Passagem Que Se DesFaz...

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Passagem Que Se DesFaz...

Mensagem por GameOverZero em Ter 15 Nov 2011, 12:04

Olá,

Sou Novo Aqui No Fórum. Me Cadastrei Para Ver Se Alguém Podeira Me Fornecer Uma Ajuda. A Minha Dúvida É A Seguinte...

Estou Desenvolvendo Um Jogo Tipo PLATAFORMA, E Gostaria De Fazer Uma Ação Onde, Quando O Personagem PISAR (Incluindo Saltos Ou O Próprio Andar) Em Cima De Um Local, Esse Local Começa A Se DesFazer, Criando Aquela Situação De "Ponte Que Se DesFaz". Laughing

O.B.S.: Não Pretendo Usar Códigos, Se For Possível Forneça Ajuda Apenas Usando As Ferramentas Do Próprio GAME MAKER... Valeu?

Grato Desde Já.

GameOverZero

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Re: Passagem Que Se DesFaz...

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Ter 15 Nov 2011, 12:45

Eu te recomendaria usar códigos...
Mas vou te ensinar:

Com icones:
Tudo abaixo se aplica ao seu objeto que representa o chão.
1 - Crie um evento Create:
Vá na aba "Control" e no grupo "Variables" arraste o quadrado cinza escrito VAR.
Nele existem dois campos de texto. No campo "variable" escreva: "colisao"(Sem aspas), ja no campo "value" escreva "0"(...).
-Oque fizemos? Criamos uma variável que armazenará o valor que indicara se o player ja colidiu com o objeto, mas não programamos essa função a ela ainda Razz

2 - Crie um evento Step:
Vá na aba "Control" e no grupo "Questions" arraste o octágono com uma bola azul.
Nele existem três campos. Em "object" escolha o seu player, em x escreva "x" e em y escreva "y".
Na aba "Control" e no grupo "Variables" arraste o octágono escrito VAR. Nele em "variable" escreva "colisao" e em "value" escreva "0" e aperte ok.
Na aba "Control" e no grupo "Other" arraste o ícone que aponta para cima.
Na aba "Control" e no grupo "Variables" arraste o quadrado cinza escrito VAR.
Nele existem dois campos de texto. No campo "variable" escreva: "colisao"(Sem aspas), ja no campo "value" escreva "1".
Na aba "Control" e no grupo "Other" arraste o ícone que aponta para baixo.
-Oque fizemos? Programamos para que quando o player estiver colidindo com o objeto que representa o chão, a variável "colisao"=1.

3- Ainda no evento Step:
Vá na aba "Control" e no grupo "Questions" arraste o octágono com uma bola azul.
Nele existem três campos. Em "object" escolha o seu player, em x escreva "x" e em y escreva "y" e não se esqueça de marcar o NOT.
Na aba "Control" e no grupo "Variables" arraste o octágono escrito VAR. Nele em "variable" escreva "colisao" e em "value" escreva "1" e aperte ok.
Na aba "Control" e no grupo "Other" arraste o ícone que aponta para cima.
Na aba "Main1" e no grupo "Objects" arraste o quadrado com uma lixeira e clique ok.
Na aba "Control" e no grupo "Other" arraste o ícone que aponta para baixo.
-Oque fizemos? Se o player não está mais colidindo com o objeto e ja colidiu ele se destroi.
Em código:
No evento Create:
Código:
colisao=0
No Step:
Código:
if place_meeting(x,y,obj_player)
&& colisao=0
{
colisao=1
}
else
{
instance_destroy()
}
Em código é mais simples, já em icone pode ter alguma coisa errada na minha explicação porque fiz de cabeça.
AtÉ+

Luiz A. Oliveira

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Re: Passagem Que Se DesFaz...

Mensagem por GameOverZero em Ter 15 Nov 2011, 13:25

Valeu Pelas Explicações, Foram Bem Detalhadas... Mas Não Funcionaram... =(

No Tutorial Dos "Ícones", O Jogo Não Chegou A Entrar (FATAL ERROR).
No Tutorial Dos "Códigos", O Jogo Entrou, Mas A Ponte Que Era Para Se Destruir Somente Quando O Personagem A Tocasse, Se Destruiu Por Completa Quando A Room Começou...

Na Minha Visão, Eu Pensei Em Criar 2 Objetos "Chão" (O Que É Fixo (1), E O Que Se Destrói (2))... Então, Quando O Personagem Colidisse Com O (1), O Chão Se Tornaria O Objeto (2), Porém Quando Iniciei A Room, O Objeto (1) Só Funcionava Quando O Personagem Colidia Após Pulos, Se Ele Somente Andasse Por Cima, Não Acontecia Nada. E Quando Chegava Na Parte Do Objeto (2), Ele Iniciava A Auto-Destruição, Mas Ficava No Ciclo Da Ação (E Os Objetos Nunca Sumiam). =/

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Re: Passagem Que Se DesFaz...

Mensagem por Luiz A. Oliveira em Ter 15 Nov 2011, 13:31

Em códigos arrume isso:
Código:
if place_meeting(x,y,obj_player)
&& colisao=0
{
colisao=1
}
if !place_meeting(x,y,obj_player)
&& colisao=1
{
instance_destroy()
}

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Re: Passagem Que Se DesFaz...

Mensagem por GameOverZero em Ter 15 Nov 2011, 13:54

Foi Mal...

Nada Ainda... =/

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Re: Passagem Que Se DesFaz...

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