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Jogar com outro personagem
2 participantes
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Jogar com outro personagem
E ae galera tudo beleza^^, eu venho acompanhando as dicas do forum, muito massa, parabéns, tipo eu tinha começado um projeto de um jogo
ai parei, e agora to retomando denovo, ai eu quis inovar ele só que to
com uma dúvida que ta difícil. Tipo eu coloquei no jogo pra escolher entre
dois personagens para comecar o jogo, só que to encontrando uns problemas
chatos:
Eu coloquei na tela de seleção um objeto, declarando as variáveis x e y, e se
apertasse a tecla "A" a variável x tornaria-se verdadeira e iria mudar de room.
E na outra room eu coloquei um objeto assim:
if var_x=true instance_create(32,350,obj)view_object=true
Só que não cria o personagem no jogo e ainda a camera vai para o meio da fase. Já tentei de tudo, se puderem me dar uma mão fico grato.
Desculpem pelo tamanho do texto , é que quis deixar claro a dúvida.
ai parei, e agora to retomando denovo, ai eu quis inovar ele só que to
com uma dúvida que ta difícil. Tipo eu coloquei no jogo pra escolher entre
dois personagens para comecar o jogo, só que to encontrando uns problemas
chatos:
Eu coloquei na tela de seleção um objeto, declarando as variáveis x e y, e se
apertasse a tecla "A" a variável x tornaria-se verdadeira e iria mudar de room.
E na outra room eu coloquei um objeto assim:
if var_x=true instance_create(32,350,obj)view_object=true
Só que não cria o personagem no jogo e ainda a camera vai para o meio da fase. Já tentei de tudo, se puderem me dar uma mão fico grato.
Desculpem pelo tamanho do texto , é que quis deixar claro a dúvida.
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Jogar com outro personagem
Não sei se vc usou uma variável chamada x apenas para exemplo, mas tente reformular a programação usando a seguinte lógica:
Não use variáveis vagas: quando criar games com muitas variáveis, vai dar uma confusão... tente usar o seguinte algoritmo:
Crie uma variavel chamada jogador;
Quando a pessoa escolher o primeiro personagem, jogador=1, se escolher o segundo personagem, jogador=2... etc.
Quando iniciar a tela, use:
if jogador=1 instance_create(32,350,objeto_do_pers1)
else
instance_create(32,350,objeto_do_pers2)
Observação importante!!!
Caso esta variável (x ou jogador sei lá...) não esteja precedida para palavra "global." ela será local e funcionará apenas para o objeto que a criou...
Então, poderá fazer o seguinte:
cria uma variável global:
global.jogador=0;
Quando pressionar tal tecla muda essa variável para o personagem que quer escolher.
Quando iniciar o room, use o mesmo código de antes, mas com a variável começando com global.:
if global.jogador=1 instance_create(32,350,objeto_do_pers1)
else
instance_create(32,350,objeto_do_pers1)
Outra dica:
Se ambos os jogadores forem fazer as mesmas coisas, ou seja, só o sprite que será diferente, não crie diversos objetos (muito retrabalho e tamanho do arquivo final)
Apenas use um código para trocar o sprite do objeto.
Não use variáveis vagas: quando criar games com muitas variáveis, vai dar uma confusão... tente usar o seguinte algoritmo:
Crie uma variavel chamada jogador;
Quando a pessoa escolher o primeiro personagem, jogador=1, se escolher o segundo personagem, jogador=2... etc.
Quando iniciar a tela, use:
if jogador=1 instance_create(32,350,objeto_do_pers1)
else
instance_create(32,350,objeto_do_pers2)
Observação importante!!!
Caso esta variável (x ou jogador sei lá...) não esteja precedida para palavra "global." ela será local e funcionará apenas para o objeto que a criou...
Então, poderá fazer o seguinte:
cria uma variável global:
global.jogador=0;
Quando pressionar tal tecla muda essa variável para o personagem que quer escolher.
Quando iniciar o room, use o mesmo código de antes, mas com a variável começando com global.:
if global.jogador=1 instance_create(32,350,objeto_do_pers1)
else
instance_create(32,350,objeto_do_pers1)
Outra dica:
Se ambos os jogadores forem fazer as mesmas coisas, ou seja, só o sprite que será diferente, não crie diversos objetos (muito retrabalho e tamanho do arquivo final)
Apenas use um código para trocar o sprite do objeto.
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