, 10:29

Se você utilizar o Chão como o mesmo objeto da parede, você pode colocar o Verdical Speed com a colisão mais não vai dar certo, pois a parede fica em cima do player, não?

Eu ja fiz um jogo que teve esse bug, mas ai eu usei o place_free...

Aqui está um video muito simples, ai tem as 2 funções do place_free
De 1 olhada e veja se tem como ajeitar usando ele ou substituindo ele por alguma função sua...

VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=Zshvk8xjgpE
Itibere10
Itibere10

Data de inscrição : 01/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 86
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Da Galáxia Sex 02 Dez 2011, 15:27

Veja essa minha engine, eu fiz no game maker 7, mas tb funciona no 8, porem os comentarios (em verde) perdem as letras com til (~)

Eu chamo esta engine de mecanica basica para jogos de plataforma, o seu problema vc pode ver ao entrar no obj_player depois em step e por fim no code abaixo da informação na parede.
esta parte dos codes são para evitar que o personagem ande e/ou grude na parede, observe tb que o obj_parede é setado com solido.

http://www.mediafire.com/?a3f5kgeci3bsa3z
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE Empty Re: Eu sei que é uma pergunta frequente mais não estendo, MEU PERSONAGEM ESCALA A PAREDE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos