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Idéias para programar IA de amigo??
3 participantes
Página 1 de 1
Idéias para programar IA de amigo??
Eai pessoal belezinha?
Fazia um tempão que eu não aparecia por aqui! Vida corrida e talz, aliás senti muita saudade aqui do Fórum e do pessoal que eu conversava no começo do ano! O Markituh, Vivians, Fuzenrad, Sigiloso, Luiz100_Juizo, Godsil, Anderson3d, e todos os outros!
Mas, falatórios a parte, estou tentando programar um pouco meu ultimo projeto nas ultimas noites, o Planet Wars (veja o Tópico dele aqui), mas estou tendo vários problemas!
E como não tenho tempo pra procurar soluções e esquadrinahr códigos a procura de eventuais erros, vim aqui pedir uma orientação de vocês!
Bem, não peço engines e nem que me dêem códigos prontos, apenas idéias ou sugestões! Assim posso eu mesmo programar e tirar a ferrugem
Bom, para começar, estou precisando criar a IA da Nave da Fran novamente (vejam o tópico lá). O Sistema atual usa Collision Rectangle e Distance to Object para determinar se a Fran ataca ou esquiva das Naves Inimigas... Porém todas Naves Inimigas são controladas por o Parent "inimigo_parent", o que acaba gerando uma confusão na Nave da Fran, que por sua vez acabar se descontrolando e até indo de encontro com a morte às vezes...
Alguém tem alguma idéia mais eficiente pra eu programar a IA dela? Ou então uma forma mais organizada que não gere esses BUGs?
Vou postar aqui no Spoiler o Código Atual:
Bom é isso galera! Falei pra caramba, mas espero que possam me ajudar :3
Fazia um tempão que eu não aparecia por aqui! Vida corrida e talz, aliás senti muita saudade aqui do Fórum e do pessoal que eu conversava no começo do ano! O Markituh, Vivians, Fuzenrad, Sigiloso, Luiz100_Juizo, Godsil, Anderson3d, e todos os outros!
Mas, falatórios a parte, estou tentando programar um pouco meu ultimo projeto nas ultimas noites, o Planet Wars (veja o Tópico dele aqui), mas estou tendo vários problemas!
E como não tenho tempo pra procurar soluções e esquadrinahr códigos a procura de eventuais erros, vim aqui pedir uma orientação de vocês!
Bem, não peço engines e nem que me dêem códigos prontos, apenas idéias ou sugestões! Assim posso eu mesmo programar e tirar a ferrugem
Bom, para começar, estou precisando criar a IA da Nave da Fran novamente (vejam o tópico lá). O Sistema atual usa Collision Rectangle e Distance to Object para determinar se a Fran ataca ou esquiva das Naves Inimigas... Porém todas Naves Inimigas são controladas por o Parent "inimigo_parent", o que acaba gerando uma confusão na Nave da Fran, que por sua vez acabar se descontrolando e até indo de encontro com a morte às vezes...
Alguém tem alguma idéia mais eficiente pra eu programar a IA dela? Ou então uma forma mais organizada que não gere esses BUGs?
Vou postar aqui no Spoiler o Código Atual:
- Spoiler:
- Código:
//Ir até a Posição X do Inimigo para Acertá-lo.
if collision_rectangle(x-105,y,x+105,y-450,inimigo_parent,true,0)
{
if (inimigo_parent.x-10)>obj_fran.x{bt_right=true}else{bt_right=false}
if (inimigo_parent.x+10)<obj_fran.x{bt_left=true}else{bt_left=false}
}
//Fugir
if collision_rectangle(x-64,y,x+64,y-56,inimigo_parent,true,0)
{
if (inimigo_parent.x)<=obj_fran.x{bt_right=true}else{bt_right=false}
if (inimigo_parent.x)>=obj_fran.x{bt_left=true}else{bt_left=false}
}
Bom é isso galera! Falei pra caramba, mas espero que possam me ajudar :3
dharrison- Games Ranking :
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Data de inscrição : 04/02/2009
Reputação : 120
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x 0 x 9 x 0
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 1
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 2.0
- C#
Re: Idéias para programar IA de amigo??
Eai dharisson!
Vi que você está usando a função distance_to_object() para checar a distância do inimigo e executar as ações da Fran.
Ela deve estar se confundindo porque você está checando a distância do objeto, e não da instância mais próxima desse objeto.
Tente usar a função instance_nearest() para isso.
Espero ter lhe ajudado!
Até!
Vi que você está usando a função distance_to_object() para checar a distância do inimigo e executar as ações da Fran.
Ela deve estar se confundindo porque você está checando a distância do objeto, e não da instância mais próxima desse objeto.
Tente usar a função instance_nearest() para isso.
Espero ter lhe ajudado!
Até!
Re: Idéias para programar IA de amigo??
A idéia é ótima: armazene a instância que gerará as respostas da fran numa variável e responda a essa instância somente. Provavelmente o que está acontecendo é que a Fran está com um inimigo pertinho e "fugindo" de outro que está lá longe.Golpe Baixo escreveu:Tente usar a função instance_nearest() para isso.
PS: Sei que isso parece flood, mas eu tinha escrito bobagem, vi a bobagem e apaguei, deixando só a parte que não acrescenta muita coisa.
saim- Games Ranking :
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x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Idéias para programar IA de amigo??
Vou tentar hoje a noite talvez, se der tempo.
Mas se alguem souber outras formas, ou até criar os códigos de forma totalmente diferente, aceito sugestões :3
ae quando pegar pra mexer ja tento todas possibilidades
e obrigado ao Saim e ao Golpe Baixo xD
Mas se alguem souber outras formas, ou até criar os códigos de forma totalmente diferente, aceito sugestões :3
ae quando pegar pra mexer ja tento todas possibilidades
e obrigado ao Saim e ao Golpe Baixo xD
dharrison- Games Ranking :
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