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William Lima

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como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Qui 03 Nov 2011, 15:11
e ai galera, sou novo aqui
bom, ja fiz meu jogo inteiro só falta botar agora os sons de fundo, mais nada,
quero saber como eu boto umas 5 musicas diferente pra tocar, e quando acaba uma, começa a outra.
e tambem como fazer pra quando aperta um tal botão (por exemplo o W), passar pra proxima musica da lista, e quando apertar denovo passa pra outra e quando acabar a ultima musica, recomeça a primeira e assim infinitamente
e tambem um outro botão (por exemplo o Q) pra deixar tudo mudo, apertando denovo, ele da o play denovo
se alguem souber me ajudar fico muito agradecido
valeu.
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Qui 03 Nov 2011, 15:19
use este código .

no create_event :
Código:
max_sound=5 //máximo de sons
sound=0 //som inicial
return_main=true //uma pequena configuração caso queira ou não voltar ao som inicial ao pausar tudo. Defina como verdadeiro(true) ou falso (false) .
snd[0]=meu_som_1 //som 1 da lista
snd[1]=meu_som_2 //som 2 da lista
snd[2]=meu_som_3 //som 3 da lista
snd[3]=meu_som_4 //som 4 da lista
snd[4]=meu_som_5 //som 5 da lista
///////////////////////////////////////////////////////////////////
//para adicionar mais algum som,almente o limite do max_sounds é crie uma nova array com esta configuração :
//.....
//snd[numero]=meu_som
///////////////////////////////////////////////


max_sound-=1 //Apenas para evitar bugs


no evento de pressionamento de W :
Código:
if(sound>max_sound) { //verifica se excedeu o limite de umeros,evita bugs tbm xD
sound=0 //som volta ao primeiro ao acabar
} else {
sound+=1 //passa para a próxima música
}
sound_stop_all(); //pausa todos os sons
sound_play(snd[sound]); //toca o próximo som
exit //termina xD

no evento de pressionamento de S caso queira um jeito de voltar um som :
Código:
if(sound<0) { //verifica se excedeu o limite de umeros,evita bugs tbm xD
sound=0 //som volta ao primeiro ao acabar
} else {
sound-=1 //passa para a próxima música
}
sound_stop_all(); //pausa todos os sons
sound_play(snd[sound]); //toca o próximo som
exit //termina xD

Pronto !
Já fez o player.
Caso queira o o inverso,mude o sinal de + para - .

Para parar tudo coloque no evento de pressionamento de Q :
Código:
sound_stop_all(); //pausa tudo
//se quiser q não volte ao começo defina no create ou simplesmente apague esta próxima linha .
if(return_main)sound=0;
exit


espero que tenha ajudado .Qualquer dúvida,me falas lol!


Última edição por TRFN em Sex 04 Nov 2011, 12:34, editado 1 vez(es)
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Qui 03 Nov 2011, 21:22
po cara n deu certo ainda
quando eu dou o play pra testar, começa o jogo e n toca nenhuma musica
e quando eu aperto o W aparece esse erro:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Keyboard Event for W-key Key
for object SoundController:

Error in code at line 1:
if(sound>max_sound) { //verifica se excedeu o limite de umeros,evita bugs tbm xD
^
at position 10: Unknown variable max_sound
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Qui 03 Nov 2011, 21:27
O erro indica que não existe uma variável chamada max_sound.

Veja se vc não copiou o código esquecendo-se de fazer as devidas alterações pra se adequar a seu projeto.
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Qui 03 Nov 2011, 21:39
poise, mas nesse mesmo objeto no create event ta um codigo, e bem na primeira linha ta dizendo q o max_sound=5
ta tudo igual ali como o cara me disse n fiz nenhuma alteração, a não ser mudar os nomes das musicas obviamente
a unica coisa q eu adicionei no create tambem foi:
sound_play(snd[sound]);
pra começar a tocar, pq n tava começando
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Qui 03 Nov 2011, 23:54
tenho muito problema com esses codigos
eu tento mexer com isso mas no final nunca da certo
ele n tava achando aquele "max_sound" entao eu fui no proprio objeto e botei uma ação de "Set variable max_sound to 0", sem codigo, e agora ele ta reconhecendo
mas agora da o mesmo erro tentando achar o "snd" q são as variaveis dos sons
se alguem souber o que eu to fazendo de errado me diga
a unica coisa q eu adicionei foi esses codigo
Step event
Código:

if(!sound_isplaying(snd[sound]))
{
  if(sound<max_sound){
  sound+=1;}
  else
  {sound=0; sound_play(snd[sound])};
};
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Sex 04 Nov 2011, 11:55
bem,na verdade errei ao digitar.Tente agora com estes códigos :

no create_event :
Código:
max_sound=5 //máximo de sons
sound=0 //som inicial
return_main=true //uma pequena configuração caso queira ou não voltar ao som inicial ao pausar tudo. Defina como verdadeiro(true) ou falso (false) .
snd[0]=meu_som_1 //som 1 da lista
snd[1]=meu_som_2 //som 2 da lista
snd[2]=meu_som_3 //som 3 da lista
snd[3]=meu_som_4 //som 4 da lista
snd[4]=meu_som_5 //som 5 da lista
///////////////////////////////////////////////////////////////////
//para adicionar mais algum som,almente o limite do max_sounds é crie uma nova array com esta configuração :
//.....
//snd[numero]=meu_som
///////////////////////////////////////////////


max_sound-=1 //Apenas para evitar bugs


no evento de pressionamento de W :
Código:
if(sound>max_sound) { //verifica se excedeu o limite de numeros,evita bugs tbm xD
sound=0 //som volta ao primeiro ao acabar
} else {
sound+=1 //passa para a próxima música
}
sound_stop_all(); //pausa todos os sons
sound_play(snd[sound]); //toca o próximo som
exit //termina xD

no evento de pressionamento de S caso queira um jeito de voltar um som :
Código:
if(sound<0) { //verifica se excedeu o limite de umeros,evita bugs tbm xD
sound=0 //som volta ao primeiro ao acabar
} else {
sound-=1 //passa para a próxima música
}
sound_stop_all(); //pausa todos os sons
sound_play(snd[sound]); //toca o próximo som
exit //termina xD

Pronto !
Já fez o player.
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Para parar tudo coloque no evento de pressionamento de Q :
Código:
sound_stop_all(); //pausa tudo
//se quiser q não volte ao começo defina no create ou simplesmente apague esta próxima linha .
if(return_main)sound=0;
exit


Agora sim vai funcionar Happy
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Dom 06 Nov 2011, 18:19
po cara
ainda n deu certo
coloquei tudo o que voce falou, menos o evento do 'S'
quando eu começo o jogo, nenhuma musica comaça a tocar [o que eu quero q seja o contrario]
ai eu aperto o W, e começa a tocar uma das musicas, mas sempre q eu aperto pela seugnda vez, dá um erro
dai eu aperto denovo, toca, outra musica, ou a mesma, bem aleatorio, e se eu aperto denovo ele da o mesmo erro, cada vez q eu aperto 2 vezes da o erro
esse é o erro:
Código:
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Keyboard Event for W-key Key
for object SoundController:

Error in code at line 7:
  sound_play(snd[sound]); //toca o próximo som
              ^
at position 13: Unknown variable snd or array index out of bounds
talvez n tenha q botar um event step?
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Dom 06 Nov 2011, 18:26
O erro indica que o vetor "snd" é desconhecido ou o índice (neste caso o número da faixa, pelo que entendi) solicitado não existe.
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Re: como fazer botôes de 'proxima musica' e 'mudo'?

em Dom 06 Nov 2011, 21:33
poisé, eu entendi
o problema é q todos os 'snd' estão sendo especificados certinhos
e o numero de cada no '[ ]' tambem
por isso nunca me dei bem com esses codigos :/
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