GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

5 participantes

Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 20:20

Como faço para um objeto seguir a instancia mais proxima, SEM USAR direct point e nem instance nearest, ou seja, como faço isto sem usar funções prontas?

A minha pergunta se refere apenas em o objeto saber escolher a instancia mais proxima, pois fazer seguir um objeto sem usar funções é facil.


Última edição por Da Galáxia em Qui 03 Nov 2011, 22:27, editado 1 vez(es)
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Carlos Mahnke Qui 03 Nov 2011, 20:23

Calcule matematicamente a distância entre objetos com o teorema de Pitágoras.
avatar
Carlos Mahnke

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : A+B (não colocar conceito)
Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 202
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por saim Qui 03 Nov 2011, 20:32

Com isso que o carlos falou, coloque os objetos num map. O primeiro key do map será o mais próximo.
Pra seguir, divida dy por dx, ache o arco-tangente do resultado (usando arctan2) e terá a direção. Talvez ainda precise converter de radianos pra graus. Se for, multiplique por 360/(2*pi())
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 20:42

Os inimigos são criados randomicamente, então eu não sei se a instancia 0 é a mais perto, hora pode ser hora não. Na realidade é um jogo que estou fazendo em C++, só que os foruns especializados são muito parados, por isso estou perguntando aqui.

Veja bem, quando tenho 1 inimigo é facil fazer o missil segui-lo, quando rtenho varios e eu crio uma distancia tipo 100, realmente o missil vai na direção da atual instancia que esta a menos de 100 pixels dele, quando eu aumento esta distancia para abranger tudo, acontece de mais de uma instancia estar confirmando a condição. O algoritmo terá que calcular a instancia mais proxima dele independentemente se esta instancia é a 0 ou a 5 ou a 3, pois como falei, os objetos (instancias dos inimigos) são criadas randomicamente por toda a tela. Obrigado.
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por vinians Qui 03 Nov 2011, 20:49

Ok, primeiro verifique o objeto mais proximo:
Evento STEP:
Código:

var the_id, d, dmin;
//achar instancia menor
dmin = 10000000;
the_id = noone;
with (all)
{
      d = sqrt((x - other.x) ^ 2  + (y - other.y) ^ 2);
      if (d < dmin) and (id <> other.id)
      {
          dmin = d;
          the_id = id;
      }
}
//Segue ?
if (the_id != noone)
{
    if (x < the_id.x) x += 2 else x -= 2;
    if (y < the_id.y) y += 2 else y -= 2;
}

Testa ai amigao, estou sem GM aqui neste terminal.
flws
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por saim Qui 03 Nov 2011, 20:52

distâncias -> pitágoras
menor distância -> ds_map (se c++ tiver data structures)

Acho que você deveria é comparar a distância só da nova instância com a da instância que está sendo seguida. Seria mais rápido.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por PedroX Qui 03 Nov 2011, 20:53

Para calcular a distância entre dois pontos, sendo eles (x1, y1) e (x2, y2):
Código:
distancia=sqrt(sqr(x1-x2)+sqr(y1-y2));
Onde sqrt é a raiz. A função sqr é o mesmo que elevar a 2.

Para calcular a direção entre dois pontos:
Código:
tan_deg=(y2-y1)/(x2-x1);
tan_rad=degtorad(tan_deg);
ang_rad=arctan(tan_rad);
ang_deg=radtodeg(ang_rad);

Assim já é possivel você fazer algo.

Mais informações:
https://gmbr.forumeiros.com/t17425-scriptscripts-matematicos

Editado - Como já disseram, tem que ser rápido para postar aqui...
Mesmo assim, os outros códigos estão melhores (gostei da solução do Vinians).

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 21:14

Olá Vinians, eu tb estou sem o game maker. Como eu disse na minha ultima postagem, estou fazendo para C++, para ser mais exato, C++/Allegro, eu poderia adaptar esse seu code, o problema nele, em relação ao C++ é este atributo "id" e nem me lembro o que é o "noone". Vc conseguiria adaptar o code para C++ ou C. Obrigado.
Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Carlos Mahnke Qui 03 Nov 2011, 21:20

Se não muito me engano o noone é "nulo".
avatar
Carlos Mahnke

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : A+B (não colocar conceito)
Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 202
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por vinians Qui 03 Nov 2011, 21:35

Ai vai um codigo gererico em C, basta vc adaptar:
Código:

#include <math.h>
#define MAX  100
//supondo este tipo
typedef struct tag
{
   double x;
   double y;
   char visible;
   //etc
} Instance;
//Um vetor de objetos
Instance obj[MAX];


//Funcao STEP gererica
int step()
{
   double dmin, d;
   int pos = -1;
   int i;
   dmin = 10000000;
   //Pesquisa no vetor
   //supondo obj[0] seja o player
   for (i = 1; i < MAX; i ++)
   {
       d = sqrt(pow(obj[0].x - obj[i].x, 2)  + pow(obj[0].y - obj[i].y, 2));
         if (d < dmin)
       {
             dmin = d;
            pos = i;
         }
   }
   //se achou algum segue
   if (pos != -1)
   {
     if (obj[0].x < obj[pos].x)
         obj[0].x += 2;
      else
         obj[0].x -= 2;
       if (obj[0].y < obj[pos].y)
          obj[0].y += 2;
      else
         obj[0].y -= 2;
   }
}
Nesse codigo vc chama a funcao STEP para fazer a peseguicao.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Da Galáxia Qui 03 Nov 2011, 22:40

OBRIGADO À TODOS. Isso que é um forum viu! Vim aqui perguntar de forma generica, até falar que eu precisava pra C++, em foruns especializados são dias pra trocar ideia, aqui ocorreu totalmente o contrário, na hora que eu postava vinha uma mensagem dizendo que tinha postagem junto a minha. OBRIGADO A TODOS

VINIANS adaptei o codigo aqui, bati um pouco cabeça, pois minhas instancias estão em uma matriz, agora que funcionou vou otimizar o codigo e usarei ponteiros, VLW.

Da Galáxia
Da Galáxia

Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios : [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera Empty Re: [RESOLVIDO]Essa pergunta é pra quem é fera

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos