Entrar
Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05
» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55
» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39
» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28
» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[Tutorial]Mini Mapa
+4
vivaldi
Battalion
Davichococat
Thyago
8 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Mini Mapa
.Depois de alguns testes venho trazer um modo bem prático de criar aqueles mapas que ficam no canto da tela.
.Para começar vamos criar o obj_mapa, crie uma sprite retangular,de preferência proporcional ao tamanho da room, por exemplo: largura da sprite dez vezes menor que a largura room e altura dez vezes menor que a altura da room, mas isso é só uma sugestão.
.Coloque a sprite retangular no obj_mapa, e crie os seguintes códigos no evento Draw do obj_mapa:
//O código abaixo faz o obj_mapa manter a mesma posição original na tela, mesmo movendo a //view
codigo no draw do obj_mapa:
//Como estamos usando o draw o obj_mapa, temos que desenhar sua sprite na tela para o sprite não //ficar invisivel
codigo no draw do obj_mapa:
//Vamos criar duas variáveis para sabermos as proporções horizontal e vertical que o mapa //vai representar, para isso dividimos o tamanho do mapa pelo da room.
codigo no draw do obj_mapa:
.Agora vamos fazer com que os personaens sejam representados no mini mapa, coloque esse codigo em cada objeto que aparecera no mini mapa:
codigos no create dos objetos que aparecerao no mini mapa:
codigo no draw do obj_mapa:
.Pronto, você pode mudar o tamanho da room, mudar o tamanho do mapa, mudar o local do mapa e ele sempre vai funcionar mantendo as proporções corretas.
até mais.
.Para começar vamos criar o obj_mapa, crie uma sprite retangular,de preferência proporcional ao tamanho da room, por exemplo: largura da sprite dez vezes menor que a largura room e altura dez vezes menor que a altura da room, mas isso é só uma sugestão.
.Coloque a sprite retangular no obj_mapa, e crie os seguintes códigos no evento Draw do obj_mapa:
//O código abaixo faz o obj_mapa manter a mesma posição original na tela, mesmo movendo a //view
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
x=view_xview[0]+xstart;
y=view_yview[0]+ystart;
//Como estamos usando o draw o obj_mapa, temos que desenhar sua sprite na tela para o sprite não //ficar invisivel
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
draw_sprite(sprite_index,0,x,y)
//Vamos criar duas variáveis para sabermos as proporções horizontal e vertical que o mapa //vai representar, para isso dividimos o tamanho do mapa pelo da room.
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
hproporcao=sprite_width/room_width;
vproporcao=sprite_height/room_height;
.Agora vamos fazer com que os personaens sejam representados no mini mapa, coloque esse codigo em cada objeto que aparecera no mini mapa:
codigos no create dos objetos que aparecerao no mini mapa:
- Código:
mapa=true
codigo no draw do obj_mapa:
- Código:
with(all)
{
if(variable_local_exists('mapa'))
{
if(mapa=true)
{
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
}
}
}
.Pronto, você pode mudar o tamanho da room, mudar o tamanho do mapa, mudar o local do mapa e ele sempre vai funcionar mantendo as proporções corretas.
até mais.
Última edição por Thyago em Qui 02 Fev 2012, 14:46, editado 5 vez(es)
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
Ótimo tutorial, vou até usar.
Mas eu sugiro que mude o titulo para "Minimapa". Assim dá pra saber de primeira o que é.
Mas eu sugiro que mude o titulo para "Minimapa". Assim dá pra saber de primeira o que é.
Re: [Tutorial]Mini Mapa
,Tem razao,e ai voce testou?
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto pela parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.
Última edição por Battalion em Qui 19 Jan 2012, 15:15, editado 1 vez(es)
Battalion- Data de inscrição : 09/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
Battalion escreveu:Não querendo ser noob, mas será que você poderia especificar em que parte devemos colocar esses códigos e em que objetos, exatamente? Exceto péla parte que diz que é no draw, no resto não faço idéia.
Se puder esclarecer isso, ficarei agradecido.
.Veja se consegue agora.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
Muito legal! Funcionou como eu queria!
Depoisa pouco edito, pois preciso sair agora.
Depoisa pouco edito, pois preciso sair agora.
Battalion- Data de inscrição : 09/01/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 29
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
.Queria pedir que algué visse meu tutorial,para aprova-lo ou não,ja faz um tempinho que eu o fiz.
.Até mais;
.Até mais;
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
tem cmo mostra tile tambm ?
vivaldi- Data de inscrição : 01/02/2012
Reputação : 1
Número de Mensagens : 8
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
.Nesse modelo,não,para o que você quer,tem que fazer duas views,a segunda,para ser o minni mapa ok.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
nao sei o que fis de errado
segui passo a passo mas
aparece o seguinte erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj-map:
Error in code at line 12:
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
^
at position 39: Unknown variable obj_mapa
eu coloquei os codigos no mesmo code (diacordo com cada objeto)
segui passo a passo mas
aparece o seguinte erro:
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj-map:
Error in code at line 12:
draw_sprite_stretched(sprite_index,0,obj_mapa. x+(x*obj_mapa.hproporcao),obj_mapa.y+(y*obj_mapa.vproporcao),16,16)
^
at position 39: Unknown variable obj_mapa
eu coloquei os codigos no mesmo code (diacordo com cada objeto)
Re: [Tutorial]Mini Mapa
o mapa não se chama obj_mapa, altere o nome...
Roooger- Data de inscrição : 03/02/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 254
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
Otimo tutorial manow!
Vou ver se uso ele num RPG que to pensando em fazer.
VLW por postar!
Vou ver se uso ele num RPG que to pensando em fazer.
VLW por postar!
peixoto- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 14/02/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 911
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Tutorial]Mini Mapa
Esse tutorial ficou bom mesmo.
Conheço um jeito mais fácil e que funciona no GM Lite que é fazendo uma "brincadeira" com Views por GML.
De um jeito ou de outro,obrigado pelo tutorial.
Conheço um jeito mais fácil e que funciona no GM Lite que é fazendo uma "brincadeira" com Views por GML.
De um jeito ou de outro,obrigado pelo tutorial.
Re: [Tutorial]Mini Mapa
certo alterei o nome q provocava o erro como mandarão e agora veio um diferente e sobre o codico mapa=true
aparece a seginte mensagem :
FATAL ERROR in
action number 2
of Create Event
for object árvore:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
mapa=true
^
at position 5: Variable name expected.
aparece a seginte mensagem :
FATAL ERROR in
action number 2
of Create Event
for object árvore:
COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 1:
mapa=true
^
at position 5: Variable name expected.
Tópicos semelhantes
» Mini-mapa estilo War
» [TUTORIAL] Mover personagem pelo mapa desviando de objetos
» [MINI-TUTORIAL] Desenhando sprites/tilesets
» [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
» [TUTORIAL] Exemplo de Variáveis Globais em um mini jogo.
» [TUTORIAL] Mover personagem pelo mapa desviando de objetos
» [MINI-TUTORIAL] Desenhando sprites/tilesets
» [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
» [TUTORIAL] Exemplo de Variáveis Globais em um mini jogo.
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|