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Breakout Angulo em Bounce

em Ter 22 Nov 2011, 00:45
Olá galera.
To tentando fazer um jogo estilo breakout, e queria saber, assim como em arkanoid um dos jogos de mesmo estilo, que se dependendo de onde a bola bate(no meio, ou nas pontas) da barra, a bola rebata em um angulo diferente.
No momento estou usando que quando a bola colidir com a barra aconteça um bounce(D&D).
Dessa maneira a bola rebate mas sempre no mesmo angulo.
Obrigado desde já.
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Re: Breakout Angulo em Bounce

em Ter 22 Nov 2011, 02:14
Centralize a sprite da barra e coloque um codigo onde seria mais ou menos assim:
Código:

se (bolaX > barraX)
   direção = direçãoDesejada;
senao // caso o bolaX seja menor que o barraX
   direção = direçãoDesejada;

Você tambem pode fazer o contole com uma var da seguinte maneira:
Código:

var lado;
lado = 0; // esquerda

se (lado == 0) // esquerda
   bola.direção = direçãoDesejada;
senao // direita
   bola.direção = direçãoDesejada;
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Re: Breakout Angulo em Bounce

em Ter 22 Nov 2011, 10:16
Depois de usar move_bounce, dê uma consertada no ângulo em função de onde a bolinha bateu. Na verdade, você vai comparar o centro da bolinha com o centro da barra e usar essa diferença no novo ângulo. Os centros podem ser só "x" se a origem for, bom, no centro da sprite, mas vou usar "cx" porque pode não ser assim.
Código:
direction+=(cx-barra.cx)/(constante*tamanho_da_barra)
Note que:
- quando a bola estiver á esquerda da barra, a direção vai aumentar
- quando a bola estiver á direita da barra, a direção vai diminuir
- se a bola estiver perfeitamente alinhada com a barra (colisão no centro), a direção não muda
- a constante é só pra não ocasionar uma mudança muito brusca na direção.
- o tamanho da barra foi levado em conta pra suavizar essas alterações no caso da barra esticar.
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Re: Breakout Angulo em Bounce

em Sab 11 Jul 2015, 19:47
No evento colisão com a bola do objeto batplayer (a barra) coloque:
Código:
with other
{direction=90+batplayer.x-x;
 }
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