GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[DUVIDA]Trigger?

2 participantes

Ir para baixo

trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty [DUVIDA]Trigger?

Mensagem por Convidado Dom 06 Nov 2011, 20:37

Ja uso o Gm a bastante tempo e aida nao sei para que serve o evento Trigger, alguem poderia me falar a respeito, para que serve, como usar etc... Question Question Question

vlw Basketball


Última edição por RubensGM em Sex 18 Nov 2011, 13:51, editado 1 vez(es)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty Re: [DUVIDA]Trigger?

Mensagem por y_Tiago Dom 06 Nov 2011, 20:46

Trigger é um evento como o Create ou o Step, mas definido por você.
Tem uma estrutura assim:
Código:
{
return x>5 and x<10
}
Serve para você definir suas próprias condições de ativação para certo evento.
No exemplo acima, as actions (D&D ou codes) que você colocasse aconteceriam se o x fosse maior que 5 e menor que 10, se ele passar disso elas param de acontecer, ou seja, a trigger retorna false e os eventos não acontecem.
y_Tiago
y_Tiago

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios : trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty Re: [DUVIDA]Trigger?

Mensagem por Convidado Qua 16 Nov 2011, 19:11

vlw y_Tiago,
Mas Gostária de que alguem me explicasse essa parada melhor...
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty Re: [DUVIDA]Trigger?

Mensagem por saim Sex 18 Nov 2011, 08:54

Oi, RubensGM. Tive essa dúvida recentemente e esse tópico aqui foi um dos que eu achei na busca.
Acabei tendo que fazer meu próprio tópico, mas agora que foi resolvido, deixa eu te explicar o que é um "trigger event".

É o seguinte: cada evento do game maker acontece num momento específico. O step, acontece toda hora, o collision acontece quando há colisão, o draw, acontece o tempo todo também, o destroy acontece quando a instância é destruída, o alarm acontece quando o valor do alarm é zero, o... Deu pra entender, né?
Aí vem o saim e quer que aconteça um evento num momento que não foi previsto pelo Mark Overmars (o cara que criou o game maker). Eu quero que aconteça um evento na colisão com a porta, mas só se houver uma colisão com a chave, no mesmo momento. A solução-padrão é, na colisão com um dos dois, checar se place_meeting(x, y, o_outro) retorna true, o que funciona, está canonizado, tal, mas não é a única solução.
Nos triggers, você pode definir a condição que você quer que exista pro evento ocorrer. Então você coloca essa condição em forma de script e no final do script, um return. Se o script retornar "true", aliás, TODA VEZ que o script retornar "true", o evento acontece. A condição seria mais ou menos assim:
Código:
if (place_meeting(x, y, porta) && place_meeting(x, y, chave)){
   return(true)
   }
ou, simplesmente,
Código:
return(place_meeting(x, y, porta) && place_meeting(x, y, chave))
Daí, você adiciona o evento e coloca o que quiser nele. No caso de colisão com porta e chave ao mesmo tempo, você provavelmente vai querer abrir a porta ou mudar de room.

Supondo que você não queira definir a condição mas queira o evento assim mesmo, sabe-se lá porque (eu já fiz isso uma vez). Você ainda pode, dentro de outro evento, mandar executar o trigger com o event_execute(ev_trigger, número do trigger). Mas isso não é muito diferente de um script sem argumentos.

A grande vantagem do trigger é que você pode definir uma condição que vale pra vários objetos e, em cada objeto, executar uma ação diferente. No meu caso, o caso que gerou minha dúvida, eu clico num botão que vai dar upgrade na torre. Eu defino a condição do trigger pro momento de clicar no objeto botão-de-upgrade SE o objeto tiver sido criado pela torre. Ponho esse trigger pra todas as torres, igualzinho, MAS pra cada torre, uma ação diferente. Então um tipo de torre pode dar upgrade na cadência de tiro e outro tipo de torre dá upgrade no alcance dos tiros e outro tipo, na força de cada tiro. Tudo no mesmo evento, mas com ações diferentes. Nesse caso, a alternativa seria usar o evento do clique no objeto botão-de-upgrade, mas aí, como o objeto poderia saber qual ação aplicar? Ele teria que checar o object_index da id da torre que o criou, o que seria possível, mas ineficiente.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

trigger - [DUVIDA]Trigger? Empty Re: [DUVIDA]Trigger?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos