GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[Tutorial]Mini Mapa

+4
vivaldi
Battalion
Davichococat
Thyago
8 participantes

Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Thyago Qui 19 Jan 2012, 03:45

.Depois de alguns testes venho trazer um modo bem prático de criar aqueles mapas que ficam no canto da tela.

.Para começar vamos criar o obj_mapa, crie uma sprite retangular,de preferência proporcional ao tamanho da room, por exemplo: largura da sprite dez vezes menor que a largura room e altura dez vezes menor que a altura da room, mas isso é só uma sugestão.

.Coloque a sprite retangular no obj_mapa, e crie os seguintes códigos no evento Draw do obj_mapa:

//O código abaixo faz o obj_mapa manter a mesma posição original na tela, mesmo movendo a //view
codigo no draw do obj_mapa:
Código:
x=view_xview[0]+xstart;
y=view_yview[0]+ystart;

//Como estamos usando o draw o obj_mapa, temos que desenhar sua sprite na tela para o sprite não //ficar invisivel
codigo no draw do obj_mapa:
Código:
draw_sprite(sprite_index,0,x,y)

//Vamos criar duas variáveis para sabermos as proporções horizontal e vertical que o mapa //vai representar, para isso dividimos o tamanho do mapa pelo da room.

codigo no draw do obj_mapa:

Código:
hproporcao=sprite_width/room_width;
vproporcao=sprite_height/room_height;

.Agora vamos fazer com que os personaens sejam representados no mini mapa, coloque esse codigo em cada objeto que aparecera no mini mapa:

codigos no create dos objetos que aparecerao no mini mapa:

Código:
mapa=true
, então damos um comando para todos os objetos, primeiro checa se existe a variável mapa, se existir checa se o valor dela é true, se for true ele desenha o personagem no mapa, para ele sumir do mapa basta mudar o valor da variavel mapa para false.

codigo no draw do obj_mapa:

Código:
with(all)
{
if(variable_local_exists('mapa'))
{
if(mapa=true)
{
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
}
}
}

.Pronto, você pode mudar o tamanho da room, mudar o tamanho do mapa, mudar o local do mapa e ele sempre vai funcionar mantendo as proporções corretas.

até mais.


Última edição por Thyago em Qui 02 Fev 2012, 14:46, editado 5 vez(es)
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Davichococat Qui 19 Jan 2012, 11:13

Ótimo tutorial, vou até usar. Smile

Mas eu sugiro que mude o titulo para "Minimapa". Assim dá pra saber de primeira o que é.
Davichococat
Davichococat

Data de inscrição : 29/12/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 182
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.google.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Thyago Qui 19 Jan 2012, 14:29

,Tem razao,e ai voce testou?
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Battalion Qui 19 Jan 2012, 14:37

Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto pela parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.


Última edição por Battalion em Qui 19 Jan 2012, 15:15, editado 1 vez(es)
Battalion
Battalion

Data de inscrição : 09/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Thyago Qui 19 Jan 2012, 15:11

Battalion escreveu:Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto péla parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.

.Veja se consegue agora.
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Battalion Qui 19 Jan 2012, 15:27

Muito legal! Funcionou como eu queria!
Depoisa pouco edito, pois preciso sair agora.
Battalion
Battalion

Data de inscrição : 09/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Thyago Qui 02 Fev 2012, 10:58

.Queria pedir que algué visse meu tutorial,para aprova-lo ou não,ja faz um tempinho que eu o fiz.

.Até mais;
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por vivaldi Qui 02 Fev 2012, 14:22

tem cmo mostra tile tambm ?
vivaldi
vivaldi

Data de inscrição : 01/02/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 8
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Thyago Qui 02 Fev 2012, 14:40

.Nesse modelo,não,para o que você quer,tem que fazer duas views,a segunda,para ser o minni mapa ok.
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por leyon2.0 Seg 28 maio 2012, 15:32

nao sei o que fis de errado
segui passo a passo mas
aparece o seguinte erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj-map:

Error in code at line 12:
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
^
at position 39: Unknown variable obj_mapa


eu coloquei os codigos no mesmo code (diacordo com cada objeto)
leyon2.0
leyon2.0

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E-D
Data de inscrição : 30/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 175
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://fl-virtual.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Roooger Seg 28 maio 2012, 17:21

o mapa não se chama obj_mapa, altere o nome...
Roooger
Roooger

Data de inscrição : 03/02/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 254
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por peixoto Ter 29 maio 2012, 20:34

Otimo tutorial manow!

Vou ver se uso ele num RPG que to pensando em fazer.

VLW por postar!
peixoto
peixoto

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por TRFN Ter 29 maio 2012, 20:39

Esse tutorial ficou bom mesmo.
Conheço um jeito mais fácil e que funciona no GM Lite que é fazendo uma "brincadeira" com Views por GML.
De um jeito ou de outro,obrigado pelo tutorial.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por leyon2.0 Qui 31 maio 2012, 16:03

certo alterei o nome q provocava o erro como mandarão e agora veio um diferente e sobre o codico mapa=true
aparece a seginte mensagem :
FATAL ERROR in
action number 2
of Create Event
for object árvore:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
mapa=true
^
at position 5: Variable name expected.
leyon2.0
leyon2.0

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : E-D
Data de inscrição : 30/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 175
Prêmios : [Tutorial]Mini Mapa Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://fl-virtual.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

[Tutorial]Mini Mapa Empty Re: [Tutorial]Mini Mapa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos