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Duvida Jogo Arcade

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Mensagem por Dark-Yes Seg 05 Jan 2009, 15:01

Iaew bele?


Tipo meu jogo na parte "ARACADE" o jogador vai ter que selecionar com qual personagem ele vai ter que fazer o "ARCADE",

Minha pergunta é a seguinte :
Quando o jogador selecionar o personagem, o personagem que ele escolheu se torne o "PLAYER" , e todos os outros que restaram virem "AI", como eu faço tudo isso?

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vlw's
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Duvida Jogo Arcade Empty Re: Duvida Jogo Arcade

Mensagem por Lap1994 Seg 05 Jan 2009, 15:07

Isso requer muito desenvolvimento. Primero vc ia ter q criar os personagens. Q seria objetos só com as sprites e os eventos comuns, tipo cair, tomar porrada, essas coisas. Depois vc ia ter q criar dois objetos, PLAYER e AI. Os dois controlariam os personagens atraveis de código.
Aew ficaria assim:
O PLAYER controlaria o personagem. O jogador aperta um botão, o PLAYER entende, faz seja lá o q tiver q fazer e manda pro personagem q ele tá controlano. O personagem verifica se é possivel e faz, ou não, alguma coisa.
O AI controlaria o outro personagem. A maquina faria seja lá o q for pra "jogar" tb. Tudo atraves de código q é bem + dificil de faze. Depois o AI manda suas decisões pro personagem e acontece a msm coisa q aconteceria se fosse o PLAYER.

A idéia é o seguinte, faça os personagens q seriam o "corpo". Player e AI seriam as "mentes" q controlariam o corpo. Cada um de seu modo. Infelizmente naum dá pra dar um exemplo mais concreto q um conceito, desculpe Sad
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Mensagem por Dark-Yes Seg 05 Jan 2009, 15:11

Um ta entendi.....


Mais tipo preciso de um "TUTORIAL"
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Duvida Jogo Arcade Empty Re: Duvida Jogo Arcade

Mensagem por Froidz Seg 05 Jan 2009, 15:15

Desculpe, mas agora o Lap1994 me confundiu oO'

Bom, há um modo mais simples.

Primeiro crie todos os personagens (não será necessário criar um para player e outro para inimigo, depois,
adicione um evento Create e crie a variável:

Código:
status=0

A variável "status" irá identificar se o objeto é um jogador (você) ou um inimigo (o próprio computador).

Agora, no menu de seleção de personagem.
Ao clicar em um personagem, adicione o código:

Código:
obj_player1.status=1

Isso fará com que o personagem selecionado (obj_player1) seja você, o resto, os inimigos com IA.

Bom, provavelmente você fará esse menu em outra room, então, no objeto que controla a seleção de personagem, deixe a opção "Persistent" marcada, e na hora de selecionar o personagem coloque:

Código:
if instance_exists(obj_player1) then {obj_player1.status=1}

Agora, vamos fazer com que o player seja você ou o inimigo.
Para isso, coloque isso em todas as ações:

Código:
//Caso for ações de IA
if status=0 then
{
//código aqui
}

//Caso for ações do jogador
if status=1 then
{
//código aqui
}

Espero que tenha entendido, a lógica é simples.
Valeu! o/
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Mensagem por Dark-Yes Seg 05 Jan 2009, 17:05

e como eu faço para no menu de seleção de personagem ele clicar no obj_AVATAR(do personagem selecionado) e aparecer o personagem selecionado na room em uma certa posição?
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Duvida Jogo Arcade Empty Re: Duvida Jogo Arcade

Mensagem por Lap1994 Seg 05 Jan 2009, 17:20

Cria uma váriavel global pra isso ou um objeto permanente q vai aparecer, criar os carinhas e ficar lá como controlador.
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Duvida Jogo Arcade Empty Re: Duvida Jogo Arcade

Mensagem por Froidz Seg 05 Jan 2009, 17:56

Pelo visto, ele é iniciante, Lap1994.
Então, uma explicação mais detalhada o ajudaria muito Happy

Então cara,
crie uma variável chamada "global.select_player" e adicione no evento Create
do objeto que controla o menu:

Código:
global.select_player=0 //Nenhum player selecionado

Agora na hora de selecionar o jogador, muda o valor dessa variável de
acordo com o personagem selecionado.

Por exemplo:

Código:
//Caso selecionar o personagem1:
global.select_player=1

//Caso selecionar o personagem2:
global.select_player=2

//E assim respectivamente...

Na room do jogo, você cria um objeto chamado "obj_CriaPlayers",
no evento step dele coloque:

Código:
if global.select_player=1 then {instance_create(x,y,obj_player1) global.select_player=0}
if global.select_player=2 then {instance_create(x,y,obj_player2) global.select_player=0}
if global.select_player=3 then {instance_create(x,y,obj_player3) global.select_player=0}


O código acima é simples, ele apenas cria o player de acordo com a variável global.select_player, por exemplo, caso a variável global.select_player for 1 cria o player 1, se for 2, cria o player 2, e volta a variável à 0 para que só seja criado um objeto.

Espero que tenha entendido.
Valeu! o/
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