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sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
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sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
Pessoal, minha dúvida é assim:
Eu tenho um sprite com algumas sub imagens, eu quero adicionar esse sprite a um objeto, só que o seguinte, eu quero que por exemplo, boto 2 desse objeto na room, o primeiro com a sub imagem 0 e o outro com a 1 entenderam? Como fazer isso?
Eu tenho um sprite com algumas sub imagens, eu quero adicionar esse sprite a um objeto, só que o seguinte, eu quero que por exemplo, boto 2 desse objeto na room, o primeiro com a sub imagem 0 e o outro com a 1 entenderam? Como fazer isso?
Última edição por GALAXY GAMES em Sáb 26 Nov 2011, 17:13, editado 1 vez(es)
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Re: sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
No create você pode declarar assim:
Agora se vc quiser algo muito especifico, você pode criar variaveis exemplo:
no create
no step:
- Código:
image_speed=0
image_index=choose(1,2,3,4,5,6,7,8,9,10)
Agora se vc quiser algo muito especifico, você pode criar variaveis exemplo:
no create
- Código:
pertodealgo=0
no step:
- Código:
if pertodealgo=0
{
image_index=1
}
if pertodealgo=1
{
image_index=2
}
if pertodealgo=2
{
image_index=3
}
Re: sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
Não entendi, mas não é melhor fazer 2 sprites, uma começando no 0 e outra no 1? De qualquer forma, tente utilizar função image_index() no Evento Create.
1º Objeto: image_index(0) //Inicia na primeira sub-imagem, ou seja, 0
2º Objeto: image_index(1) //Inicia na segunda sub-imagem, ou seja, 1
Acredito que funcione! Tem que ser mega rápido para responder aqui...
1º Objeto: image_index(0) //Inicia na primeira sub-imagem, ou seja, 0
2º Objeto: image_index(1) //Inicia na segunda sub-imagem, ou seja, 1
Acredito que funcione!
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Re: sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
Eu coloquei uma imagem feita no paint para explicar melhor...
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Re: sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
Eu teria 2 formas de fazer isso, depende de como o jogo evolui.
1 - grave o número de objetos já criados no objeto que cria esses objetos (a cada vez que criar uma nova instância, some "1" a um contador). Depois, quando for criar, coloque "with(instance_create(etc)){image_index=valor_do_contador}".
2 - coloque, no create_event do objeto:
Cada um tem seus prós e contras. Se não entendeu alguma linha, posso comentar o código.
1 - grave o número de objetos já criados no objeto que cria esses objetos (a cada vez que criar uma nova instância, some "1" a um contador). Depois, quando for criar, coloque "with(instance_create(etc)){image_index=valor_do_contador}".
2 - coloque, no create_event do objeto:
- Código:
image_index = 0; image_speed = 0;
with(objetos_iguais){
if (image_index >= other.image_index){
other.image_index+=1;}}
Cada um tem seus prós e contras. Se não entendeu alguma linha, posso comentar o código.
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Re: sprites ir trocando de acordo com o número de objetos
Tente colocar isso no create:
- Código:
image_speed=0;
image_index=instance_number(objeto);
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