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gente meu movimento ta tudo torto porq

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gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 22:05

ele ta andando torto...
alias nem sai do lugar so quando pula ai ele anda mas quando chega no chão ele anda torto
ao inves de andar pra direita ele anda pra esquerda e pra direita é esquerda
tipo moonwalker do michael jackson Laughing

mas por favor me ajudem olha outra dica é q eu usei esse tuto http://gmbr.forumeiros.com/t16270-tuto-a-melhor-movimentacao-em-plataforma-com-sprites

veem se ele esta errado ou se ñ tiver me expliquem oq devo fazer? :cry:
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 22:12

no step coloca
Código:
if(keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x-5,y)){  // troca a tecla que voce quer
x-=5 // troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
}

if(keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x+5,y)){// troca a tecla que voce quer
x+=5// troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
}


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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 22:17

ñ deu agora ele fico com a sprite parada,e andando e tbm ñ esta puando
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 22:21

step
Código:

if(place_free(x,y+1)){
gravity = 0.50
}if(keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x-5,y)){  // troca a tecla que voce quer
x-=5 // troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index = //troca pelo o nome da sprite_dele andando para a direita
image_xscale =1
}

if(keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x+5,y)){// troca a tecla que voce quer
x+=5// troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index = //troca pelo o nome da sprite_dele andando para a direita
image_xscale =-1
}
if(keyboard_check_pressed(vk_up)){
y-=15
}
se voce tem doas sprite dele virado para um lado para o outro utiliza esse codigo aqui

step
Código:


if(place_free(x,y+1)){
gravity = 0.50
}
if(keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x-5,y)){  // troca a tecla que voce quer
x-=5 // troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index = //coloca o nome da sprite_dele andando para a direita
}

if(keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x+5,y)){// troca a tecla que voce quer
x+=5// troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index = //coloca  o nome da sprite_dele andando para a esquerda
}
if(keyboard_check_pressed(vk_up)){
y-=15
}


Última edição por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 22:54, editado 1 vez(es)

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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 22:26

qual dos 2 codigos? :|
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 22:31

ele da esse erro:


FATAL ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_parado(3:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 14:
if(keyboard_check_press(vk_up)){
^
at position 5: Unknown function or script: keyboard_check_press

porq? me explica
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 22:33

pora caso antes de por esses codigos eu teria q configurar a keyboard primeiro?
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 22:55

esse codigo ja ta configurando o codigo de cima la é caso voce so tem a sprite virado para a direita ai voce coloca ele
e o outro é se voce tem ele virado para os dois lado ai voce coloca
hm eu editei arrumei os codigo la os dois estão funcionando agora

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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 23:01

agora pioro
quando aperto a tecla ele ja sai na disparada sem parar

por favor me ajudem ainda ñ sai dessa aula de movimento
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 23:05

estou editando no game maker assim qeu tiver pronto vou disponibilizar o codigo

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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por Limalokão em Sex 04 Nov 2011, 23:14

Tem que dar espaço entre if e (

EDIT

MUITO CUIDADO COM O POST DUPLO E TRIPLO TAMBÉM AMIGO! ;D
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 23:20

vlw por me lembrar soul q posts duplo
mas sua resposta do if e ( ñ funciono

e muito obrigado "tecnologiaesites" por ta me ajudando assim agradeço muito
nem se der errado agradeço mesmo assim
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por Limalokão em Sex 04 Nov 2011, 23:31

Vou fazer uma engine daquele meu tuto pra você! E posto la no tuto mesmo! Flws
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 23:38

no create
Código:
pulando = false
no step
Código:
if(place_free(hspeed,y+1)){
gravity = 0.50
}
if(keyboard_check(vk_left)) && (place_free(hspeed-5,y)){  // troca a tecla que voce quer
hspeed=-5 // troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index =  // coloca o nome da sprite dele virado para a direita
image_xscale =-1
}

if(keyboard_check(vk_right)) && (place_free(hspeed+5,y)){// troca a tecla que voce quer
hspeed=+5// troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele virado para a direita
image_xscale =1}

if(keyboard_check(vk_left)) && pulando = true{  // troca a tecla que voce quer
hspeed=-5 // troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele pulando para a direita
image_xscale =-1
}

if(keyboard_check(vk_right)) && pulando = true{// troca a tecla que voce quer
hspeed=+5// troca o 5  pela a velocidade se voce alterar a velocidade troca no place_free o 5 la tambem
sprite_index= // coloca o nome da sprite dele pulando para a direita
image_xscale =1
}



if(keyboard_check_pressed(vk_up)){
y-=65
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele pulando para a direita
}
if(keyboard_check_released(vk_left)){
sprite_index = sprite0 // se tiver a sprite dele parado para a direita coloca ai se não deleta essa linha
hspeed=0
image_xscale =-1
}

if(keyboard_check_released(vk_right)){
sprite_index = sprite0 // se tiver a sprite dele parado para a direita coloca ai se não deleta essa linha
hspeed=0
image_xscale =1
}
na colisao com o chao
Código:
move_contact_solid(direction,12)
vspeed = 0

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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sex 04 Nov 2011, 23:46

ñ deu,agora é so aperta qualquer tecla e ele desaparece
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por Fireheaddew em Sex 04 Nov 2011, 23:47

Eita, códigos bagunçado.
Montei um aqui:
No create:
Código:
//variaveis de direção
cim=0
bai=0
esq=0
dir=0
No Step:
Código:
//movimentação
if keyboard_check(vk_left){if place_free(x-4,y){sprite_index=spr_player_anda_esq;image_speed=0.5;x-=4;esq=1;dir=0;cim=0;bai=0;}}
if keyboard_check(vk_right){if place_free(x+4,y){sprite_index=spr_player_anda_dir;image_speed=0.5;x+=4;esq=0;dir=1;cim=0;bai=0;}}
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=spr_player_olha_cima;image_speed=0.5;esq=0;dir=0;cim=1;bai=0;}
if keyboard_check(vk_down){sprite_index=spr_player_olha_baixo;image_speed=0.5;esq=0;dir=0;cim=0;bai=1;}
//pulo
if keyboard_check(vk_shift){if place_meeting(x,y+1,obj_block){vspeed=-10}}
Não precisa ficar comenta onde trocar isso e aquilo, veja que só comentei antes a função daquele código.
====Explicando====
//variaveis de direção
cim=0
bai=0
esq=0
dir=0
As variáveis de direção são praticamente indispensáveis. Ao apertar uma tecla, elas deverão ser mudadas de acordo com a direção que a tecla representa, como farei abaixo.---
//movimentação
if keyboard_check(vk_left){if place_free(x-4,y){sprite_index=spr_player_anda_esq;image_speed=0.5;x-=4;esq=1;dir=0;cim=0;bai=0;}}
if keyboard_check(vk_right){if place_free(x+4,y){sprite_index=spr_player_anda_dir;image_speed=0.5;x+=4;esq=0;dir=1;cim=0;bai=0;}}
Ele simplesmente verifica(ou checa) se o jogador está apertando a tecla da seta direcional esquerda. Se sim, verifica se há espaço na esquerda e move o personagem para aquela direção, mudando o sprite e uma variável. O mesmo faço com a tecla direita, porém invertendo tudo.---
if keyboard_check(vk_up){sprite_index=spr_player_olha_cima;image_speed=0.5;esq=0;dir=0;cim=1;bai=0;}
if keyboard_check(vk_down){sprite_index=spr_player_olha_baixo;image_speed=0.5;esq=0;dir=0;cim=0;bai=1;}
As teclas cima e baixo não movimentam, apenas fazem o personagem olhar(caso não queira pode retirar). É útil em jogos em que se deve atirar.--
//pulo
if keyboard_check(vk_shift){if place_meeting(x,y+1,obj_block){vspeed=-10}}
Por fim temos shift, que vai fazer pular.---
Espero ter ajudado! flw
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 23:51

cara eu testei no meu então deve ser que voce ta colocando dois codigo quais igual esse e da isso ai

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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por Limalokão em Sex 04 Nov 2011, 23:52

Pronto amigo arrumei o tuto, tinha um image_xscale=-1 atrapalhando! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Foi mal mesmo cara! Rolling Eyes
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sab 05 Nov 2011, 11:41

ele anda normal "fireheaddew" obrigado vc conseguiu! mas agora o problema é q quando ele ta parado ao inves de aparecer o sprite dele parado mostra o correndo

me ajuda a muda isso
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Re: gente meu movimento ta tudo torto porq

Mensagem por eliton perera em Sab 05 Nov 2011, 12:41

gente muito obrigado vcs todos por te ficado seus tempo aki me ajudando a concerta meu erro vlw mesmo de coração mas peguei uma engine e consigui arrumar meu problema Feliz Fight!

podem trancar o topico=resolvido

@EDIT por Grotle
Não é permitido fazer post duplo leia as regras do fórum, tome mais cuidado ao postar.
Usuário alertado.
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