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Modo de seleção [tópico fechado]

em Qui 24 Nov 2011, 22:30
E ai pessoal?

Oq eu quero fazer é assim: quando um objeto está selecionado ele muda de sprite, simples não?

Mas o problema está em que eu queria que ele mudasse para uma imagem que vai sobrepor a imagem do objeto somente na parte que não há transparecia, ou seja, essa imagem vai sobrepor qualquer imagem de qualquer tamanho mas somente onde está pintado.
Complicou não é?

Bom qualquer solução vale (sprite, texture, draw) desde ja agradeço e eu sei que a pergunta é complicada pelo menos pra mim Happy


Última edição por eubruno em Sex 25 Nov 2011, 12:17, editado 1 vez(es)
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Re: Modo de seleção [tópico fechado]

em Qui 24 Nov 2011, 22:48
Bem difícil. Mas tem uma coisa, como você quer que a imagem sobreponha só onde o alpha é 0? Se fosse pra pintar essa área, tudo bem. Mas uma sprite... Mas talvez você queira que a imagem sobreponha e seja diminuida (ou aumentada) até o tamanho da sprite.
Caso 1: Pintar a area.
É fácil fazer isso, só usar image_blend, ele automaticamente é o tamanho da sprite.
Código:
image_blend=c_red
Caso 2: Mudar o tamanho do sprite para a área.
Bem, você pode ir na config's da sprite que esta agora e mudar a bonding_box para Automatic. Aí você, no DRAW:
Código:
sx=sprite_get_bbox_left(spr)
sy=sprite_get_bbox_top(spr)
sw=sprite_get_bbox_right(spr)/sprite_get_width(spr)
sh=sprite_get_bbox_bottom(spr)/sprite_get_height(spr)
draw_sprite_ext(spr,0,sx,sy,sw,sh,0,c_white,1)
Talvez seja isto. Ou talvez nem funcione direito.
Até mais! cyclops
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Re: Modo de seleção [tópico fechado]

em Qui 24 Nov 2011, 23:01
Luiz nesse caso eu vou ter que declarar todas as sprites em que ele (o objeto selecionador) se encontra em cima?
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Re: Modo de seleção [tópico fechado]

em Sex 25 Nov 2011, 10:38
eubruno escreveu:eu queria que ele mudasse para uma imagem que vai sobrepor a imagem do objeto somente na parte que não há transparecia, ou seja, essa imagem vai sobrepor qualquer imagem de qualquer tamanho mas somente onde está pintado.

luiz_eldorado escreveu:Bem difícil. Mas tem uma coisa, como você quer que a imagem sobreponha só onde o alpha é 0?
Ou eu ou o luiz_eldorado entendemos errado. A meu ver, você tem uma base e que jogar uma imagem por cima, tipo pregar um adesivo na cara da sprite, como esses jogos de tunar carros. Se a sprite for totalmente branca, fica facílimo bem possível. Se quiser colocar uma bandeira por cima da outra, mantendo o que estiver por baixo, aí já complica.

Se eu entendi corretamente, o que você precisa é o seguinte:
1 - crie 2 surfaces, do tamanho da sprite
2 - numa surface, que será usada como uma faca, deixe ela toda branca exceto onde há a sprite
Código:
surface_set_target(faca);
draw_clear(c_white);
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite(sprite_original, 0, x, y); //ajuste os valores pra sprite encaixar direitinho
draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();
3 - na segunda surface, desenhe a sprite, depois desenhe o adesivo e, por fim, recorte as rebarbas usando a faca
Código:
surface_set_target(novaSprite)
draw_clear(c_white);
draw_sprite(sprite_original, 0, x, y); //ajuste os valores pra sprite encaixar direitinho
draw_sprite(decalque, 0, x, y); //ajuste os valores pra sprite encaixar direitinho
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(faca, 0, 0);
draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();
4 - crie uma sprite com essa última surface e corra pro abraço!

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Re: Modo de seleção [tópico fechado]

em Sex 25 Nov 2011, 11:21
Bem saim eu acredito que esse código vai me ajudar mas antes de apenas colocar os códigos no jogo e rodar pra ver oq acontece, eu vou dar uma olhada no seu tutorial de surfaces depois eu volto aqui pra ver se funciona.

EDIT: Bom eu ainda não consegui resolver essa parte mas como eu ainda não decidi como eu vou fazer essa parte especifica do meu jogo acho melhor trancar esse tópico e quem sabe, depois que a engine do meu jogo estiver pronta eu ressuscite ou crie um novo tópico (depende do que a moderação deixar Razz)

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