Últimos assuntos
» CR - Concurso Relâmpago!!
por Willy Ter 18 Jul 2017, 17:11

» 3D:como rodar a camara em horizontal?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 15:09

» [Resolvido] pode explicar a d3d_set_projection()?
por Cambalinho Ter 18 Jul 2017, 11:28

» Escrever a resposta certa muda de room
por PedroX Seg 17 Jul 2017, 21:46

» Nota de esclarecimento - GMBR voltou!
por Mentos e Coca-cola Seg 17 Jul 2017, 17:05

» [CR] Campo Minado
por Katerp Dom 16 Jul 2017, 23:09

» [CR] The Bazooka Cat
por Tedi Ripper Dom 16 Jul 2017, 23:01

» Como melhorar um protótipo(Design)
por lolandoplayer Dom 16 Jul 2017, 22:56

» Diminuir velocidade ao arrastar objeto
por LwysF Dom 16 Jul 2017, 17:33

» Ajuda para mecanismo do jogo
por Willy Dom 16 Jul 2017, 15:54

Estatísticas
Temos 12700 usuários registrados
O último usuário registrado atende pelo nome de Eduardo Gomes

Os nossos membros postaram um total de 220918 mensagens em 30411 assuntos

[Resolvido]Problema com fusão de angulos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Resolvido]Problema com fusão de angulos

Mensagem por Lap1994 em Ter 06 Jan 2009, 13:14

Então gente, dessa vez vou perguntar uma coisa invés de responder dum jeito q ngm intende XP
Eu tenho uma nave e um luizinha. A nave desenha uma luz vermelha apontando pra essa outra "luizinha" atraves duma var chamada "lightdir", uu seja, naum aponta pra luz aponta pra lightvar.
O proposito de lightvar seria mudar conforme a posição da "luizinha" mais proxima só q com movimentos mais suaves q mudar direto de posição.
Exemplo: Se tiver uma luizinha do lado oposto de lightdir, lightdir iria mudar de 15 em 15 graus até apontar pra luizinha inves de ir direto.

Screen:


O problema q eu percebi é q algumas vezes, sei lá pq, a luz vermelha muda de direção em uma velocidade muito maior q 15°/step. Algm poderia me ajudar a resolver esse problema? Claro, num podia falta o código né XP
Código:
var _dir;
_dir=point_direction(x,y,instance_nearest(x,y,Chaser_obj).x,instance_nearest(x,y,Chaser_obj).y)
lightdir= lightdir mod 360;
if _dir < lightdir
{
 if lightdir-_dir <= _dir+360-lightdir lightdir-=min(15,lightdir-_dir)
 else lightdir+=min(15,_dir+360-lightdir)
}
else if _dir-lightdir <= lightdir+360-_dir lightdir+=min(15,_dir-lightdir)
else lightdir-=min(15,lightdir+360-_dir)

Grato.
avatar
Lap1994

Data de inscrição : 20/11/2008
Número de Mensagens : 350
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://lap1994.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Problema com fusão de angulos

Mensagem por Kabeção em Ter 06 Jan 2009, 13:46

min(15,lightdir-_dir)

Imagino que com isso quanto maior a distancia de um angulo para o outro maior a velocidade.
Envez de usar min(15,lightdir-_dir) use apenas 15.

Código:
var _dir;
_dir=point_direction(x,y,instance_nearest(x,y,Chaser_obj).x,instance_nearest(x,y,Chaser_obj).y)
lightdir= lightdir mod 360;
if _dir < lightdir
{
 if lightdir-_dir <= _dir+360-lightdir lightdir-=15
 else lightdir+=15
}
else if _dir-lightdir <= lightdir+360-_dir lightdir+=15
else lightdir-=15
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Problema com fusão de angulos

