Trigger event - porque não funciona?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido Trigger event - porque não funciona?

Mensagem por saim em Qui 17 Nov 2011, 08:56

Estave lendo esse tutorial, do pedro, quando vi isso aqui:
luiz_eldorado escreveu:Ah, uma coisa boa também é que em vez de usar todas as condições no Step, usar os Triggers, pois eles não são verificados a cada Step, eles simplesmente são executados quando a condição for verdadeira. (corte)
Daí, pensei: fácil! Vou testar!
Abri o manual, vi que um trigger pode ser "ligado" dependendo das condições e que eu posso escrever que condições são essas, bastando usar um "return" nessa condição. O que entendi é que quando esse "return" for "true", o evento acontece.

Então tentei usar a seguinte condição (código alterado pra facilitar entendimento):
Código:
with (botão_de_upgrade){
   if (foi_criado_pelo_objeto_em_questão && mouse_check_button_pressed(mb_left) && instance_position(mouse_x, mouse_y, all)==id){
      return(true)
      }
   }
E nada aconteceu hora nenhuma. O que fiz errado?
Peço que quem saiba responder também explique nesse tópico, que tem umas respostas meio atravessadas, nesse outro, que está até bem respondido, mas o cara não entendeu a resposta e também nesse aqui que um tal de saim falou uma bobagem sem tamanho nele (os riscados estão trancados sem terem recebido resposta satisfatória...).

Lembro que não procuro soluções alternativas (até já estou usando uma), mas entender o que está errado na estrutura do código e como usar os triggers.

Última edição por saim em Sex 18 Nov 2011, 08:55, editado 1 vez(es)

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Resolvido Re: Trigger event - porque não funciona?

Mensagem por luiz_eldorado em Qui 17 Nov 2011, 20:37

Bem, acho que é porque você está tentando dar o return dentro do with. Ou seja, esta retornando para o tal "botao_de_upgrade". E tambem, aí depende, poruqe você colocou o with ali? Os trigger são locais, todas as vars funcionam normalmente. A não ser que você esteja usando em outro objeto, caso seja é melhor por isso no "botao_de_upgrade". Então ficaria mais ou menos assim:
Código:

if (foi_criado_pelo_objeto_em_questão && mouse_check_button_pressed(mb_left) && instance_position(mouse_x, mouse_y, all)==id){
      return(true)
      }
else {return(false)}

Esqueci de avisar, é bom por um else também.

Até mais!

luiz_eldorado

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 928
Notas recebidas : C
Reputação : 47
Prêmios

http://luizpontes.tk/

Mensagem por saim em Qui 17 Nov 2011, 21:01

Eu usei o with porque quero que o evento ocorra ao clicar no botão que a instância criou.
Passar o evento pra dentro do botão é a solução alternativa que estou usando. Mas, como disse, minha intenção com a pergunta é entender o uso do evento.
Tentei mudar o código para
Código:
var check;
check=false;
with(obj_towerMenuButtonUp){
    if (mouse_check_button_pressed(mb_left) && instance_position(mouse_x, mouse_y, all)==id && creator==other.id){
        check=true;
        }
    }
return(check);
Também não funcionou.

O que mudaria se eu usasse o "else return(false)"? A meu ver, só me interessa a situação em que se retorna "true". Não retornar nada pode acarretar algum problema?

saim

Prêmios

Mensagem por GameMakerTutoriais em Qui 17 Nov 2011, 22:02

Na realidade, as funções de mouse_check_button são todas globais, por isso não há necessidade de with nesse caso. Dessa forma, ficaria assim:

Código:
if (instance_position(mouse_x, mouse_y, all) = id) && botão_de_upgrade.foi_criado_pelo_objeto_em_questao = true) && mouse_check_button_pressed(mb_left) then return(true);

O fato dele comparar o retorno da instance_position com o próprio id já podemos deixar o with de lado (só nesse caso).

O que mudaria se eu usasse o "else return(false)"? A meu ver, só me interessa a situação em que se retorna "true". Não retornar nada pode acarretar algum problema?

Exatamente. Não faria diferença pois ele sempre retornará false até que a condição seja verdadeira.

O Trigger serve pra simplificar os eventos que seriam condicionados no Step, porém de forma mais organizada! Pra mim é o evento mais bem estruturado que tem. Por exemplo, ao invés de usar vários códigos no Step quando o jogador apertar espaço + enter (por exemplo), você apenas cria um Trigger com essa condição, daí quando o Trigger acontecer você pode usar até Drag 'n Drop ou chamar outros eventos dentro do Trigger.

Última edição por Ninja8086 em Qui 17 Nov 2011, 22:24, editado 1 vez(es)

GameMakerTutoriais

Número de Mensagens : 800
Reputação : 26
Prêmios

Mensagem por luiz_eldorado em Qui 17 Nov 2011, 22:06

Sabe, estive pensando, acho que não é necessário dar um with. Só usar o modo "objeto.var".

Código:
return(mouse_check_button_pressed(mb_left)
&& instance_position(mouse_x, mouse_y, all)==obj_towerMenuButtonUp
&& creator==obj_towerMenuButtonUp.id)

O problema é que, é difícil eu simular isto, pois eu teria que ter o seu jogo. Mas você tem que testar.

EDIT
Sobre a id, se você não viu, este evento Trigger está em outro objeto, por isso o with.

luiz_eldorado

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 928
Notas recebidas : C
Reputação : 47
Prêmios

http://luizpontes.tk/

Mensagem por saim em Qui 17 Nov 2011, 22:50

Achei o erro, moçada!
O problema era que usar "all" estava retornando uma instância de outro objeto. Substituir por obj_towerMenuButtonUp fez funcionar.

O "with" é necessário porque estou querendo saber se cliquei no botão. Dá pra fazer sem o with, mas é mais complicado. E o id dentro do with seria a id do botão mesmo, não do objeto que chama o trigger, justamente porque o mouse_check_button é global - eu precisava garantir que o mouse estava sobre o botão naquele momento.

Obrigado! Tópico resolvido!

saim

Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:50

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: