deletando o path errado

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deletando o path errado

Mensagem por saim em Sex 04 Nov 2011, 00:40

Eu tenho um inimigo que anda num path ("Path"). Ele desenha esse path. O draw event dele é só desenhar o path e a sprite:

Código:
draw_path(Path, x, y, 1);
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);

Eu tenho um objeto que cria objetos-torre. Ao criar a torre, ele faz todos os inimigos procurarem um novo path ("newPath").

Se a torre bloqueia o caminho, impedindo ele de chegar ao objetivo, a torre é deletada e o velho path se mantém (ou DEVERIA

se manter). Só que, assim que eu crio a torre, aparece um erro, dizendo que estou tentando desenhar um path inexistente. O

código que estou usando pra criar a torre é esse aqui:
Código:
var posX, posY;
posX = (mouse_x div gridH) * gridH; posY = (mouse_y div gridV) * gridV;
if (!place_meeting(posX, posY, obj_wallParent) && credits>=price[towerKind]){ // tem espaço e grana
    var newTower, goOn;
    goOn = true; //essa variável var verificará se o path foi possível
    newTower = instance_create(posX, posY, tower[towerKind]); // cria a torre
    with (obj_pathMakers){ // "obj_pathMakers" é parent de spawners e walkers
        newPath = pathFind(room_width/32, (room_height-(room_height-obj_controler.hudY))/32, 32, 32, obj_goal, obj_wall);

// cia um novo path.
        if (newPath == false){        // se QUALQUER objeto ficou bloqueado
            goOn = false;            //garante que não continuará
            show_debug_message(string(id));
            break;
            }
        }
    if (goOn==true){ // se NENHUM objeto ficou bloqueado
        show_debug_message("deu");
        with (obj_pathMakers){ // pra cada inimigo
            path_delete(Path); //deleta o velho path
            Path = newPath;    // passa a andar no novo path
            if (object_index!=obj_spawner){ //se não é estático
                path_start(Path, 3, 0, 1);  //começa a andar
                }
            newPath=false; //reseta a variável
            }
        credits-=price[towerKind]; // paga o preço
        price[towerKind]=ceil(price[towerKind]*tax); // aumenta o preço
        }
        else { // se não foi possível criar todos os paths
            show_debug_message("num deu");
            with (newTower){        // deleta a torre
                instance_destroy();
                }
            with (obj_pathMakers){        // para todos os spawners e walkers
                if (newPath!=false){ // verifica se o path foi criado
                    path_delete(newPath);  // se foi, deleta
                    }
                }
            instance_create(posX, posY, obj_showBlocked); //cria um objeto com o texto "aqui não pode"
            }
    }

Eu gostaria de saber porque deleto um path que não era pra ser desenhado e o jogo tenta desenhar o que eu deletei.
Curiosidade: se eu tiro o "break" do código, lá pra linha 12, + ou -, (ou seja, continuo tentando criar paths pra todas as instâncias, mesmo sabendo que eles serão descartados no final), o código funciona!

Caso você esteja se perguntando:
"pathFind" é um script meu que calcula e retorna o path de um ponto a outro (caso não tenha ficado claro) e, se o path for impossível, ele retorna "false"

saim

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