Mensagem por Lap1994 em Ter 06 Jan 2009, 14:11

Errado :/ min(15,lightdir-_dir) signifca q se a differença entre lightdir e a direção a luizinha, _dir, for menor que quinze esse valor sera aplicado tornando lightdir equivalente a _dir.
Explicar dum jeito mais fácil: se lightdir = 15 e _dir = 8, do meu jeito o resultado seria: lightdir-= 15 - 8, lightdir = lightdir -(15 - 8 ), lightdir = 15 - (7), lightdir = 8 ou lightdir = _dir.
E do seu jeito seria:
lightdir -= 15, lightdir = lightdir - 15, lighdir = 15 - 15, lightdir = 0. No próximo step se _dir continuar o msm lightdir vai voltar para 15 e depois para 0 fazendo um zigzag.
Além do mais isso nem de longe concerta meu problema como me dá outro :/
avatar
Lap1994

Data de inscrição : 20/11/2008
Número de Mensagens : 350
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://lap1994.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Problema com fusão de angulos

Mensagem por Kabeção em Ter 06 Jan 2009, 17:24

Eu confundi mínino com media. Happy

Olha, fiz testes e realmente as vezes a direção ou envez de acrescentar 15 muda de uma vez para a direção do objeto proximo.
Isso ocorre porque a diferença de lightdir por _dir não muda quando troca de um objeto para o outro. Ou seja quando o objeto mais proximo troca e a diferença de lightdir por _dir continuar a mesma a lightdir muda para a direção do objeto mais proximo de uma vez.

Agora eu pensei em como resolver isso e não consegui.
Mas ta ai o porquê.
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Problema com fusão de angulos

Mensagem por Lap1994 em Ter 06 Jan 2009, 17:30

Interessante. Qndo percebi fiz um teste com um único Chaser_obj. O problema persiste msm com um único objeto. Parece q 180 de diferença é o problema, vou fazer + alguns testes pra ter um diagnostico exato

---

Problema resolvido Happy Demorei mas sakei o problema. ino no debug e checano as váriaveis eu percebi uma coisa q já devia ter percebido a muito tempo.
Código:
lightdir= lightdir mod 360;
Esse código proibi q lightdir passe de 360 pois senão o meu código daria problema. O q eu eskeci foi de um código amigo desse aew decima.
Código:
if lightdir < 0 lightdir+=360;
Esse código proibi q a direção seja negativa. Ela continua funcionando se for negativa ou maior q 360 mas dá problema com o código q eu fiz Happy

Bem, então é isso. Problema resolvido. Ah é. Qm quiser tirar uma laskinha do meu código dessa vez funcionando:
Código:

var _dir;
_dir=point_direction(x,y,instance_nearest(x,y,Chaser_obj).x,instance_nearest(x,y,Chaser_obj).y)
lightdir= lightdir mod 360;
if lightdir<0 lightdir+=360;
if _dir < lightdir
{
 if lightdir-_dir <= _dir+360-lightdir lightdir-=min(20,lightdir-_dir)
 else lightdir+=min(20,_dir+360-lightdir)
}
else if _dir-lightdir <= lightdir+360-_dir lightdir+=min(20,_dir-lightdir)
else lightdir-=min(20,lightdir+360-_dir)

Aew Kabeção! Fecha aki pra mim ;)

Edit by Froidz: Não faça mais posts duplos. ;)
avatar
Lap1994

Data de inscrição : 20/11/2008
Número de Mensagens : 350
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   :
   :
   :

Ver perfil do usuário http://lap1994.deviantart.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Resolvido]Problema com fusão de angulos

Mensagem por Kabeção em Ter 06 Jan 2009, 18:12

Não fechamos tópicos resolvidos para que outros possam perguntar sobre o assunto sem ter de criar outro tópico.
Mas o autor adicionar [Resolvido] ao título quando achar a resposta ajuda.

Código:
if lightdir < 0 lightdir+=360;
Não lembrei disso. Eu vi em um tutorial oficil da yoyogames que devesse evitar ao máximo trabalhar com angulos negativos.
avatar
Kabeção

Ranking : Sem avaliações
Data de inscrição : 08/06/2008
Número de Mensagens : 2314
Insígnias de JAM :

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Prêmios
   : 3
   : 0
   : 1

Ver perfil do usuário http://blackcapapps.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum