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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
[duvida]Scripts
4 participantes
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[duvida]Scripts
Gente no meu Game Maker tem esse tal de scripts,para que ele serve ,é alguma coisa importante ou algo fundamental para se criar um jogo ?
Andrew3000- Data de inscrição : 18/11/2011
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Re: [duvida]Scripts
Os scripts são códigos que permitem a criação de diversas estruturas para o projeto. Eles utilizam uma linguagem padrão no GM que é chamada GML (Game Maker Linguage) e a partir deles que você monta sistemas para o que você anda realizando. Eles são extremamente importantes, pois sem eles não se pode criar as estruturas do sistema necessárias e também é algo fundamental para os projetos!
Até mais!
Até mais!
Ritton- Games Ranking :
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Re: [duvida]Scripts
Scripts são como funções em outras linguagens. Ou seja, suponha que você sempre use um código de gravidade em seus jogos, você pode criar um script para esse código de gravidade e sempre usa-lo em seus jogos facilmente sem ter que refazer toda vez. Exemplo:
Script Gravidade
Basta criar um novo script e colocar o código acima e de o nome de scr_gravidade, por exemplo.
Agora no evento STEP basta:
Flws!
Script Gravidade
- Código:
if (place_free(x, y + vspeed)
{
gravity = 0.4;
if (vspeed > 10) vspeed = 10;
} else
{
move_contact_solid(270, 10);
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
Basta criar um novo script e colocar o código acima e de o nome de scr_gravidade, por exemplo.
Agora no evento STEP basta:
- Código:
scr_gravidade();//executa o script
Flws!
Re: [duvida]Scripts
Então os scripts são como códigos ?
Andrew3000- Data de inscrição : 18/11/2011
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Re: [duvida]Scripts
Mais ou menos. São mais como funções que você mesmo faz. "Qual a diferença?" O uso de argumentos (arguments).
Você pode chamar um script e definir seus argumentos. Usando o exemplo do Vinians, você pode definir uma variável "velocidadeTerminal" e dar a ela um valor diferente pra cada objeto. Daí, você chama o script usando esse argumento:
Você pode chamar um script e definir seus argumentos. Usando o exemplo do Vinians, você pode definir uma variável "velocidadeTerminal" e dar a ela um valor diferente pra cada objeto. Daí, você chama o script usando esse argumento:
- Código:
vaiRapidão=30
vaiManso=5
scr_gravidade(vaiManso);//escolha o que usar dentro dos parênteses
- Código:
var velocidadeTerminal;
velocidadeTerminal=argument0; //No caso, argument0=vaiManso=5
//daí pra frente, tudo igualzinho:
if (place_free(x, y + vspeed)
{
gravity = 0.4;
if (vspeed > velocidadeTerminal) vspeed = velocidadeTerminal;
//ou usar, diretamente, "argument0"
} else
{
move_contact_solid(270, 10);
vspeed = 0;
gravity = 0;
}
saim- Games Ranking :
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